
Giovanni Vianna – Foto: Julio Detefon / CBSk
Giovanni Vianna (2º), João Lucas Alves (6º), Ivan Monteiro (7º) e Wallace Gabriel (15º) avançaram para as quartas de final da Copa do Mundo de Kitakyushu 2025. Filipe Mota (40º) e Kelvin Hoefler (42º) também representaram a Seleção Brasileira de Street na primeira fase, realizada nesta quinta-feira (27) no Japão, mas não conseguiram se classificar. A sexta-feira (28) será de segunda fase masculina e feminina, também com as presenças de Isabelly Ávila e Pâmela Rosa, totalizando seis nomes do Skateboarding nacional.
Na primeira fase, cada skatista pode realizar duas voltas, valendo como nota final a apresentação de maior pontuação — o formato segue para as quartas de final. Giovanni Vianna garantiu o segundo lugar da classificação geral com um 52.95 logo na primeira volta. O Brasil ainda teve dois nomes no top 10: João Lucas Alves (6º), com um 44.46 na segunda volta, e Ivan Monteiro (7º), com 44.10 também na segunda apresentação. Wallace Gabriel fechou o grupo de brasileiros classificado ficando no top 15 da primeira fase, com um 39.07 na primeira volta.
Clique aqui e confira a classificação completa da primeira fase masculina!
Na preparação para o evento em solo japonês, a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) promoveu três ciclos de treinamento com a Seleção Brasileira ao longo de setembro. Os trabalhos passaram por Imperatriz (MA), São Paulo (SP) e terminaram no Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Esteio e Canoas).
Ao longo da Copa do Mundo, os skatistas contam com o suporte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Skateboarding, formada por Eduardo Dias (presidente da CBSk e chefe de delegação), Bernardo Villano (gerente de Seleções), Rogério Mancha (consultor técnico Street), Julio Gentil “Detefon” (coordenador técnico), Marcelo Barker (mídia), Leo Brasil (fisioterapeuta), Alberto Santos (psicólogo) e Ana Cláudia Rodrigues (assessora técnica).
Copa do Mundo de Kitakyushu Street 2025
Estão classificados para o evento no Japão os/as skatistas do top 30 do ranking mundial. Além deles/as, cada país pôde indicar outros três skatistas por categoria (feminino e masculino), independente da posição ou até mesmo da presença no ranking mundial.
Oito skatistas do ranking mundial entram direto na segunda fase: o top 5 do ranking 60 dias antes da competição e os três nomes que fizeram pódio no último evento realizado.
Formato da competição*
Classificatórias – 2 voltas – vale a melhor
Quartas de final – 40 skatistas – incluindo os pré-classificados* – 2 voltas – vale a melhor
Semifinal – 16 skatistas – 2 voltas e 3 manobras – valem a melhor volta e a melhor manobra
Final – 8 skatistas – 3 voltas e 3 manobras – valem a melhor volta e a melhor manobra
*Oito skatistas do ranking mundial entram direto na segunda fase: o top 5 do ranking 60 dias antes da competição e os três nomes que fizeram pódio no último evento realizado.
Cronograma
Domingo (23) e segunda (24) – treinos – feminino e masculino
Terça (25) – treinos – incluindo pré-classificados – feminino e masculino
Quarta (26) – classificatórias femininas e treino para os pré-classificados
Quinta (27) – classificatórias masculinas e treino para os pré-classificados
Sexta (28) – quartas de final – feminino e masculino
Sábado (29) – semifinais – feminino e masculino
Domingo (30) – finais – feminino e masculino
Circuito Mundial de 2025
Confira o calendário anunciado pela World Skate para a temporada 2025!
Park
Copa do Mundo de Roma 2025 – Ostia (ITA) – 1 a 8 de junho
Campeonato Mundial 2025 – Washington (EUA) – 19 a 26 de setembro – cancelado
Street
Copa do Mundo de Roma 2025 – Roma (ITA) – 8 a 15 de junho
Campeonato Mundial – Washington (EUA) – 21 a 28 de setembro – cancelado
Copa do Mundo de Kitakyushu 2025 – Kitakyushu (JAP) – 23 a 30 de novembro











