O skate brasileiro fechou o sábado (22) de disputas no Dew Tour, em Des Moines (Iowa / EUA), com o saldo de mais duas vagas confirmadas para as Olimpíadas e 4 representantes avançando para as finais do Street. Pedro Barros e Pedro Quintas são mais dois nomes da Seleção Brasileira garantidos nos Jogos de Tóquio. Pâmela Rosa (1ª), Leticia Bufoni (2ª), Rayssa Leal (5ª) e Felipe Gustavo (8º) irão representar o skate nacional nas finais deste domingo (23).
Confira o resumo do sábado (22)!
Street feminino
O Street feminino abriu as disputas do dia com 5 skatistas brasileiras – todas da Seleção – entre as semifinalistas. Pâmela Rosa (1ª), Leticia Bufoni (2ª) e Rayssa Leal (5ª) avançaram com direito a dobradinha para o Brasil no primeiro e segundo lugar da classificação geral.
Isabelly Ávila (11ª) e Virginia Fortes Aguas (21ª) também representaram muito bem o skate nacional nas disputas.
“Vim para essa competição com a saudade que eu estava de competir e foi muito bom. Confesso que fiquei um pouquinho mais nervosa por conta de quase um ano e meio sem competir, mas foi tudo certo. Por conta da chuva a gente conseguiu treinar só um dia, mas graças a Deus eu consegui me adaptar muito bem à pista. Vamos com três brasileiras para a final”, destaca Pâmela Rosa.
Park masculino
As semifinais do Park começaram com 4 brasileiros nas disputas. Pedro Barros e Luiz Francisco, já garantidos matematicamente nas Olimpíadas, além de Pedro Quintas e Pedro Carvalho, que disputavam a última vaga olímpica do Park masculino.
A classificação geral do evento acabou confirmando a classificação de Pedro Quintas aos Jogos de Tóquio. “É muito gratificante. Um trabalho de anos. Todo mundo trabalhando muito. Tem toda uma equipe por trás. Então é muito gratificante ver todo esse trabalho que a gente teve dar os frutos. Agora é continuar trabalhando. Chegar lá representando o Brasil”, comemorou Pedro Quintas.
Pedro Carvalho entrou nas disputas da primeira bateria, finalizando o evento na 18ª posição.
Luiz Francisco, Pedro Barros e Pedro Quintas estavam na terceira bateria. Após os três realizarem as duas primeiras voltas de um total de três, o evento precisou ser interrompido por conta da chuva.
Na retomada, os skatistas brasileiros manifestaram, na última volta da semifinal, discordância em relação aos critérios discrepantes da arbitragem adotados para o evento. A atitude reflete a insatisfação com as notas e resultados atribuídos não somente ao time brasileiro do Park, mas também a skatistas de outros países.
A ideia do ato é reforçar a necessidade de diálogo das Federações com a World Skate sobre o tema e com foco nas Olimpíadas de Tóquio.
Os três skatistas contam com total apoio da CBSk.
Na classificação geral, Pedro Barros, Luiz Francisco e Pedro Quintas ficaram, respectivamente, em 14º, 20º e 24º.
Street masculino
No Street masculino, Felipe Gustavo avançou na semifinal como 8º colocado e será o representante do Brasil na final.
Além dele, ainda representaram o skate brasileiro Kelvin Hoefler (11º), Carlos Ribeiro (22º), João Lucas Alves (23º), Ivan Monteiro (29º) e Eduardo Neves (30º).
Paraskate
O skate brasileiro ainda terá Vinicios Sardi e Felipe Nunes nas disputas do paraskate, que acontecem neste domingo (23). Em 2019, os paraskatistas conquistaram o ouro e a prata, respectivamente, nos X-Games Minneapolis (EUA).
Cronograma
Domingo (23/05) – Finais – Paraskate (11h / BRA), Park Feminino (13h25 / BRA), Street – Feminino (14h35 / BRA), Park Masculino (16h20 / BRA) e Street Masculino (17h35 / BRA)
*Cronograma sujeito a alteração
Fonte /// CBSK