SKATEBOARDING BRASILEIRO TERÁ 21 NOMES NO MUNDIAL DE PARK, EM ROMA (ITA)

O skateboarding brasileiro terá 21 nomes no Mundial de Park, em Roma (ITA), de 1º a 8 de outubro. O evento que soma pontos na corrida olímpica para os Jogos de Paris 2024 terá treinos oficiais de domingo (01) a terça (03), com a competição começando na quarta (04) e seguindo até domingo (08) – a World Skate ainda não divulgou o cronograma das disputas.

A Seleção Brasileira Principal estará 100% representada na Itália. No masculino, a novidade fica por conta do retorno de Luiz Francisco, recuperado de lesão. Assim, os nomes da Seleção serão Augusto Akio, Luigi Cini, Luiz Francisco, Murilo Peres, Pedro Barros, Pedro Carvalho e Pedro Quintas, além de Dan Sabino e Kalani Konig, ambos da Júnior.

Mais um nome da Seleção Júnior, Gui Khury, que lesionou o braço direito no STU National, em São Paulo (SP), segue em recuperação e não estará na competição. Com base em uma análise técnica, a comissão da Seleção Brasileira definiu Mateus Guerreiro como o substituto para a vaga. Andre Mariano e Héricles Fagundes também irão representar o Brasil.

Entre as meninas, a Seleção terá Dora Varella, Fernanda Tonissi, Isadora Pacheco, Raicca Ventura, Sofia Godoy e Yndiara Asp. Erica Leguizamon, Lua Vicente e Victoria Bassi, recuperada de lesão, são mais três nomes brasileiros nas disputas.

Preparação

Na preparação para o Mundial, a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) promoveu uma semana de treinos da Seleção Brasileira na pista do evento, entre os dias 2 e 9 de agosto.

De volta em solo italiano, os skatistas seguirão contando com o suporte da comissão técnica da Seleção: Fernando Granja (coordenador de Seleções), Edgard Pereira Vovô (consultor técnico), Miguel Catarina (consultor técnico), Alison Paz (fisioterapeuta), Giovana Anastasi Perin (fisioterapeuta), Elisa Condé (assessora técnica) e Milena Anuska (assessora técnica).

Mundial de Park

Por estarem no top 5 do ranking mundial, Augusto Akio e Pedro Barros entram direto nas quartas de final (2ª fase).

Os demais nomes do Brasil entram em ação nas classificatórias (1ª fase), destinada aos posicionados entre a sexta e a 30ª posição do ranking mundial e aos country quotas (vagas destinadas aos países para skatistas que não estão no top 30 do ranking – total de seis por país para cada categoria).

Classificatórias para Paris 2024

Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 será dividida em duas fases.

1ª janela

Mundial de Park – Sharjah-EAU (05/02 a 12/02/2023);

Pro Tour de Park – San Juan-ARG (21 a 28/05/2023);

Mundial de Park – Roma-ITA (01/10 a 08/10/2023);

Pro Tour de Park – Sharjah-EAU (07/01 a 14/01/2024).

2ª janela

Os 44 primeiros do ranking da World Skate em cada modalidade, em cada categoria, avançam para a segunda fase. Seguindo os critérios da corrida olímpica, na segunda fase, cada país poderá ter o limite de até 6 skatistas por modalidade (Park e Street) e categoria (Feminino e Masculino).

]

/// FONTE CBSK

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp