Skatistas chegam ao STU National Street Finals, em Brasília, podendo se tornar campeões brasileiros de skate pela primeira vez




A temporada 2025 do circuito brasileiro de skate da modalidade Street chega ao fim daqui a menos de dez dias. A capital Brasília conhecerá seus campeões no dia 26, numa nova pista, prestes a ser inaugurada no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, mais um legado da plataforma STU. É o STU National Street Finals, última e decisiva etapa, que tem como líderes do ranking a baiana Maria Almeida e o paulistano Gabryel Aguilar, ambos atrás de um título inédito na carreira.
Maria Almeida, 18 anos, natural de Lauro de Freitas (BA), anda de skate há apenas quatro anos, quando se encantou pelo esporte ao ver a hoje amiga Rayssa Leal conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. De lá pra cá, faz seu ano mais sólido nas pistas. Na etapa de abertura do STU National 2025, em Criciúma, o título. Na sequência, o terceiro lugar em Florianópolis e o sexto em Curitiba, liderando com 104.880 pontos – Duda Ribeiro aparece na cola (102.069).
“Às vezes paro para refletir e lembro que estou bem perto de me tornar campeã brasileira. É algo que nem acredito! Independentemente do resultado final em Brasília, estou muito feliz pelo meu desenvolvimento nesses anos. Mais feliz ainda por me manter andando de skate e sempre ao lado dos meus amigos nas etapas do STU, que realiza os campeonatos em que mais gosto de estar. Estou bem ansiosa. Seja o que Deus quiser”, desabafou Maria.
De estilo extrovertido e irreverente, que costuma trazer o público para o seu lado, Maria reforça que o STU foi responsável por abrir sua mente em relação ao skate e que a fez se apaixonar pelo esporte, hoje não só sua vida como seu jeito de ser e estar. Exatamente o que ela espera mostrar numa pista de 800m2 que será novidade para todos os skatistas, projeto da empresa Rio Ramp Design que contará com obstáculos que farão referência a obras da capital.
“Sempre faço questão de agradecer muito ao STU e a todos os envolvidos pela importância que têm na minha vida. Por isso que cada etapa é algo muito especial pra mim. E é legal demais ver toda galera sempre unida, uma verdadeira família. O público percebe isso e a energia passa a ser ainda maior. Contagia mesmo. Agora, chegou a hora do Street Finals e vamos dar o nosso melhor para que todos curtam um grande evento”, completou.
No masculino, temporada quase perfeita de Gabryel Aguilar
Entre os homens, a luta mais destacada manobra a manobra em 2025 tem sido entre Gabryel Aguilar e Ivan Monteiro, atual campeão brasileiro. Em Criciúma, Ivan em primeiro, Gabryel em segundo. Em Floripa, título para Gabryel e Ivan em terceiro. E, em Curitiba, novamente Gabryel campeão e Ivan em segundo. No ranking, Gabryel tem 140.000 pontos contra 124.000 de Ivan. Certeza de que Brasília verá mais um show dos melhores nomes do skate nacional.
“Nem sei o que dizer sobre essa possibilidade de ser campeão brasileiro. Se acontecer, claro que seria especial, por já estar aí há um tempo no skate. O que mais vale é andar e me divertir. Somos todos amigos ali na pista e queremos o melhor um para o outro. Tudo bem que é campeonato e tem título em jogo, mas vai levar quem colar as melhores manobras e levantar mais o público. É seguir sempre focado e fazer o que sei. Será uma festa linda”, analisou Gabryel, 25 anos.
E os ingressos continuam disponíveis. E melhor: de forma gratuita. Basta acessar o site da Zig Tickets (clique aqui) e seguir todas as orientações. O ingresso permite acesso à arquibancada mediante à disponibilidade de lugar. E também dá direito às áreas comuns, como ativações, praça de alimentação, à feira URB e aos shows do dia. Vale reforçar que cada pessoa pode retirar até 2 ingressos e o acesso se dará mediante à apresentação do ingresso e à entrega de 1kg de alimento não perecível.
O STU National de Brasília tem o patrocínio Master do Banco BV, um dos maiores bancos do país, e conta com patrocínios da Petrobras, da Red Bull e da Heineken 00, além dos parceiros especiais Instituto Heineken, Mini Kalzone e Embratur. Com apresentação institucional do Ministério do Esporte e do Governo Federal, tem apoio da FSKDF, da ABPSK, da Drop Dead, do Instituto Conecta e da Secretaria de Esportes Governo do Distrito Federal. O evento é homologado pela CBSk, a Confederação Brasileira de Skateboarding.
Fotos Maria Almeida: Pablo Vaz / STU
Fotos Gabryel Aguilar: Julio Detefon / STU
/// FONTE
