Os dois chegam ao STU National Park Finals como atuais campeões da etapa na paradisíaca cidade baiana




Porto Seguro tem um lugar bem especial no coração de dois jovens skatistas. Afinal, pela primeira vez na história do STU na cidade baiana, no ano passado, no Complexo de Esporte e Lazer do Mamagaya, eles se sagraram campeões na modalidade Park. E não foram títulos quaisquer, mas sim daqueles que marcaram o início da trajetória do catarinense Kalani Konig, de 18 anos, e da paulistana Fernanda Galdino, de apenas 15 anos.
A paradisíaca Porto Seguro volta a receber o melhor do skate brasileiro neste fim de semana, mas, desta vez, para conhecer os campeões e campeãs da temporada 2025 na modalidade Park. É o STU National Park Finals. Natural de Florianópolis, Kalani Konig é, inclusive, o atual campeão brasileiro, num ano de 2024 inesquecível. Depois do 4° lugar na sua Floripa, enfileirou títulos em todas as demais etapas: Criciúma, Porto Alegre, Porto Seguro e São Paulo.
Um feito que o fez bater alguns recordes. Kalani foi o primeiro skatista no Park a ganhar quatro etapas seguidas de STU e também o único a vencer quatro eventos no mesmo ano. Do melhor momento da sua ainda curta carreira a uma temporada complicada, quando teve que enfrentar duas lesões: uma no joelho, na etapa de Curitiba do STU National, e outra no pé, na Suécia, pelo Pro Tour STU. Um 2025 de paciência e superação.
“Fiquei feliz por ser o primeiro a vencer em Porto Seguro, que tem um público com uma energia muito boa. Foi uma etapa marcante na minha corrida pelo título. Pena que neste ano tive algumas lesões e não consegui andar direito. Mas agora já estou bem, recuperado, e darei meu máximo para fazer bonito de novo numa pista que, apesar de não ser tão grande, tem todos os obstáculos que precisamos e uma velocidade boa para as manobras”, avaliou.
Galdino conquistou título na sua terceira etapa de STU
Já Fernanda Galdino era apenas uma novata na cena. Até Porto Seguro, ela só tinha participado de duas etapas de STU. Estreou em São Paulo, ao final de 2023, convidada pela organização, e terminou em 5º lugar. Repetiu a dose em Porto Alegre, no ano passado, e pegou gosto. Até conquistar o título na pista do Mamagaya. Incentivada pelo pai, Luís Fernando, começou a andar de skate aos 8 anos. E hoje surge como uma das grandes revelações do Park.
“Surgiu o convite para participar dessa etapa em São Paulo, na minha cidade, e foi como tudo começou. Fui bem e tive mais algumas oportunidades no ano passado. Nem acreditei quando venci em Porto Seguro. Foi um sonho pra mim, porque amo andar de skate. E adorei a pista, super divertida, num lugar incrível. Foi um momento muito especial, meu primeiro título de STU. Que venham outros! E por que não em Porto Seguro novamente?!”, desabafou Galdino.
Em Porto Seguro, um total de 36 skatistas, sendo 24 rapazes, que começam a disputa da fase qualificatória, e 12 meninas, que iniciam direto da semifinal. Além disso, o Circuito Transpetro STU Paraskate também conhecerá seu campeão no Park – Felipe Nunes levou o título da temporada no Street em Brasília. Neste ano, a modalidade Park foi disputada só em Floripa e teve título de Vini Sardi. Ítalo Romano, em segundo, e Jota Ribeiro, em terceiro, completaram o pódio.
O STU National Park Finals em Porto Seguro tem como patrocinador master o Banco BV e patrocínios de Petrobras, Red Bull, Heineken 0.0 e Prefeitura de Porto Seguro. Com homologação da CBSk e apresentação institucional do Ministério do Esporte e do Governo Federal, tem apoio da FASEB (Federação de Skate da Bahia), da ABPSK e da Drop Dead. Além disso, tem como parceiros especiais Instituto Heineken, Eletromidia e Brasil Embratur.
Fotos: Pablo Vaz / STU


