No total, serão mais de 50 skatistas, entre eles o francês Edouard Damestoy, bicampeão mundial, no Half Pipe do Centro Esportivo Tietê
Chegou a hora! Neste sábado (05/08), na recém-inaugurada pista de Half Pipe do Centro Esportivo Tietê, na Zona Norte de São Paulo, os amantes do skate e dos esportes de uma maneira geral já poderão desfrutar o que o Vertical tem de melhor. É a etapa de abertura do Vert Battle 2023, o circuito brasileiro da modalidade, que, dentre os mais de 50 nomes confirmados, contará com Rony Gomes, campeão mundial em 2013 e idealizador do evento, o jovem prodígio Gui Khury, de 14 anos, medalhista de ouro dos X-Games há duas semanas, e o francês Edouard Damestoy, bicampeão mundial de Vertical.
Lembrando que são três as categorias em disputa: Profissional, com 13 skatistas inscritos, Feminino Open, com um recorde de 21 meninas, e Amador Masculino, que será disputada por outros 18 nomes. As semifinais e finais serão realizadas no sábado, com o domingo reservado para a grande final da categoria PRO, com transmissão ao vivo da TV Globo, dentro da programação do Esporte Espetacular, a partir das 10h. Rony Gomes se diz feliz e satisfeito por fazer mais um Vert Battle acontecer. E vibra ainda mais pelo fato de uma nova pista ter sido entregue para a prática da modalidade.
“Minha felicidade é completa por essa primeira etapa ser realizada num half público espetacular que acabou de ser inaugurado em São Paulo, onde todos já têm a oportunidade de poder treinar. Poderão assistir a um baita campeonato e ainda continuar andando aqui, por não ser uma pista particular, e isso me deixa muito feliz. Precisamos de mais iniciativas como essa pelo Brasil. Poder realizar um evento como esse e incentivar uma geração mais nova é legal e prazeroso. Espero que todos venham e se divirtam. Será uma das melhores etapas que a gente já fez. Teremos uma galera de peso competindo. O Ed é o atual campeão mundial, o Gui acabou de ganhar os X-Games, sem falar que será a etapa com o maior número de meninas participando”, disse Rony.
O feito de Gui Khury, que, inclusive, é o atual campeão do Vert Battle, aconteceu no último dia 23 de julho, na Califórnia. Na modalidade “melhor manobra no vert” dos X-Games, ele acertou uma rotação que levou os próprios comentaristas à loucura, tamanha perfeição e precisão do movimento. Ele encaixou um 900 “judo air”, manobra em que o skatista roda três vezes chutando o pé da frente no ar. O jovem brasileiro conquistou a sua oitava medalha neste campeonato, sendo a segunda de ouro – isso com apenas 14 anos. E ele quer mais:
“Seria um sonho vencer novamente o Vert Battle, um dos meus principais objetivos neste ano. Quero começar bem nessa primeira etapa. Tenho certeza de que vai ser um evento incrível, a pista é muito irada e teremos vários skatistas de alto nível. Todo mundo que assistir, seja presencial ou pela TV, vai se amarrar. Vou dar o meu melhor e me divertir bastante”, afirmou Gui, que aproveitou para convocar a galera para prestigiar o evento. “Quem puder comparecer, não vai se arrepender. Esperamos vocês lá”.
Um dos apoiadores do Vert Battle 2023 é a Oakley BR. Criada em 1975 na Califórnia, a empresa é líder em design de produto e desempenho esportivo do mundo inteiro. Detentora de mais de 900 patentes, possui uma cultura de criadores, inventores, idealizadores e cientistas obcecados com o uso, design e inovação para criar produtos e experiências que inspiram grandeza. Esta filosofia tornou a Oakley uma das marcas mais icônicas e inimitáveis do mercado, com produtos que os atletas de classe mundial utilizam para competir no mais alto nível.
“Mesmo antes de o skate se tornar uma modalidade olímpica, o esporte sempre fez parte do DNA da Oakley, com produtos, eventos, atletas no masculino e no feminino e muita atitude. No Brasil, o skatista de Vert e megarampa Rony Gomes está com a gente há mais de 15 anos, e claro que é vital o olhar nas próximas gerações. Por isso, apoiamos eventos como o Vert Battle”, explica Cynthia Bandeira, head de marketing da Oakley no Brasil. “Os valores da nossa marca se combinam com os do esporte de forma orgânica, e espero que possamos fazer cada vez mais a diferença na cena, em modalidades como essa e em outras tão importantes para o desenvolvimento do público mais jovem e com conexão nas comunidades”.
O Skate Vert Battle é um evento realizado pela Plataforma STU (Skate Total Urbe), homologado pela CBSk (Confederação Brasileira de Skate) e conta com o apoio da Oakley BR, Niggli, Santa Cruz Skateboards e Prefeitura da Cidade de São Paulo.
PROGRAMAÇÃO:
Sexta (04/08)
– 10h às 12h30 – Treinos Feminino Open
– 12h30 às 15h – Treinos Amador Masculino
– 15h às 17h30 – Treinos Profissional
– 17h30 – Adesivação e manutenção pista
Sábado (05/08)
– 9h30 – Abertura dos portões
– 10h10 – Semifinal Amador Masculino
– 12h – Manutenção pista
– 13h – Semifinal Feminino Open
– 15h – Semifinal Profissional
– 16h30 – Final Amador Masculino
– 17h30 – Final Feminino Open
– 18h – Cerimônia de premiação
Domingo (06/08)
– 9h – Abertura dos portões
– 9h – Pista livre finalistas Pro
– 10h10 – Final Pro (TV Globo)
– 11h30 – Cerimônia de premiação
Crédito: Divulgação
Siga as redes sociais do evento e do STU:
Instagram: @vertbattle
TikTok: @Skatevertbattle
Facebook: Skate Vert Battle
Instagram: @skatetotalurbe
TikTok: @skatetotalurbe
Linkedin: @skate-total-urbe
CARTAZ DIVULGAÇÃO
Assessoria de imprensa do STU 2023