SELEÇÃO BRASILEIRA DE PARK REALIZA PREPARAÇÃO EM ROMA (ITA), NA PISTA DO MUNDIAL DA MODALIDADE

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) promoveu mais uma semana de treinos com foco na corrida olímpica para os Jogos de Paris. Entre os dias 2 e 9 de agosto, a Seleção Brasileira de Park realizou um período de preparação em Roma (ITA), na pista em que acontecerá o Mundial da modalidade, de 1º a 8 de outubro.

Entre as mulheres, participaram dos trabalhos Dora Varella, Fernanda Tonissi, Isadora Pacheco, Sofia Godoy e Yndiara Asp. No masculino, os representantes foram Augusto Akio, Luigi Cini, Murilo Peres, Pedro Quintas e Pedro Carvalho.

O grupo contou com o suporte de Edgard Pereira Vovô (consultor técnico da Seleção Brasileira de Park), Miguel Catarina (auxiliar técnico da Seleção) e Alison Paz (fisioterapeuta da Seleção).

“O treinamento pré-mundial é muito importante para os skatistas terem realmente confiança, pegarem as manobras e as linhas na pista da competição. Assim como foi na Argentina, em San Juan, a gente conseguiu vir treinar com um tempo de antecedência. Dessa vez é uma etapa que é um Mundial e vale muito mais pontos do que o Pro Tour. Então, a gente fazendo simulados, treinando manobras, focando na linha da competição, isso realmente vai fazer a diferença no Mundial”, destaca Edgard Pereira Vovô, consultor técnico da Seleção Brasileira de Park.

Ao longo dos dias, os skatistas alternaram sessões técnicas na pista em Ostia (distrito de Roma) com treinos físicos.

“A semana foi muito produtiva. Tanto os meninos quanto as meninas conseguiram puxar bem o nível. A gente fez um simulado no final da semana como a gente sempre faz, que realmente mostrou a diferença e a preparação do que é você chegar na pista e ter um pouco mais de tempo, lapidar ela, escanear, para depois realmente você focar na linha”, comenta Edgard Pereira Vovô.

O Park do Brasil vem de quatro pódios nos dois primeiros eventos da corrida classificatória para as Olimpíadas de Paris 2024. Prata e bronze com Augusto Akio e Pedro Barros, respectivamente, no Mundial em Sharjah (EAU) e ouro e bronze com Luigi Cini e Raicca Ventura no Pro Tour de San Juan (ARG).

“A gente vem de dois mundiais muito bons, se mantendo no pódio. Então a gente está com a expectativa lá em cima. Estamos nos preparando melhor, cada vez mais para cada competição, e com certeza com esse treinamento isso vai realmente fazer a diferença para eles lá na frente”, completa o consultor técnico da Seleção.

Classificatórias para Paris 2024
Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 será dividida em duas fases.

1ª janela
Mundial de Park – Sharjah-EAU (05/02 a 12/02/2023);

Pro Tour de Park – San Juan-ARG (21 a 28/05/2023);

Mundial de Park – Roma-ITA (01/10 a 08/10/2023);

Pro Tour de Park – Sharjah-EAU (07/01 a 14/01/2024).

2ª janela
Os 44 primeiros do ranking da World Skate em cada modalidade, em cada categoria, avançam para a segunda fase. Seguindo os critérios da corrida olímpica, na segunda fase, cada país poderá ter o limite de até 6 skatistas por modalidade (Park e Street) e categoria (Feminino e Masculino).

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp