Helena Laurino: do título do Park no STU National Curitiba direto para a sala de aula

As férias escolares da skatista paulista, de apenas 13 anos, terminam na quarta-feira. Mas levará mais um troféu na mochila

Uma pequena notável que não cansa de encantar a todos nas pistas de skate Brasil afora. Neste domingo (27/07), no Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding, no Complexo Esportivo Tarumã, não foi diferente. A paulista Helena Laurino, de apenas 13 anos e 1,45m, foi a campeã da modalidade Park da etapa de Curitiba do STU National. Digamos que os amigos da turma do colégio ficarão muito felizes com o retorno das férias, nesta semana.

Foi logo o que veio à mente de Heleninha assim que conquistou mais um título de STU nesta temporada – na etapa de abertura, o terceiro lugar em Criciúma e, na sequência, sagrou-se campeã em Florianópolis. Na quarta-feira, ela chegará à Escola Móbili, em São Paulo, não só com mais um troféu na mochila, mas também com a liderança do ranking 2025 da modalidade Park. Saudade das aulas do oitavo ano, mas nem tanto.

“Não é tão ruim assim voltar às aulas porque vou reencontrar meus amigos. Tive um longo e proveitoso mês de férias, e voltar com mais um título é bom demais! Então, chegarei bem animada”, disse Heleninha, campeã com a nota 85,69, apenas alguns décimos à frente de Flavia Haraguchi, que finalizou com um 85,33. Quem completou o pódio foi a atleta olímpica nos Jogos de Tóquio, Yndiara Asp, que fez 81,79.

Helena Laurino admite que tem um carinho especial pela pista de Curitiba. Afinal, foi nela que, em 2023, ano de inauguração do complexo de skate da capital paranaense, hoje centro de treinamento da seleção, que ela se sagrou campeã brasileira amadora de Park, aos 11 anos. Ali os olhos do esporte do shape sobre rodinhas já se arregalavam diante daquele talento que se aflorava. Apenas dois anos depois, a confirmação.

“Fiquei muito feliz hoje porque consegui acertar todas as manobras que planejei. Treinei bastante para esse campeonato e, quando tudo sai como a gente imagina, é uma realização muito grande. Ainda mais numa pista como essa, a melhor de todas que já andei, a que mais gosto aqui no Brasil. Queria aproveitar para agradecer a todos que torceram por mim. Era uma energia muito boa que vinha de fora, o que faz a diferença”, vibrou.

O STU National de Curitiba tem patrocínio Master do Banco BV, um dos maiores bancos do país, e conta com patrocínios de Red Bull, Heineken 00, Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná e Petrobras. O evento é homologado pela CBSk, a Confederação Brasileira de Skateboarding, e tem como parceiros especiais a Sanepar e a Outdoor Mídia, com apoio de Drop Dead, ABPSK (Associação Brasileira de Paraskate) e FSP (Federação de Skate do Paraná). A apresentação institucional é do Ministério do Esporte e do Governo Federal.

PARK FEMININO – RESULTADO FINAL

1ª – Helena Laurino – 85,69

2ª – Flavia Haraguchi – 85,33

3ª – Yndiara Asp – 81,79

4ª – Fernanda Galdino – 77,96

5ª – Sofia Godoy – 75,00

6ª – Lua Vicente – 50,00

Fotos: Pablo Vaz / STU

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp