Paulista se mantém no topo do ranking do masculino, enquanto skatista de Maricá conquista seu primeiro título de STU

Um choque de gerações do mais alto nível de skate foi visto na pista de Street do Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding, no Complexo Esportivo Tarumã, neste domingo (27/07). Na final do masculino, mais um título para um nome consolidado da cena, o paulista Gabryel Aguilar, que mantém a liderança do ranking da temporada. No feminino, festa para a jovem Duda Ribeiro, natural de Maricá (RJ), pela primeira vez campeã de uma etapa do STU National.
Na final masculina, em que cada um dos seis skatistas tem direito a três voltas de 45 segundos mais 15 segundos para a execução de uma melhor manobra, a Bomb Trick, a definição do título ficou para a última apresentação de Gabryel Aguilar. Ivan Monteiro, atual campeão brasileiro de Street, tinha acabado de garantir uma nota muito alta, único a entrar no “9 Game”, com um 90,85. Mas, no skate, assim como no futebol, o jogo também só acaba quando termina.
Após uma volta limpa e uma Bomb Trick precisa, comemorados por Gabryel e por todo público, decisão difícil nas mãos dos juízes. Após algum tempo de suspense no ar, veio o anúncio no telão. Novo “9 Game” e, na sequência, surge a nota 91,30. O primeiro campeão de uma etapa de STU em Curitiba, que já vinha de um segundo lugar em Criciúma e título em Florianópolis, não se conteve de tanta emoção e com o momento incrível que vive.
“Como sempre, quero primeiramente agradecer a Deus. E obrigado a todos que fazem parte de tudo isso. Apenas fiz hoje o que faço em todos os dias da minha vida: andei de skate e me diverti, sempre com carisma e sorriso no rosto. O skate salvou a minha vida. Sou rico, mas nem falo de dinheiro, e sim de amizade, de vivência e de tudo que o skate proporcionou para mim. Gratidão é a palavra que define esse momento. Foi um título de muito trabalho, esforço, dedicação e alegria, definido no último segundo”, desabafou Gabryel.
Da conquista do STU On Tour 2024 ao primeiro título de STU

Já o caminho de Duda Ribeiro começa a ser trilhado de uma forma muito bonita e positiva. Com 15 anos recém completados, ela garantiu um lugar na temporada deste ano do STU National por ter sido campeã do STU On Tour 2024, campeonato de skate que começa no mundo virtual, recebendo votos dos internautas e de um júri especializado, e chega ao mundo real com uma final presencial no Rio de Janeiro.
“Ando desde muito pequena. Meu primo tinha um skate no quintal e lembro que com apenas um ano já sentava e andava. Brincadeira de criança. Gostei e nunca mais parei. Até entrar nessa vida de competição aos 10 anos, em 2020. No ano passado, surgiu o STU On Tour para mim, agradeço a todos pelos votos que recebi, fui selecionada para a final e acabei campeã. Hoje estou aqui, andando ao lado de skatistas como Gabi Mazetto e Pamela Rosa. Feliz demais”, contou Duda, campeã com a nota 78,55.
O STU National de Curitiba tem patrocínio Master do Banco BV, um dos maiores bancos do país, e conta com patrocínios de Red Bull, Heineken 00, Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná e Petrobras. O evento é homologado pela CBSk, a Confederação Brasileira de Skateboarding, e tem como parceiros especiais a Sanepar e a Outdoor Mídia, com apoio de Drop Dead, ABPSK (Associação Brasileira de Paraskate) e FSP (Federação de Skate do Paraná). A apresentação institucional é do Ministério do Esporte e do Governo Federal.
STREET MASCULINO – RESULTADO FINAL
1º – Gabryel Aguilar – 91,30
2º – Ivan Monteiro – 90,85
3º – Matheus Mendes – 79,15
4º – Wallace Gabriel – 72,03
5º – Lucas Rabelo – 56,89
6º – João Lucas Alves – 55,40
STREET FEMININO – RESULTADO FINAL
1ª – Duda Ribeiro – 78,55
2ª – Maria Lúcia – 75,43
3ª – Isabelly Ávila – 67,16
4ª – Carla Karolina – 64,62
5ª – Duda Oliveira – 55,08
6ª – Maria Almeida – 48,83
Foto Gabryel Aguilar: Julio Detefon / STU
Foto Duda Ribeiro: Pablo Vaz / STU
/// FONTE