André Will e Kamila Rocha vibram com nova pista em casa e têm a chance de mostrar que o skate vive no Distrito Federal

O STU National chega pela primeira vez na história a Brasília, que ganha um skatepark novinho no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, com uma pista de Street de nível internacional – a da modalidade Park será construída na sequência. Cenário pronto para o STU National Street Finals, que neste fim de semana conhecerá as campeãs e os campeões brasileiros da temporada 2025. Momento especial para alguns nomes da capital se apresentarem para o grande público.

Um deles, André Will, de 29 anos. Apesar de já ter participado de algumas edições do STU, diz que nada se compara a, finalmente, poder andar em casa, numa pista que ficará de legado na cidade. Ele diz que, como um dos anfitriões, é uma honra receber grandes skatistas, rever amigos e compartilhar histórias. E, claro, junto com eles, conhecer a nova pista que tem obstáculos que fazem referência a obras da capital federal.
“Esse momento tem vários significados e impactos positivos. É uma nova pista com estrutura de primeira e formato profissional, bem localizado, próximo ao centro de Brasília. Vai movimentar demais a cena local, incentivando novos skatistas e futuras gerações, motivando o retorno de nomes experientes. E tudo vai se refletir também no mercado local, com as skateshops voltando a ganhar força. O futuro do skate em Brasília terá um novo rumo”, declarou Will.
E não tem como um filme de uma vida passar imediatamente pela sua cabeça, remetendo aos seus 10 anos de idade, quando Will ganhou um skate dos pais e nunca mais o largou. Na rua em que foi criado, no Riacho Fundo 1, ele lembra que compartilhava aquele novo brinquedo com vários amigos. E se divertiam descendo a rua, sentado mesmo, ou dentro de caixas de papelão em cima do shape. Com o tempo, aprenderam, claro, a andar com os próprios pés.
A história de Kamila Rocha, de 18 anos, não é muito diferente. Apesar de ter nascido em Goiânia, foi também aos 10 anos que se mudou com a família para a capital para nunca mais ir embora de lá. Tanto que é federada por Brasília e, assim, uma de suas representantes. Em um Natal, seu irmão ganhou um skate e ela, uns patins. Até seu novo brinquedo quebrar, ela pegar o skate do irmão e, por influência dele, se deslumbrar e não largar mais.
“Correr em Brasília será muito legal. Só espero não ficar nervosa, para ter um bom desempenho e tentar chegar pela primeira vez a uma final de STU, justamente na cidade em que cresci e aprendi a amar”, disse. “E ter uma pista como essa aqui vai melhorar demais nossa rotina de treinos, porque nunca tivemos uma desse nível. Sem falar que vai trazer novas crianças para praticar o nosso esporte. Quem sabe novas promessas não surgirão?”, completou Kamila.
O STU National de Brasília tem o patrocínio Master do Banco BV, um dos maiores bancos do país, e conta com patrocínios da Petrobras, da Red Bull e da Heineken 00, além dos parceiros especiais Instituto Heineken, Mini Kalzone e Embratur. Com apresentação institucional do Ministério do Esporte e do Governo Federal, tem apoio da FSKDF, da ABPSK, da Drop Dead, do Instituto Conecta e da Secretaria de Esportes Governo do Distrito Federal. O evento é homologado pela CBSk, a Confederação Brasileira de Skateboarding.
Fotos: Divulgação STU