Kalani Konig e Sofia Godoy, rei e rainha do Park da etapa de Criciúma do STU National

Com um show de flips na pista, catarinense e gaúcha são campeões da segunda etapa do circuito brasileiro de skate

No feminino, um flip muito bem executado praticamente decidiu o título a favor da gaúcha Sofia Godoy. No masculino, uma sequência de flips também fez a diferença para o catarinense Kalani Konig, que recebeu dos juízes uma daquelas notas estratosféricas. Foi esse o cenário das finais da modalidade Park na segunda etapa do STU National 2024, que coroou os skatistas num domingo de skate do mais alto nível no Parque da Prefeitura, em Criciúma (SC). E os dois fizeram questão de narrar seus feitos após as conquistas.

Kalani Konig, 16 anos, natural de Florianópolis, viveu momentos bem distintos nesta etapa. Um dos poucos do circuito a competir tanto no Park quanto no Street, na sexta-feira o mundo parecia ter acabado pra ele ao ser eliminado ainda nas eliminatórias da modalidade Street. Mas Kalani precisava tirar esse imprevisto como lição, porque ainda tinha uma competição de Park para disputar. Avançou da primeira fase, passou bem pelas semifinais e canalizou para a final tudo o que tinha de melhor nos pés. Nada como um dia após o outro.

“Realmente, tinha ficado bem p…, bem chateado mesmo, por ter errado minhas voltas e não ter avançado no Street. O que fiz foi pegar toda minha raiva para fazer o que fiz hoje. Das cinco voltas que conseguimos dar nas duas sessões de 20 minutos da final, só errei uma. Peguei toda a energia que podia para entrar na pista e dar o meu melhor. Feliz demais por vencer aqui e, além disso, de fazer meu primeiro pódio em Criciúma”, disse Kalani, que, na sequência de suas voltas, fez 83.79, 90.50, 95.02 (a do título), 30.00 (a única que errou) e 87.26.

Sua segunda volta, que ganhou a nota 90,50, já lhe daria o título, visto que nenhum dos outros cinco finalistas chegou à casa dos 90,00. Mas sua obstinação neste domingo o fez voar ainda mais ao entrar na pista em seguida. Mas o que teria mudado tanto na sua apresentação e na avaliação dos juízes para ganhar uma nota 95,02, considerada muito alta no mundo do skate? Kalani tentou explicar de forma detalhada e didática o que fez.

“Na volta em que me deram a nota 90, dei só três flips e outras manobras que já tinha planejado. Na que ganhei 95, fiz um flip a mais e um alley oop 5, pra mim uma das manobras mais difíceis que existem. Fico muito feliz de ter acertado, e logo no final da minha apresentação, o que pode ter chamado mais a atenção. Pode ter sido a que praticamente me deu o título”, completou Kalani, que teve Luiz Francisco e Pedro Carvalho a seu lado no pódio.

Um único flip indy foi o diferencial para o título de Sofia Godoy

Gaúcha de Campo Bom, Sofia Godoy, 15 anos, com cabelos no tom verde e estilo bem próprio, tem a facilidade de trazer a torcida para seu lado. Simpática e extrovertida, diz que essa troca ajuda bastante no momento que entra na pista, o que alivia um nervosismo que diz ser natural. E foi muito dessa energia que fez com que ela acertasse uma manobra que praticamente lhe deu o título da etapa, o flip indy, um diferencial pelo fato de as outras cinco finalistas não terem apresentado. Admite que não foi fácil, mas fruto de muito treino e insistência.

“Estava tentando esse flip indy há muito tempo e consegui encaixá-lo logo na primeira tentativa da minha segunda volta. Fiquei muito feliz, mas ainda precisava me concentrar e concluir a volta. Já começava a sorrir quando parei e pensei: ‘respira que a volta ainda está no meio’. Até perdi um pouco do gás, mas consegui finalizar bem. Num treino, acertei só um flip indy; no outro dia, acertei dois. Hoje, no aquecimento, acertei cinco e falei: ‘é hoje e vou conseguir acertar na hora certa’, contou Sofia, campeã com a nota 80,80.

A etapa de Criciúma do STU National 2024 foi apresentada pelo Banco BV e teve como patrocinador master a Petrobras, além de patrocínios do Governo Federal, da Monster Energy, da Prefeitura de Criciúma, da Fundação Municipal de Esportes e da Tiger. Homologada pela CBSk e teve como parceiro especial a Kenner, além dos parceiros oficiais Mini Kalzone e Nações Shopping. O apoio foi da Drop Dead e da ABPSK.

RESULTADO FINAL PARK MASCULINO

1º – Kalani Konig – 95,02

2º – Luiz Francisco – 86,83

3º – Pedro Carvalho – 86,00

4º – Mateus Guerreiro – 85,50

5º – Augusto Akio – 84,45

6º – Weslley Alves – 84,33

RESULTADO FINAL PARK FEMININO

1º – Sofia Godoy – 80,80

2º – Fernanda Tonissi – 80,18

3º – Isadora Pacheco – 80,00

4º – Victoria Bassi – 77,00

5º – Dora Varella – 76,39

6º – Lua Vicente – 72,24

Fotos: Julio Detefon/Divulgação STU

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp