COMO O BROOKLYN CONSEGUIU SEU PRÓPRIO ESPAÇO DE SKATE ESTILO EUROPEU

Você pode ter visto imagens flutuando no Instagram de uma nova pista de skate gigante em algum lugar no meio de Nova York. Conhecido oficialmente como Under the K Bridge Park , este novo hotspot está escondido ao lado de um centro de reciclagem e pátio de ônibus no meio do norte do Brooklyn.

Na superfície, pode parecer apenas mais um parque público da cidade que foi tomado por skatistas, como Tompkins ou TF West , mas há algo diferente nesse espaço em particular.

K Bridge Park é uma anomalia porque quebra muitas normas que esperamos para espaços públicos recém-construídos em Nova York. Por um lado, é enorme, abrangendo sete acres, e é preenchido com uma tonelada de obstáculos para skate. As saliências e as escadas têm bordas e ninguém está olhando para as rampas, trilhos ou skatistas que estão lá todos os dias.

Então é um parque da cidade, um skatepark adequado ou algo completamente diferente?

Devemos nos preocupar com uma eventual repressão, ou está realmente sendo usado exatamente como foi planejado? Depois de conversar com algumas pessoas nos bastidores, descobrimos a história por trás do parque e quais são os grandes planos para o mais novo local do Brooklyn.

Para esclarecer, o K Bridge Park é designado como um “espaço público aberto”, não um skatepark oficial de NYC, embora tenha bordas para skate – completas com coping de aço – e corrimãos que são naturalmente embutidos para tornar o parque amigável ao skate. Isso significa que ninguém vai passar por aqui para apertar as bordas ou trilhos aqui tão cedo. Na verdade, nem é administrado pela cidade e é administrado por um grupo sem fins lucrativos chamado North Brooklyn Parks Alliance.

“K BRIDGE PARK É DESIGNADO COMO UM ‘ESPAÇO PÚBLICO ABERTO’,
NÃO UM SKATEPARK OFICIAL DE NOVA YORK”

Não é o primeiro parque na área a ser administrado por uma organização privada em vez da cidade, mas é o primeiro a incentivar e permitir que os skatistas saiam e façam suas coisas sem serem expulsos ou incomodados por seguranças e frequentadores esnobes do parque.

A visão do parque começou em 2019, quando a North Brooklyn Parks Alliance garantiu uma doação de US$ 100.000, com o financiamento destinado à contratação de um designer do parque e à realização de sessões comunitárias para contribuir com o projeto. A parte difícil seria descobrir como utilizar um espaço desolado próximo a uma zona industrial empoeirada e torná-lo um projeto atraente que valesse todas as despesas.

Se você der uma olhada rápida no K Bridge Park, ele tem mais em comum com os espaços públicos que você pode ver nas cidades europeias. Embora seja uma praça normal, ela não possui todos os elegantes trabalhos em pedra, bancos de madeira ou estátuas de figuras da era colonial que nos acostumamos a ver nos parques da cidade de Nova York.

Katie Horowitz, diretora executiva da NBPA, explicou que o plano sempre foi fazer algo completamente diferente no K Bridge Park. “Nós finalmente decidimos por uma empresa [de design] chamada Public Work, com sede em Toronto, porque eles projetaram este belo espaço chamado The Bentway , que fica sob a Gardner Expressway em Toronto”, disse ela.

O Bentway de Toronto e o K Bridge Park são semelhantes porque, em termos de design, ambos são considerados “El Spaces” – pontos sob estradas elevadas, pontes e viadutos – então fazia sentido contratar uma empresa que já trabalhava em um projeto semelhante. Durante esta fase, a comunidade local estava surpreendentemente de acordo , sem interesses concorrentes retardando o processo. Como Katie explicou: “O espaço em si era tão inesperado que as pessoas não sentiam a propriedade que sentem com os parques mais próximos de suas casas”.

O K Bridge Park sempre teve a intenção de ter elementos amigáveis ​​ao skate embutidos no design, o que é algo raramente, ou nunca, visto antes nos EUA.

O arquiteto Jim Lau sabia que muitos dos elementos urbanos em seu campo – como bancos e plantadores – eram obviamente patináveis ​​por trabalhar em praças e parques ao longo de sua carreira de 30 anos. Ele colocou assim: “Eu nunca o projetei para não ser patinável. Uma altura de assento de 18 polegadas? Essa é a altura perfeita do assento. Mas, de certa forma, essa é a altura perfeita para as pessoas trabalharem também.”

“O K BRIDGE PARK SEMPRE TEVE A INTENÇÃO DE TER ELEMENTOS AMIGÁVEIS ​​AO SKATE EMBUTIDOS NO DESIGN, O QUE É ALGO RARAMENTE, OU NUNCA, VISTO ANTES NOS EUA”

Os designers também se certificaram de trabalhar com materiais que fossem fortes o suficiente para suportar o desgaste que viria da patinação no parque. Asfalto e concreto eram alternativas mais baratas para pedras mais caras comumente encontradas em parques públicos, como o granito, e por acaso faziam roll-ups, triturações e deslizamentos suaves. Grande parte do alvoroço contra a patinação em espaços públicos vem da preocupação com a destruição de propriedades, mas com o uso de materiais tão acessíveis e utilitários, as preocupações foram diminuídas.

O K Bridge Park não recebe financiamento estatal, por isso gera receita hospedando e alugando o espaço para eventos no local. Os fundos vão para a manutenção do parque, serviços públicos e, eventualmente, programação gratuita. Embora seja atualmente um destino popular de skate, também pode ser usado por outros grupos, o que pode abalar a atual dinâmica amigável ao skate atualmente em vigor.

Dito isto, o K Bridge Park tem sido até agora uma experiência bem-sucedida que, esperamos, levará a projetos semelhantes no futuro. Permitir que os skatistas tragam obstáculos de skate para viver ao lado dos elementos permanentes é parte do motivo pelo qual o parque se tornou tão popular tão rapidamente. O laissez-faire adotado pela administração do parque o tornou um dos espaços mais convidativos da região (apesar do barulho e da poeira) e tem sido um bom exemplo de como criar espaços públicos que atendam efetivamente às necessidades e desejos dos uma comunidade.

“A ABORDAGEM LAISSEZ-FAIRE ADOTADA PELA ADMINISTRAÇÃO DO PARQUE O TORNOU UM DOS ESPAÇOS MAIS CONVIDATIVOS DA REGIÃO”

Espero que o que estamos vendo no K Bridge Park seja uma tendência que continue em outros espaços multiuso em Nova York e nos EUA daqui para frente. O skate se tornou mais comum de se ver, e sua estreia olímpica deu mais visibilidade do que antes, então esperamos que os estigmas que alguns não-skatistas associam a pontos de skate e parques de skate continuem a diminuir.

Para comparar, conversei com Steve Rodriguez, uma lenda do skate e ativista local de Nova York, sobre cidades como Copenhague, onde andar de skate em espaços públicos é visto como menos ameaçador. “Acho que há muita propriedade por parte do público de ‘Não, este é o meu espaço apenas na América.’ Você não encontra isso no Israels Plads em Copenhague , onde é uma grande fonte vazia com pessoas andando de skate , andando de bicicleta por toda parte e fazendo piquenique”, disse ele.

Para que os EUA alcancem e maximizem espaços públicos preciosos em suas cidades mais populosas, pode valer a pena adotar modelos semelhantes mais amplamente em todo o país.

Escrito por: Kenny Ramos
Fotos por: Larry Lanza

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Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp