CBSK

 

/// INFORMAÇÕES

EndereçoAvenida Paulista, nº 1.313 (prédio da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) - sala 1.010.
CidadeSão Paulo
EstadoSão Paulo
PaísBrasil
CEP04015-051

/// SOBRE

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) foi fundada em 6 de março de 1999 em Curitiba (PR) pela Federação de Skate do Paraná, Associação Porto-Alegrense de Skate, Associação de Skate Londrinense, Associação de Skate da Zona Sul de São Paulo, Associação Brasiliense de Skate e Associação Baiana de Skate.

A partir de 2000 a sede foi transferida para a cidade de São Paulo, onde permanece até hoje. Atualmente são 16 (dezesseis) Federações e 04 (cinco) Associações filiadas à CBSk, em 17 (dezessete) Estados diferentes. A Confederação Brasileira de Skateboarding é a entidade que regulamenta as normas e políticas voltadas ao desenvolvimento do Skate (Skateboarding) no território brasileiro.

 

Seleção brasileira de Skate inicia planejamento para Olímpiadas

 

 

/// SKATE NO MUNDO

Para um melhor entendimento a tradução de Skateboard é patins numa prancha, porém no Brasil ficou conhecido como Skate. Não sabe ao certo como e quando o Skate surgiu, mas foi nos Estados Unidos num processo ao longo da primeira metade do século 20, talvez derivando dos rollers scooters, especie de patinete fabricados a partir de 1900. 

Saiba+

 

/// A HISTÓRIA DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SKATE

Os mais de 20 anos de história da primeira Confederação de Skateboarding do mundo estão registrados nas páginas do livro #SomosTodosCBSk – A história da Confederação Brasileira de Skate

O livro retrata, ao longo das duas primeiras décadas da entidade, as atividades realizadas, eventos promovidos ou homologados, além das principais contribuições para o desenvolvimento do skate brasileiro. A publicação conta ainda com prólogo de Ed Scander e epílogo de Bob Burnquist.

 

Livro destaca a história da Confederação Brasileira de Skate

Saiba+

 

/// SKATE NO BRASIL

Os principais acontecimentos de Skate no Brasil foram pesquisados no livro “A Onda Dura” de Eduardo de Brito, nas revistas Tribo Skate e CemporcentoSkate mais os sites Skatecuriosidade e Skate Cultura. 

Saiba+

 

/// MERCADO DE SKATE NO BRASIL E NO MUNDO

O Mercado do Skate no Brasil conta com mais de R$ 1 bilhão ao ano em venda de roupas e acessórios, com forte potencial de crescimento, segundo pesquisa realizada pela SGI Europe (Sports Good Intelligence) em parceria com a ASF (Adventure Sports Fair) e a promotora alemã de eventos esportivos ISPO.  

Saiba+

 

/// PRINCIPAIS CONQUISTAS

Confira as principais conquistas brasileiras no mundo do skate. 

Saiba+

 

/// PESQUISAS DATAFOLHA

Conheça as pesquisas realizadas pelo instituto Datafolha sobre o número de praticantes de skate no Brasil!  

Saiba+

 

/// OUVIDORIA

A CBSk conta com serviço de ouvidoria, uma ferramenta independente, sigilosa e imparcial. Um ambiente seguro que reforça o comprometimento da entidade com a transparência e a ética. Para mais informações, dúvidas ou sugestões.

Saiba+

 

 

/// CBSK E ONG SOCIAL SKATE

Desde julho de 2020, Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e ONG Social Skate uniram forças para mapear e dialogar com os projetos brasileiros que têm o Skate como ferramenta de inclusão social. A partir desse retrato sobre a realidade de cada instituição, a intenção é identificar de que forma a Confederação e a ONG podem contribuir na evolução e profissionalização dessas iniciativas. 

Saiba+

 

O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 10 às 12h e das 14 às 18h.

O telefone para contato é o (11) 32851239.

/// NOTÍCIAS

Confira nossas matérias mais recentes

Atletas do skate visitam o Cristo Redentor antes do PRO TOUR STU RIO

Na manhã desta terça-feira, dia 11, atletas brasileiros e estrangeiros que participarão do PRO TOUR STU fizeram uma visita especial ao Cristo Redentor, um dos principais cartões-postais do Brasil.

[15:47, 11/11/2025] Erich STU Onida: O Pro Tour STU Rio 2025 já entra em cena nesta quarta-feira (12/11) com o Mini Ramp Pro Attack. Nada menos que 46 dos 96 skatistas que estarão no evento vão “quebrar tudo” – como costumam dizer – na pista mais democrática do skate, montada na Praça Duó, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. No total, são 14 meninas e 32 rapazes, entre brasileiros e estrangeiros, que lutarão pelos troféus da edição.

Será a terceira e última etapa do Mini Ramp Pro Attack na temporada 2025. E, pela primeira vez, a competição foi dividida em gêneros pelo aumento de praticantes…[17:33, 11/11/2025] Erich STU Onida: Pessoal, o Visit Rio, que é um parceiro especial do Pro Tour STU Rio, fez um tour hoje pela Zona Sul com vários skatistas…

Leia mais sobre Atletas do skate visitam o Cristo Redentor antes do PRO TOUR STU RIO
  • 0

Mini Ramp Pro Attack abre Pro Tour STU Rio nesta quarta-feira, na Praça Duó

Competição chega a sua terceira etapa, depois de passar por Porto Alegre e São Paulo, com nada menos que 46 skatistas

O Pro Tour STU Rio 2025 já entra em cena nesta quarta-feira (12/11) com o Mini Ramp Pro Attack. Nada menos que 46 dos 96 skatistas que estarão no evento vão “quebrar tudo” – como costumam dizer – na pista mais democrática do skate, montada na Praça Duó, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. No total, são 14 meninas e 32 rapazes, entre brasileiros e estrangeiros, que lutarão pelos troféus da edição.

Será a terceira e última etapa do Mini Ramp Pro Attack na temporada 2025. E, pela primeira vez, a competição foi dividida em gêneros pelo aumento de praticantes e pelo grande interesse de novas meninas na modalidade. Em Porto Alegre (RS), os títulos ficaram com Raicca Ventura e Luiz Francisco. No último fim de semana, em São Paulo (SP), os campeões foram Dora Varella e Pedro Carvalho.

“Nós, skatistas, nem encaramos a Mini…

Leia mais sobre Mini Ramp Pro Attack abre Pro Tour STU Rio nesta quarta-feira, na Praça Duó
  • 0

Gui Khury bate mais uma vez recorde mundial no VERT e é campeão do Pro Tour STU São Paulo

Neste ano, em Porto Alegre, ele já havia igualado a lenda Bob Burnquist. Agora, no Novo Anhangabaú, beirou a perfeição com a nota 99,00

A pista de VERT montada no Vale do Anhangabaú para o Pro Tour STU São Paulo é assinada pelo dono Sandro Dias, o Mineirinho, mas bem poderia ser patenteada para Gui Khury. O céu parece ser o limite para esse fenômeno do skate. Neste domingo (09/11), ele se sagrou campeão com a maior nota da história na modalidade, um absurdo 99,00, superando sua própria marca (98,00), alcançada na etapa de Porto Alegre neste ano.

Aliás, com o voo alto na capital gaúcha ele havia igualado o feito da lenda Bob Burnquist em uma edição dos X Games. Para se ter uma ideia do nível visto na final de hoje no Novo Anhangabaú, um dos mais tradicionais picos do skate no Brasil, o vice Luigi Cini fez os mesmos 98,00 pontos, ficando bem perto do título na última de suas quatro voltas. O terceiro …

Leia mais sobre Gui Khury bate mais uma vez recorde mundial no VERT e é campeão do Pro Tour STU São Paulo
  • 0