Medalhista de prata em Tóquio, Rayssa Leal é a vencedora do Prêmio Brasil Olímpico 2021 na modalidade skate. A integrante da Seleção Brasileira de Skate agora concorre ao prêmio de Melhor Atleta do Ano ao lado de Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, e Rebeca Andrade, da ginástica artística. O anúncio foi realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta quinta-feira (11). Os vencedores serão divulgados no dia 7 de dezembro, em evento realizado no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE).
Aos 13 anos, Rayssa Leal se tornou a atleta mais jovem do Brasil a conquistar uma medalha olímpica. Em Tóquio, o skate ainda teve as pratas de Kelvin Hoefler – primeira medalha do Brasil no Japão – e de Pedro Barros.
No anúncio desta quinta-feira (11), o COB destacou que o processo para a escolha dos indicados ao prêmio de Melhor Atleta do Ano e dos melhores das modalidades foi realizado por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte.
Entre os homens, Hebert Conceição, do boxe, Isaquias Queiroz, da canoagem, e Ítalo Ferreira, do surfe, concorrem à premiação.
As Loterias CAIXA e o Governo Federal são os patrocinadores oficiais da Seleção Brasileira de Skate.
Sobre a Confederação Brasileira de Skate
Nascida em 6 março de 1999, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) é a responsável pela regulamentação e desenvolvimento do skate no Brasil. A gestão da entidade está por trás do crescimento e do fortalecimento de uma modalidade que movimenta mais de R$ 1 bilhão anualmente no Brasil e que conta com mais de 8,5 milhões de praticantes no país. No alto rendimento, o skate tem se mostrado um dos mais vitoriosos esportes do Brasil, com três medalhas conquistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.