Aos 44, Leandro Macaé supera lendas do skate em evento tradicional da Califórnia e mostra que o esporte vai além das gerações Rayssa e Pedro Barros
Em um dos eventos mais tradicionais da história do skate na Califórnia, o brasileiro natural do Rio de Janeiro, Leandro Macaé, conquistou o 1° lugar na categoria Pro Master na 28a edição anual do Basic Bowl Contest, que reúne skatistas de todo o mundo, e que teve a participação do lendário Christian Hosoi como special appearance atração principal.
Ao vencer skatistas como Mike Santarossa, Jeremy Way e Pat Duffy, Macaé diz estar em forma para seguir adiante nas competições ao longo do ano em sua categoria.
‘’Diante das dificuldades da piscina, por ser uma piscina de fundo de quintal – semelhante as dos anos 70, quando começou o skate, que era para se banhar e não para andar de skate – todo mundo quer competir nesse evento por ser uma pista original como no início. Não existe outro campeonato com essa característica. Nessa modalidade as manobras são diferentes, a posição do corpo também, a técnica é outra, comparada a outras modalidades e estilos de skate, mas mesmo assim consegui e vou continuar treinando, colocando o skate no pé para estar pronto para os próximos campeonatos importantes ao longo do ano”, afirma Macaé que, além de ser skatista profissional pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK) desde 2004, é também técnico de atletas renomados como o prodígio brasileiro Filipe Mota e o prodígio americano Wyatt Hammond. Macaé também é conhecido por seu trabalho com diversos dos top skaters mundiais como Kelvin Hoefler, Virginia Fortes, Lucas Rabelo e também da Bi Campeã mundial Pâmela Rosa durante o ano de 2021, quando se preparava para as Olimpíadas.
O 28th Annual Bowl Contest promovido por Dave Duncam, outra lenda do esporte, é aberto, porém limitado. As primeiras vagas são preenchidas por atletas renomados que estão no circuito mundial do skate e por aqueles que contribuíram para a história do skate no mundo, e por fim, para os que tem técnica e coragem de enfrentar monstros do esporte.
Embora o skate tenha entrado há apenas dois anos para o hall de esportes Olímpicos, tornando-se mais popular entre classes sociais do Brasil, sua prática é, sobretudo um lifestyle para a maioria dos skatistas. Na modalidade skate bowl, é importante lembrar de nomes como Jay Adams, Jim Muir e Jesse Martinez responsáveis por desbravarem algumas das primeiras piscinas de quintal para andar de skate no Sul da Califórnia, dando assim o início a uma nova era que explodiu na revolução concreta de hoje, onde também se aplicam regras.