Etapa do Recife do STU National é aberta oficialmente por prefeito e skatistas

João Campos e sete atletas batem um papo com a imprensa às vésperas da quarta e última etapa do circuito brasileiro 2023

Skate é essência, é cultura, é leveza, é forma de se expressar e de conviver, está acima de qualquer competição, pódio ou medalha de ouro. Em boa parte das modalidades esportivas, a disputa é maior do que a própria celebração do esporte. E o skate, para quem vê de fora, é bem diferente, é um torcendo pelo outro e, ainda assim, nossos atletas orgulham o país levando o Brasil ao topo do mundo. Palavras literais proferidas pelo prefeito de Recife, João Campos, que fez questão de receber skatistas e jornalistas numa coletiva de imprensa que abriu oficialmente a etapa de encerramento do STU National 2023.

Em primeira mão, ele ainda anunciou que, para o próximo ano, lançará mais um equipamento de skate na cidade, que já conta com um complexo de nível internacional na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro. Justamente o local que, pelo segundo ano consecutivo, receberá a última etapa do circuito brasileiro e conhecerá os campeões das modalidades Street e Park, tanto no feminino quanto no masculino. A competição, inclusive, começa nesta sexta-feira (10/11), com as eliminatórias dos rapazes. As meninas só entram nas pistas no sábado, a partir das semifinais. Todas as finais serão disputadas no domingo.

Ao lado do prefeito, parte dos 72 skatistas inscritos para a etapa de Recife falou sobre a expectativa que os cerca. Para alguns deles, como Pâmela Rosa e Lucas Rabelo, do Street, a oportunidade de andar pela primeira vez ali. Para Dora Varella e Augusto Akio, ambos do Park, o retorno a um lugar onde foram finalistas em 2022. E o que dizer da talentosa Maytê Pires, de apenas 12 anos, que com certeza terá toda a torcida da casa?! Assim como os também recifenses Marcelo Batista e o paraskatista e referência Og de Souza. Todos eles bateram esse papo com a imprensa e se mostraram ansiosos.

Pâmela Rosa – Street

“Muito feliz de poder estar aqui em Recife, tenho familiares aqui, meus avós moram no interior. É muito gratificante porque será a primeira vez que estarei nessa pista. Não pude vir no ano passado por conta de uma lesão. Mais do que competir, estamos aqui para nos divertir e divertir quem vier nos prestigiar e aproveitar esse momento”.

Lucas Rabelo – Street

“Apesar de ser de bem perto, de Fortaleza, essa é minha primeira vez aqui em Recife e posso dizer que me sinto em casa. Já pude treinar hoje cedo e vi que é uma pista com obstáculos de vários tamanhos e possibilidades diferentes de buscarmos nossas linhas. É importante ter um complexo desse aqui, de onde poderão surgir muitos talentos. E a expectativa é a melhor possível para os próximos dias. Que as pessoas possam curtir como a gente”.

Marcelo Batista – Street

“Nasci em Recife e tive que viajar o Brasil e o mundo para ir atrás do meu sonho. Comecei a andar por aqui quando essa pista nem existia e é sempre muito legal voltar e ver no que a Rua da Aurora se transformou, o que só incentiva a mais pessoas andarem de skate. Quando voltei aqui no ano passado para disputar o STU, falei para minha mãe: ‘mãe, vai ter um campeonato em Recife!’ Ela respondeu, sem entender: ‘como assim?!’ Pela primeira vez ela me via andando, assim bem de perto. E, como mãe, logo disse: ‘cuidado, meu filho, é perigoso’. Legal demais estar de volta”.

Maytê Pires – Street

“Estou muito feliz de poder participar mais uma vez do STU. Fui convidada a correr e fico até emocionada de estar aqui ao lado desses skatistas incríveis. É muito gratificante poder andar de skate por esse Brasil todo. Já estou há duas semanas treinando nessa pista, que é irada. Espero mostrar o que sei. Vai ser bem divertido”.

Dora Varella – Park

“Estive aqui no ano passado, amo Recife, estava bem ansiosa para voltar. Já tem um ano e mal lembrava que a pista do Park era tão boa. É divertida e de muita qualidade, de nível internacional. Ela favorece várias manobras e quero dar o meu melhor. Até cheguei antes para aproveitar outras coisas na cidade, mas agora chegou a hora de competir e de se divertir. Vivo um bom momento, venho de um título no STU Open Rio, o que me deixa ainda mais animada para fazer um bom papel aqui também”.

Augusto Akio – Park

“Primeiramente, queria dizer que acho muito bonito o circuito começar lá em Criciúma, Santa Catarina, ir até Porto Alegre, subir pra São Paulo e, agora, chegar ao Nordeste, aqui em Recife. Isso me deixa muito feliz e satisfeito de fazer parte desse movimento do esporte e da saúde. E que ele possa se expandir ainda mais. Estou esperando um nível bem elevado, porque o nível de manobras dos atletas só vem aumentando nos últimos anos. A pista do Park aqui tem um formato com paredes um pouco mais baixas, o que proporciona, digamos, um nível mais democrático, em que todos podem se destacar”.

Og de Souza – Paraskate

“Sou o mais velho aqui, tanto de skate quanto de idade. Fico feliz de o STU trazer mais uma vez a etapa final para o nosso Recife, que de novo vai coroar os campeões da temporada. E promete, porque o nível dos paraskatistas é muito bom. Teremos os melhores nomes do país aqui e só queria agradecer à organização e também à Prefeitura, que assumiu esse compromisso com o skate, não só com esse equipamento na Rua da Aurora, mas como o do Parque Santana e de outros. Recife está recheado de pistas e temos que nos orgulhar disso. O skate é meu grande amor. Às vezes, as pessoas não têm o que fazer, reclamam da vida, mas não podemos esquecer que a vida é o bem maior que a gente tem. Quando descobri que, além de estar vivo, eu podia andar de skate, o prazer passou a ser enorme”.

Prefeito João Campos

“No ano passado, tivemos a oportunidade de receber pela primeira vez na nossa terra uma etapa do STU. E ainda deixamos para nossa cidade esse legado maravilhoso, um complexo de padrão internacional. Nenhum outro lugar aqui no Nordeste tem um equipamento como esse. E o sucesso foi tão grande, não só da competição, mas por tudo que a envolveu, que não poderíamos deixar de trazer para cá novamente. A inclusão que o skate traz é incrível. Eu, como admirador do esporte, percebo a importância que ele tem ainda mais depois de se tornar olímpico. O ambiente dentro e fora das pistas é bonito de se ver. A cidade passou a ter essa prioridade na agenda, para que se perpetue no nosso calendário. Que possamos ser inspiração, através dessa juventude, para revelar mais e mais nomes, e trazer mais e mais crianças para a prática de esportes”.

O STU National do Recife é apresentado pelo Banco BV, patrocinado pela Prefeitura do Recife, Recentro, Monster Energy, Oi, Tiger e Esportes da Sorte, e homologado pela CBSk. Os parceiros oficiais são Baw, CBSk, Altermark e Eletromidia, além do apoio da ABPSK e da Drop Dead. A Transamerica Prestige é o hotel oficial.

PROGRAMAÇÃO STU NATIONAL RECIFE:

Sexta-feira (10/11)

8h50 às 9h35 – Treino livre Paraskate Street

9h às 11h – Treino livre Park feminino

9h35 às 11h05 – Treino livre Street feminino

11h às 15h – Treino livre Park masculino

11h05 às 14h50 – Treino livre Street masculino

14h50 às 19h – Eliminatórias Street masculino (ao vivo TikTok STU)

15h às 19h – Eliminatórias Park masculino (ao vivo TikTok STU)

19h às 20h – BEST TRICK TIGER

Sábado (11/11)

9h às 10h – Treino livre Paraskate Street

10h às 12h – Treino livre Street feminino

10h15 às 11h45 – Treino livre Park feminino

12h20 às 13h50 – Semifinal Street feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

13h50 às 15h50 – Semifinal Park feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

15h50 às 17h20 – Semifinal Street masculino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

15h50 às 17h20 – Treino livre Park masculino

17h20 às 19h20 – Semifinal Park masculino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

19h30 às 20h20 – MONSTER VISION

Domingo (12/11)

10h às 11h – Treino livre finalistas Paraskate Street

11h às 12h – Final Park masculino (ao vivo Esporte Espetacular, TV Globo)

12h50 às 13h50 – Treino livre finalistas Street feminino

13h às 13h50 – Treino livre finalistas Park feminino

13h50 às 15h – Final Park feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

13h50 às 14h50 – Treino livre finalistas Street masculino

15h às 16h – Final Paraskate Street (ao vivo TikTok STU)

16h às 17h10 – Final Street feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

17h10 às 18h20 – Final Street masculino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

Siga as nossas redes:

Instagram: @skatetotalurbe

TikTok: @skatetotalurbe

Linkedin: @skate-total-urbe

Fotos: Julio Detefon/Divulgação STU

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp