Preparo, experiência e estratégia têm sido fundamentais para o único skatista sul-americano patrocinado pela Dogtown Skate estar entre os primeiros na categoria ProMaster
Leandro Macae vence Old Man Jam Bowl – Tampa, FL
Considerado um dos eventos mais tradicionais de skate nos Estados Unidos, o Old Man Bowl Jam, que acontece anualmente há 14 anos no Skatepark of Tampa, na Flórida, reuniu dezenas de competidores “Old School” no dia 10 de fevereiro. Na categoria 40-49 (anos), o skatista profissional, natural do Rio de Janeiro, Leandro Macaé desbancou 19 adversários, ficando à frente dos norte –americanos Mike Peterson (FL) e Juliann Etheridge, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Avaliados pelo grau de dificuldade, execução, variedade, estilo e velocidade, Macaé não deixou dúvidas aos jurados ao realizar um frontside flip perfeito, para começar sua volta, e várias manobras de switch (base trocada) em toda sua apresentação.
“Sempre quis estar nesse evento do SPoT Tampa,FL, por sua tradição e por ser no templo sagrado do skateboard mundial. Ele acontece todo ano, no mesmo complexo que sedia as competições amadoras (Tampa AM) e profissionais (Tampa Pro)”, afirma Macaé.
“Nos outros anos senti que não estava bem fisicamente, mas esse ano, mesmo estando muito cansado, fui focado. No aquecimento do evento percebi a possibilidade de ganhar porque me senti bem fisicamente. Apostei na estratégia de fazer a 1a linha para garantir o pódio, a segunda linha tentar aumentar o nivel para subir a colocação e a terceira subir pra cabeça. Deu certo, acabei vencendo. Estou muito feliz com a participação e epero estar ano que vem de novo”, completa animado.
Top 3 na categoria Pro Master
Radicado na Califórnia há cinco anos, Leandro Macaé vem se destacando em eventos tradicionais do país, validados pelo World Cup Skateboard (WCS), entidade que rege o esporte no mundo. Em abril de 2023, conquistou a 1ª posição na 28a edição anual do Basic Bowl Contest,em Huntington Beach, CA, que reúne skatistas de todo o mundo, e que teve a participação do lendário Christian Hosoi como special appearance, atração principal. Na ocasião, o atleta venceu Mike Santarossa, Jeremy Way e Pat Duffy.
Já em setembro do mesmo ano, o skatista ficou em 2º lugar ao lado de Chad Shetler, EUA, (1º) e Jaymeer, EUA, (3º) no Orchid Ranch Bowl, em Santa Barbara, CA.
Na sequência, o brasileiro que é o único skatista sul americano patrocinado pela marca Dogtown Skates, criada na década de 70 quando nasceu o skateboard em Venice, na Califórnia (bem como pela Shark Wheel e Black Flys eyewear) também competiu no Tim Brauch Contest, em Santa Cruz, CA, ficando entre os quatro finalistas na modalidade Bowl.
“Às vezes o mais difícil é completar as voltas, e realizar tudo o que eu tinha treinado e programado para fazer e fiz, já é muito gratificante. Na verdade a gente treina pra se superar, e superar outro atleta é um plus”, afirma Leandro Macaé.
Macaé, que além de skatista profissional pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK) desde 2004, é também conhecido por treinar atletas renomados como como o prodígio brasileiro Filipe Mota e o prodígio americano Wyatt Hammond. Como técnico, também trabalhou com os top skaters mundiais como Kelvin Hoefler, Virginia Fortes, Lucas Rabelo e a Bi Campeã mundial Pâmela Rosa, preparada por ele para as Olimpíadas durante o ano de 2021.
Alex Vestal, Kyle Randall e Leandro Macae, campeão no SPoTTampa Old Man Bowl Jam 2024
Old Man Jam 2024 Tampa, FL
/// FONTE : Luciana Debom ///ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA ATLETAS