WST World Championships of Park Skateboarding aconteceu aqui hoje à noite no Aljada Skatepark nos Emirados Árabes Unidos, um mega-bowl projetado pela California Skateparks de última geração que está no coração de um distrito de entretenimento chamado Madar, projetado por – aclamado escritório Zaha Hadid Architects. O complexo do skatepark atualmente consiste em seis parques separados, desde os percursos Street e Park de nível olímpico, que são nada menos que obras de arte, até bowls menores, seções de rua, corridas de cobras e espaços de nível iniciante.
É, em outras palavras, o local perfeito para lançar o World Skateboarding Tour, uma série de eventos que irá profissionalizar e internacionalizar a cultura competitiva do skate de uma forma nunca antes vista, já que o Road To Paris 2024 começa para valer.
O fim de semana passado viu o WST Street World Championships acontecer aqui no que foi um sucesso absoluto por qualquer estimativa; esta noite foi a vez da elite global do skate Park coroar dois novos Campeões Mundiais e dividir $ 250.000 em prêmios em dinheiro em uma nova era para o skate profissional em todo o mundo. Os resultados da divisão masculina foram os seguintes:
Jagger Eaton
Como o MC Tim O’Connor apontou, Jagger Eaton foi o único skatista a entrar nos Campeonatos Mundiais de Street e Park, o que fala de um talento inegável do skate. Seus ollies traseiros são uma coisa linda e ele é tão consistente quanto eles vêm, mas ele realmente galvanizou tudo o que tinha aqui esta noite. Ninguém mais está fazendo kickflip backside lipslides, kickflip back noseblunts, kickflip blunt out e indy 540s em uma corrida de 45 segundos. Não tendo necessariamente chegado às finais como favorito, ele fez o olho do tigre e, como resultado, o 50G está pronto para o acordo esta noite.
Augusto Akio
O mágico brasileiro Augusto Akio era até então um parente desconhecido fora de seu país, tendo realmente visto uma exposição internacional apenas através do Skate Generations da Red Bull realizado no complexo da família Barros em Florianópolis. Ele se classificou primeiro nas semifinais e trouxe o contingente brasileiro à plena voz, aumentando assim a intensidade do evento para todos os envolvidos. Sua segunda corrida hoje à noite será considerada uma lenda do skate, apresentando dois 540s, um falso heelflip indy na extensão da lápide que ele nem tentou antes, um heelflip frontside air e um backsmith revertendo no bolso do canto profundo para assine e encante os puristas e os novatos no skate. Poderia ter vencido, com certeza merecia a prata. Genuinamente magnífico.
Pedro Barros
Pedro Barros é a melhor bilheteira do lote. Como o papai desse gênero, ele vive da adrenalina e do barulho da multidão, agitando todo mundo e garantindo que as crianças não fiquem nervosas. Se Kieran Woolley é ótimo para andar de skate, então o skate precisa de Pedro Barros. Ele explode as portas todas as vezes e se diverte fazendo isso. Valendo apenas o preço de entrada todas as vezes, ele abriu sua conta com 90, o que foi suficiente para o bronze – mas ele é o showman de que precisamos.
Kieran Woolley
O humilde e pé no chão Kieran Woolley é bem visto nas categorias profissionais do skate Park porque ele absolutamente arrasa no percurso. Ao lado de Keegan Palmer, ele certamente será um pioneiro nessa cultura nas próximas décadas e é infinitamente assistível com uma disposição ensolarada. Ele é ótimo para andar de skate e patinou fora de sua pele em sua corrida final, que trouxe as arquibancadas lotadas de pé em reconhecimento. Só precisa de um pouquinho de sorte para o pódio.
Tom Schaar
Tom Schaar se estabeleceu desde cedo como o favorito do público, tendo passado de criança prodígio a adulto. Ele é tão completo como skatista neste jogo que às vezes faz trocas na segunda metade de suas corridas. Os maiores backside ollies que você já viu também. Rodou toda a competição com uma roda plana que agora parece tratar como um animal de estimação, ele teve uma semifinal melhor do que a final, mas ele é forte como um touro e tem muito mais por vir conforme o caminho para Paris avança, não tenha dúvidas.
Tate Carew
Tate Carew foi o único patinador da primeira semi bateria a manter seu lugar contra os melhores meninos da bateria 2 e, ao fazê-lo, anunciou a chegada de um contendor de primeira linha aparentemente do nada. Incrivelmente, de forma alarmante, ele aos 17 anos já é um skatista completo com tailgrab 540s e tapas de cauda stalefish ajustados que devem ser vistos e ouvidos para acreditar. Ele não teve sorte esta noite, mas a experiência terá sido inestimável. O menino é magnífico. Vá escrever esse nome.
Liam Pace
O simpático e versátil Liam Pace vem deixando sua marca no circuito internacional da China à Estônia nos últimos quatro anos, mergulhando totalmente na vida da estrada de um skatista que pode literalmente andar de skate em qualquer terreno que encontrar – algo que é reivindicado por muitos, mas verdadeiro para poucos em uma era de especialização. Em um mundo ideal ele estaria em todos os eventos, e com seu ritmo de trabalho e atitude essa certamente parece ser sua intenção. Garantido para trazer aquele sol do Arizona com ele.
Keegan Palmer
Keegan Palmer chegou a esta final como o homem a ser derrotado não apenas como o atual medalhista de ouro olímpico, mas também como um talento fluido e único em plena floração agora. Indy airs kickflip na altura da cabeça capturados e depois desossados em uma bomba de mergulho são apenas uma manifestação de sua grandeza sobrenatural. Ele nasceu para fazer isso. No entanto, o skate é um negócio instável e ele não conseguiu se encaixar no final do que deve ter sido uma semana longa e exaustiva – embora possamos ver essa decepção se transformar na motivação que o levou aos holofotes de Tóquio como o A turnê mundial de skate avança.
Ao todo, o aumento dos valores de produção, organização do evento, premiação e alcance da transmissão da mídia no WST Sharjah World Championships é apenas uma faceta do que tornou este evento tão especial – também gostaríamos de dedicar um tempo aqui para agradecer a gentileza, cortesia e inegável hospitalidade de toda a equipe do evento, o povo dos Emirados Árabes Unidos, dos motoristas aos funcionários do hotel, às pessoas na rua e nas lojas e restaurantes que nos fizeram sentir tão bem-vindos no país que chamam de lar.
Campeões Mundiais Masculinos WST 2022 Park
- Jagger Eaton
- Augusto Akio
- Pedro Barros
/// FONTE Wolrd Skate