Um dos representantes do Brasil na Olimpíada de Tóquio, Pedro Quintas vive novo momento

Skatista andará “em casa” em Criciúma, que recebe a segunda etapa do STU National nesta semana. No início do mês, em Dubai, brilhou

Perguntado sobre a diferença daquele Pedro Quintas que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio para o atual, ele responde: “Sou o mesmo Pedro, só com mais experiência e mais convicto”. Toda essa confiança é fruto de um resultado expressivo no início do mês, quando foi o único skatista brasileiro a chegar à final do Skate Park no Pro Tour de Dubai, terminando em quinto lugar. E é renovado que ele chega para andar “em casa” em Criciúma, que recebe a segunda etapa do STU National, de sexta (22/03) a domingo (24/03).

No atual cenário da corrida olímpica rumo a Paris-2024, o paulistano Pedro Quintas, de apenas 21 anos, ocupa a 17ª colocação do ranking mundial. Hoje, ele não iria a sua segunda Olimpíada por ver outros três brasileiros a sua frente: Augusto Akio (3º do ranking), Luigi Cini (5º) e Pedro Barros (6º). Na modalidade Park, faltam ainda dois torneios de qualificação olímpica: o primeiro em Xangai, na China, de 16 a 19 de maio, e o outro em Budapeste, na Hungria, de 20 a 23 de junho. Missão árdua, sim, mas não impossível.

“Foi uma realização para mim esse resultado em Dubai. No ano passado, tive minha pior fase em campeonatos. Mesmo tendo skate para estar entre os melhores, não estava numa vibe legal e não conseguia executar o que queria. Ser o único brasileiro na final dentre tantas feras nessa última etapa mundial, poder representar o país e dar o melhor de mim, não tem preço. Agora, voltei para o game“, disse Pedro Quintas, que em 2023, nos outros torneios com pontuação olímpica, ficou em 31º em Roma (ITA), em 13º em San Juan (ARG) e em 20º em Sharjah (EAU).

Nesta semana, chave virada para o circuito brasileiro de skate, o STU National. Na primeira etapa, em Florianópolis (SC), Quintas também chegou à final, mas terminou na sétima colocação. Agora, na vizinha Criciúma, pode-se dizer que ele andará “em casa”, já que passa boa parte de seu tempo na cidade por causa da namorada, Gaia, que é criciumense. Poder treinar de vez em quando na pista do Parque da Prefeitura é um diferencial. Diz ter em mente as voltas que pretende fazer e enaltece o alto nível dos skatistas.

“Gosto muito da pista de Criciúma, é muito boa, pra mim está no Top 3 das pistas de Park que temos no Brasil. Tenho muitas linhas para fazer ali e é até difícil saber e escolher qual eu quero executar. Mas isso não quer dizer que será fácil, porque o nível dos skatistas é muito alto. Terei que mandar tudo o que tenho para subir no lugar mais alto do pódio”, afirmou Quintas, com o astral na altura dos aéreos que costuma dar nas pistas mundo afora.

Para ver Pedro Quintas e os melhores skatistas do país de perto, vale lembrar que a etapa de Criciúma terá entrada gratuita, com os ingressos disponíveis para retirada no site da Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/stu-national-2024-criciuma/2344678). É preciso chegar cedo nos dias de competição, porque as arquibancadas estão sujeitas à lotação, e cada entrada só será validada com a doação de 1kg de alimento não perecível. Na sexta (22/03), o dia será dedicado às eliminatórias e repescagem do masculino. No sábado (23/03) haverá as semifinais de ambos os sexos, com as finais realizadas no domingo (24/03).

A etapa de Criciúma do STU National 2024 é apresentada pelo Banco BV e tem como patrocinador master a Petrobras, além de patrocínios do Governo Federal, da Monster Energy, da Prefeitura de Criciúma, da Fundação Municipal de Esportes e da Tiger. É homologada pela CBSk e tem como parceiro especial a Kenner, além dos parceiros oficiais Mini Kalzone e Nações Shopping. O apoio é da Drop Dead e da ABPSK.

PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira (21/03)

9h às 18h – Credenciamento e treinos oficiais

11h às 12h – COLETIVA DE IMPRENSA

18h às 19h – Congresso Técnico

Sexta-feira (22/03)

10h – Abertura para o público

10h30 às 13h30 – Classificatória Street masculino (ao vivo TikTok STU)

13h30 às 17h – Classificatória Park masculino (ao vivo TikTok STU)

17h às 18h30 – Repescagem Street masculino (ao vivo TikTok STU)

18h30 às 20h05 – Repescagem Park masculino (ao vivo TikTok STU)

Sábado (23/03)

9h30 – Abertura para o público

10h às 11h50 – Semifinal Street feminino (ao vivo TikTok STU)

12h às 13h35 – Semifinal Park masculino (ao vivo SporTV2 e TikTok STU)

13h45 às 15h35 – Semifinal Street masculino (ao vivo SporTV2 e TikTok STU)

15h45 às 17h30 – Semifinal Park feminino (ao vivo TikTok STU)

Domingo (24/03)

10h – Abertura para o público

11h às 11h45 – Final Street masculino (ao vivo Verão Espetacular, TV Globo)

13h às 14h – Final Park feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

14h às 15h – Final Paraskate Street (ao vivo TikTok STU)

15h às 16h – Final Street feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

16h10 às 16h55 – Final Park masculino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

17h às 17h40 – PREMIAÇÃO

Foto: Julio Detefon/Divulgação STU

Siga as nossas redes:

Instagram: @skatetotalurbe

TikTok: @skatetotalurbe

Linkedin: @skate-total-urbe

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp