Em coletiva, skatistas ‘manezinhos da Ilha’ enaltecem qualidade das pistas do Skate Park do Abraão

Ao lado do prefeito Topázio Neto, alguns dos principais nomes do skate e paraskate falam sobre etapa de abertura do STU National


Nada como estar em casa, em Florianópolis (SC), com pistas novíssimas, de qualidade indiscutível e padrão internacional. O Skate Park do Abraão, que ganhou vida e se tornou um complexo de alto nível, foi o tema que tomou conta da coletiva de imprensa que abriu a temporada do STU National 2024, nesta quinta-feira (01/02). Na companhia do prefeito Topázio Neto, os skatistas catarinenses, também carinhosamente conhecidos como “manezinhos da Ilha”, Yndiara Asp, Isadora Pacheco e Kalani Konig, além do paraskatista paulista Vini Sardi, falaram sobre o que esperam da etapa de abertura do circuito brasileiro de skate, que entra em cena nesta sexta-feira (02/02).

Topázio Neto – prefeito de Florianópolis

“Nós, como manezinhos, ficamos muito honrados de receber todos os skatistas aqui em Florianópolis. Dos 72 atletas, já soube que 12 são daqui. Ao lado do STU, estamos preparando uma grande festa do skate para receber todo mundo. Essa instalação que acabamos de entregar é não só para os skatistas, mas também para toda a cidade. É o nome de Floripa para o mundo, para os Jogos Olímpicos que se aproximam. A cidade deve muito a vocês (atletas) e essa é apenas uma pequena retribuição à representatividade de cada um. Outro dia até falava com o Pedro (Barros), que me disse: ‘Prefeito, quando fizer uma pista na cidade, faça uma profissional, a melhor do mundo, porque só nas boas pistas que surgem os bons skatistas”. E, segundo ele, ficou fantástica”.

Isadora Pacheco – Park

“Sou manezinha da Ilha, com 18 anos muito bem vividos aqui. Estava até falando com o prefeito que, se já não queria sair de Floripa antes, com essa pista agora é que não vou sair mesmo. Nada me tira mais daqui. Estou muito feliz porque é certo que essa pista de Park vai puxar muito o nível do skate aqui, por ser de padrão mundial. É um grande presente para os atletas e para a sociedade. A gente já vê pessoas aqui da comunidade acompanhando nossos treinos de perto e se interessando pelo esporte. Viemos do Mundial de Roma, no fim do ano passado, e dá para dizer que essa pista aqui é bem semelhante à de lá. Daria facilmente para termos uma etapa do Mundial aqui a partir de agora. Vamos ‘quebrar tudo’ em casa já nessa primeira etapa do STU. Vivo um momento especial, com o título brasileiro de Park, conquistado lá em Recife, etapa que marcou minha vida. E a expectativa continua alta. Ainda mais começando aqui na Ilha, com meu pai e minha mãe na torcida, até meu avô e minha avó, os amigos todos… Esperança e fé que vai dar tudo certo”.

Yndiara Asp – Park

“Sou nascida e criada aqui em Florianópolis, ali na Lagoa da Conceição, e é um orgulho representar Floripa pelo mundo. Essa nova pista vai proporcionar evolução, surgirão também novos talentos, e fico feliz de poder ajudar de certa forma. E ela já vai abrir o nosso circuito brasileiro e todos já poderão ver tudo isso de perto. Só temos a agradecer à Prefeitura, ao STU e a todos os demais que apoiam o skate. É uma pista de alta qualidade, não tem nenhuma imperfeição. O pudim dela, que é aquele obstáculo central, é um dos melhores que temos em pistas do Brasil e de fora. E a pista estará aí todos os dias para nós podermos treinar. Floripa merecia um espaço como esse. Às vezes, tínhamos que viajar para São Paulo e outras cidades, para boas pistas de Park, e agora teremos uma desse nível na nossa casa. Sem falar da energia da Ilha, da família e dos amigos para celebrar e fazer o que a gente ama ao lado deles, o que é muito especial. Todas as influências que a gente teve para hoje estar aqui, a nossa base, o que nos formou para o skate, vieram de Floripa. E hoje somos influência para novas gerações, e essa pista dará continuidade a essa história muito forte que a cidade tem com o esporte. Mais uma vez, só tenho a agradecer. Que cada vez mais possam investir e incentivar o esporte, porque muda vidas, transforma, educa e ensina lições, como lidar com nós mesmos e com as outras pessoas. É uma verdadeira escola e vale o investimento”.

Kalani Konig – Park e Street

“É muito bom ter o STU de volta a Florianópolis, cidade onde nasci e cresci. O último evento que teve foi na Costeira, há alguns anos. Estou muito feliz de estar aqui e poder presenciar uma pista desse nível. Posso garantir que já é uma das melhores que temos hoje no Brasil e no mundo. O show de skate a partir de amanhã é certo. Será uma vibe única, todos que conhecem Floripa sabem como é, pessoas incríveis. A pista de Street também ficou muito boa, não deixa a desejar a nenhuma outra. Temos uma outra aqui na Trindade de muito bom nível. Enfim, não nos faltam opções. Agora basta entrarmos lá e fazer uma bonita festa para todos que virão nos acompanhar. E é certo que a casa estará cheia”.

Vini Sardi  Paraskate

“Sou o único da mesa que não sou daqui, mas costumo dizer que tenho um carinho muito grande por Florianópolis, porque foi onde me apaixonei pelas transições e, hoje, sou campeão do Paraskate Park graças à cidade. O que todos podem esperar é um show da modalidade na nossa final de domingo. Sou de São Paulo, já tive esse sentimento de competir em casa, e sei que faz a diferença. E não tenho dúvida de que essa pista, como legado, vai trazer outros super talentos também no Paraskate, porque a Ilha merece. E fico feliz e satisfeito por fazer a minha parte e encantar o público, sempre motivando outras pessoas. Só pra finalizar, é bom lembrar que estamos trabalhando junto à Prefeitura de Florianópolis para transformar a cidade na capital do paradesporto, com a ideia também de trazer um campeonato só de Paraskate”.

O STU National de Florianópolis tem o patrocínio Master do Banco BV, um dos maiores bancos do país, e conta com patrocínios da Prefeitura de Florianópolis e da Monster Energy. Eletromídia e Altermark são as parceiras oficiais, com Drop Dead e Associação Brasileira de Paraskate como apoiadoras. O evento é homologado pela CBSk, a Confederação Brasileira de Skate.

PROGRAMAÇÃO:

02/02 (sexta-feira)

9h às 10h30 – Treino livre Street masculino

9h às 10h30 – Treino livre Park masculino

10h – Abertura para o público

10h30 às 13h30 – Classificatória Street masculino (ao vivo TikTok STU)

10h30 às 14h – Classificatória Park masculino (ao vivo TikTok STU)

13h30 às 14h10 – Treino livre Street feminino

14h às 15h30 – Treino livre Park feminino

14h10 às 14h50 – Treino livre Street masculino

15h às 16h20 – Repescagem Street masculino (ao vivo TikTok STU)

15h30 às 16h20 – Treino livre Park masculino

16h30 às 17h30 – Treino livre Street feminino

16h30 às 18h05 – Repescagem Park masculino (ao vivo TikTok STU)

18h50 às 19h50 – Treino livre Paraskate Park

03/02 (sábado)

8h15 às 9h45 – Treino livre Street feminino

9h45 às 11h15 – Treino livre Street masculino

10h45 – Abertura para o público

11h15 às 12h45 – Treino livre Park masculino

11h15 às 12h45 – Semifinal Street feminino (ao vivo SporTV3 e TikTok STU)

12h45 às 14h15 – Aquecimento Park feminino

12h45 às 14h15 – Semifinal Street masculino (ao vivo SporTV3 e TikTok STU)

14h15 às 15h – Aquecimento Park masculino

15h às 16h – Semifinal Park masculino (ao vivo SporTV3 e TikTok STU)

16h às 17h45 – Semifinal Park feminino (ao vivo SporTV3 e TikTok STU)

04/02 (domingo)

10h30 – Abertura para o público

9h às 10h – Treino Paraskate Park

10h às 11h – Treino livre finalistas Street feminino

10h às 11h – Treino livre finalistas Park masculino

11h às 12h – Treino livre finalistas Street masculino

11h às 11h50 – Final Park masculino (ao vivo Verão Espetacular, TV Globo)

13h às 13h50 – Treino livre finalistas Park feminino

14h às 14h50 – Treino final Street feminino

14h às 15h – Final Paraskate Park (ao vivo TikTok STU)

15h às 15h45 – Final Street feminino (ao vivo SporTV3 e TikTok STU)

16h às 16h50 – Final Park feminino (ao vivo SporTV3 e TikTok STU)

16h às 16h50 – Treino final Street masculino

17h às 17h45 – Final Street masculino (ao vivo SporTV3 e TikTok STU)

18h às 18h40 – PREMIAÇÃO

Fotos: Thiago da Luz/Divulgação STU

Siga as nossas redes:

Instagram: @skatetotalurbe

TikTok: @skatetotalurbe

Linkedin: @skate-total-urbe

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp

02/02/2024 11:56 AM

702 visualizações, 0 hoje