No Street, Rayssa Leal e Eduardo Neves avançam com melhores notas para finais em Porto Alegre

Sob calor intenso, campeã mundial deu show para seus fãs no STU National. Já Dudu relembrou os tempos em que morou na capital gaúcha

Se a Família Skate ficou triste pela etapa de Porto Alegre do STU National não ter terminado no ano passado, por conta de uma chuva que não deu trégua e fez com que as finais não fossem realizadas, desta vez o clima foi bem diferente. Neste sábado (18/03), o céu resolveu abrir de vez e emanava um calor absurdo para a pista na orla do Guaíba. Quem também esteve bem quente nas semifinais da modalidade Street foram Rayssa Leal e Eduardo Neves, que obtiveram as maiores notas e avançaram com moral para as respectivas finais deste domingo.

Um dos nomes que levou à loucura o público gaúcho, que mais uma vez lotou o maior complexo de skate da América Latina, mesmo com um sol para cada um, foi Rayssa Leal. Atual campeã mundial, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ela já carrega uma legião de fãs consigo. E impressiona ver nas arquibancadas tantas crianças atrás de um simples aceno. Os que conseguem uma foto, então, parecem ganhar o dia. A própria skatista faz questão de devolver todo esse carinho.

“Eu tinha muita inspiração na Letícia (Bufoni) e é bem legal saber que, agora, eu também posso inspirar tantas outras meninas. E fico feliz não só por essa admiração pelo que faço, mas por poder estimular várias delas a praticar o skate. Não pude estar aqui na etapa de Porto Alegre no ano passado, mas agora espero desfrutar todos os minutos até a final de amanhã”, disse Rayssa, que sobrou na semifinal com um skate muito leve, seguro e consistente, avançando para a final com a nota 68,33.

Claro que o calor foi tema da entrevista que Rayssa deu para a imprensa. A palavra se fazia presente praticamente a cada frase dita por ela, que pediu um tempo para se recompor antes de bater um papo com os jornalistas. Ainda assim, nada tirava do rosto o seu sorriso característico.

“Nossa! Que calor! Meu Deus! Mas o calor vem muito do público também. O pessoal compareceu em peso e fez uma grande festa. E eles animam muito a gente ali dentro da pista. Mais uma vez, fico feliz de estar aqui. Começamos com o pé direito no ano, eu e minha equipe, com um grande resultado no Mundial, e que Paris possa vir dessa forma, um pé de cada vez. O momento é de focar aqui no STU. Daqui a pouco, a gente pensa na Street League. Estou satisfeita com minha evolução e que o ano possa continuar assim”.

Eduardo Neves se diz bem mais adaptado ao novo formato

No masculino, Eduardo Neves, que é de Campo Grande (MS), reviveu os tempos em que deixou sua cidade, sozinho, em 2017, para buscar aperfeiçoar seu skate justamente em Porto Alegre, nos famosos e badalados obstáculos do IAPI, que produziu grandes valores para o esporte. E diz que valeu muito a pena ter dado esse passo para evoluir. Mostrou mais uma vez que está no caminho certo. Com uma grande volta, que mereceu a nota 79,17 na sua segunda volta, com uma Bomb Trick de tirar o fôlego, um Hard Flip FS Boardslide.

“Feliz demais por fazer essa final em Porto Alegre, cidade onde morei e pela qual tenho muito carinho e um respeito enorme. Venho de uma cidade onde não há evento de skate e não tem uma pista com essa qualidade. Um dos motivos por eu ter evoluído foi ter vindo para cá e ter metido a cara, mesmo longe dos meus pais e da minha irmã. Valeu muito a pena”, lembrou. “Mudei um pouco a minha linha em relação às eliminatórias, com essa novidade da Bomb Trick. Fiquei fora da final em Criciúma nesse novo formato, analisei e reconheci como passou a funcionar, e é muito bom poder estar realmente de volta ao STU National”.

A segunda etapa de 2023 do STU National é apresentada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer e pelo Banco BV, um dos maiores bancos do país, com patrocínio da Monster Energy e da Oi, e é homologada pela CBSk. É viabilizada pela Prefeitura de Porto Alegre, pelo Governo do Rio Grande do Sul e pelo Pro-Esporte. Tem como parceira especial a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, além dos parceiros oficiais Baw, Drop Dead, Matriz Skateshop, FGSKT, Hospital Mãe de Deus, Altermark e Eletromídia. A Tiger e a Fruki são a cerveja e o refrigerante oficiais do evento.

RESULTADO STREET FEMININO

(as 8 classificadas para a final)

1 – Rayssa Leal – 68,33

2 – Rafaela Murbach – 61,20

3 – Gabi Mazetto – 60,54

4 – Carla Karolina – 60,03

5 – Ariadne Souza – 58,67

6 – Maria Lúcia Rocha – 56,41

7 – Pâmela Rosa – 47,72

8 – Maria Almeida – 41,87

RESULTADO STREET MASCULINO

(os 8 classificados para a final)

1 – Eduardo Neves – 79,17

2 – Ismael Henrique – 75,48

3 – Vinícius Costa – 73,04

4 – Lucas Rabelo – 72,01

5 – Sérgio André – 71,28

6 – Carlos Ribeiro – 70,75

7 – Sebastian Simonetto – 70,26

8 – Matheus Teixeira – 67,46

PROGRAMAÇÃO:

19/03 (domingo)

11h05 às 12h05 – Final Street feminino (ao vivo na TV Globo)

14h às 15h15 – Final Park feminino (ao vivo no SporTV2 e no TikTok)

15h05 às 16h30 – Final Paraskate Street (ao vivo no TikTok)

16h30 às 17h45 – Final Street masculino (ao vivo no SporTV2 e no TikTok)

17h45 às 19h – Final Park masculino (ao vivo no SporTV2 e no TikTok)

19h às 20h – HIGH JUMP BV

Fotos em anexo: Julio Detefon/Divulgação STU

Siga as nossas redes:

Instagram: @skatetotalurbe

TikTok: @skatetotalurbe

Assessoria de imprensa do STU 2023

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp