Nata do skate brasileiro estará presente na capital gaúcha, que receberá a competição de sexta a domingo. URB Music Tour também é destaque.
A nata do skate brasileiro estará reunida na etapa de Porto Alegre (RS) do STU National nesta semana, de sexta a domingo. A pista do trecho 3 da orla do Guaíba, a maior da América Latina, novamente será palco de um espetáculo das modalidades Street, de estrelas como Rayssa Leal e Pâmela Rosa, e Park, de skatistas do nível de Pedro Barros e Augusto Akio, o Japinha. Apenas quatro feras num universo de mais de 110 nomes que desfilarão talento na capital gaúcha.
Por compromissos pessoais, Rayssa não pôde participar da etapa de abertura do circuito brasileiro de skate, em Criciúma (SC). Pâmela levou o título e largou na frente no ranking 2023, com 12 mil pontos. A atual campeã nacional, Gabi Mazetto, ficou em segundo, com Ariadne Souza completando o pódio. No Street masculino, festa para Ismael Henrique e sua manobra de ouro “Nollie 270 Blunt”, desbancando Vinícius Costa na última volta. Giovanni Vianna terminou em terceiro.
“Muito bom poder disputar essa etapa em Porto Alegre. Quero continuar com esse ritmo de competição para dar sequência na temporada. Tenho certeza de que o evento vai estar lotado, da mesma forma como aconteceu em Criciúma, e com alto nível das meninas e muita disputa em cada manobra”, disse Pâmela.
Já na modalidade Park, uma dupla que brilhou no Mundial de Sharjah, em fevereiro, mostrou em Criciúma que a temporada promete. Augusto Akio, que foi vice-campeão nos Emirados Árabes, e Pedro Barros, terceiro colocado, fizeram a dobradinha na etapa catarinense, com Pedro Carvalho em terceiro. Entre as meninas, Dora Varella também ousou na sua última volta, com um “Hell Flip Yndi”, e conquistou o título, deixando Fernanda Tonissi em segundo e Isadora Pacheco em terceiro.
“Seja no ambiente nacional ou internacional, nosso skate é puro. Estamos todos aqui por ele. A gente compartilha de um mesmo ideal, o que só proporciona coisas boas, sorrisos, alegria, alto astral, e tudo isso traz energia para as pessoas. O nível é surpreendente, altíssimo, com manobras quase que inusitadas, que não eram vistas até pouco tempo e estão sendo executadas em linhas de campeonatos. O skate brasileiro está de parabéns”, declarou Japinha após a conquista.
Se nas pistas todas essas feras registram suas linhas e manobras, fora delas artistas do mais alto gabarito assinam a identidade visual do evento. Na etapa de Porto Alegre deste ano, a missão é da gaúcha Lídia Brancher, que considera sua arte figurativa, feminista e política. Para a ocasião, baseou seu trabalho em fatos que trouxessem elementos que fazem parte da paisagem da cidade, além de incluir e disseminar as mulheres no skate.
“A pista na orla é um espaço público que une pessoas de diferentes partes da cidade e de diferentes classes sociais, com uma das paisagens mais representativas: o local onde as pessoas se conectam com o Rio Guaíba, o pôr-do-sol e os animais que habitam esse mesmo espaço”, afirmou Lídia. “Meu trabalho nasceu nas ruas de Porto Alegre por meio do grafite. Quando estou desenvolvendo, carrego comigo questionamentos sociais, que permanecem em intensa elaboração dentro da minha cabeça”, completou.
DJ Tamenpi detalha line-up do URB Music Tour em Porto Alegre
E o festival que chegou com força ao calendário da música e do skate em 2023 pousa também em Porto Alegre. Depois do sucesso em Criciúma, o URB Music Tour agitará a capital gaúcha no sábado (18/03), no estacionamento em frente à pista da orla do Guaíba. Os ingressos já estão à venda pelos sites www.urbmusictour.com.br e www.minhaentrada.com.br. Mais uma vez, grandes atrações, como Natiruts, não vão faltar. Quem detalha o line-up é o DJ Tamenpi, que assina a curadoria musical.
“Chegamos à capital gaúcha junto com o STU trazendo muita música boa e cultura urbana pra cidade. O line-up é encabeçado pela banda Natiruts, mas quem domina a programação são artistas de Porto Alegre com o objetivo de valorizar a cena local. O festival vai abrir as portas com o Da Guedes, primeiro grupo de rap do Rio Grande do Sul a ter notoriedade nacional no início dos anos 2000. Para representar a nova escola do rap gaúcho, quem chega é a rapper Cristal, mostrando seu som que envolve rap, trap e vertentes modernas. E, antes do Natiruts, teremos show do Ultramen, banda lendária da cena gaúcha, na ativa desde a década de 90, com seu som que mistura rock, soul, reggae, rap e música brasileira de maneira única, em um estilo original e difícil de rotular”.
Fotos em anexo: Divulgação STU
Siga as nossas redes:
Instagram: @skatetotalurbe
TikTok: @skatetotalurbe