Na modalidade Park, Augusto Akio e Isadora Pacheco avançam com moral para finais em Criciúma

Skatistas tiram as maiores notas das semifinais e narram o que fizeram dentro da pista. Torcida elegeu ambos como os ‘queridinhos’

Simpatia gera empatia. Na vida e no esporte. A torcida de Criciúma, que lotou as arquibancadas do Parque da Prefeitura, escolheu seus “queridinhos” nas semifinais da modalidade Park do STU National, fruto da energia que emanava dos dois à beira da pista. No masculino, Augusto Akio, seus malabares e um skate para lá de técnico. No feminino, Isadora Pacheco, que, apesar de não ser da casa, é catarinense de Florianópolis e já trazia a galera toda para seu lado. Cumplicidade que levou ambos a chegarem às suas finais com as maiores notas. E ainda narraram seus feitos.

A fase de Augusto Akio, o Japinha, é mesmo bem especial. Atual terceiro do ranking mundial e melhor brasileiro na corrida olímpica rumo a Paris-2024, faltando apenas dois eventos para a confirmação das vagas, ele já tinha feito a maior das notas entre os 24 skatistas nas eliminatórias de sexta. Neste sábado, arrancou dos juízes um 85,50 logo na primeira de suas três voltas e, mais uma vez, nenhum outro conseguiu superá-lo. Curioso que a segunda maior nota das semifinais também saiu desta bateria pesada, com Pedro Carvalho fazendo um 84,16.

“Por volta, nossa apresentação é de 45 segundos. Uma manobra é executada em torno de 4 a 5 segundos, do momento em que você se direciona ao obstáculo até o ponto em que conclui ela. Quando a volta é planejada, mesmo sabendo o quão arriscado é, você leva em consideração as probabilidades com a convicção de acertá-las. Tudo isso sem falar na velocidade que é necessária para já mandar a manobra seguinte. Estamos sempre em busca da evolução, atrás de algo novo e criativo. Quando planejo uma volta de campeonato, já é visando a classificação”, ensinou Japinha.

Assim como aconteceu com Japinha, Isadora Pacheco era festejada pela galera toda vez que seu nome era anunciado nos alto-falantes. Depois de finalizadas as três baterias, com quatro skatistas em cada uma delas, Isa terminou com a maior nota (75,85) e fez questão de agradecer a todos. Por ser de Floripa, ela afirma que é sempre muito especial estar em Criciúma, cidade pela qual também tem um carinho enorme. Neste domingo, espera poder retribuir ainda mais. E mira o maior dos objetivos:

“Fiz uma primeira volta que tinha planejado mesmo, mas era um teste também, porque, no meio da linha, queria adicionar uma manobra a mais. Mas vi que não conseguiria finalizar ela bem, com o que queria. Daí, na segunda volta, tirei essa parte e consegui terminar bem, indo até mais alto nas paredes. Ainda faltou uma manobra que queria, mas guardo essa na manga para a final. E vou com sangue nos olhos. Quero chegar com uma volta mais forte para não deixar dúvidas. Essa pista proporciona um alto nível de skate e vamos com tudo”.

A etapa de Criciúma do STU National 2024 é apresentada pelo Banco BV e tem como patrocinador master a Petrobras, além de patrocínios do Governo Federal, da Monster Energy, da Prefeitura de Criciúma, da Fundação Municipal de Esportes e da Tiger. É homologada pela CBSk e tem como parceiro especial a Kenner, além dos parceiros oficiais Mini Kalzone e Nações Shopping. O apoio é da Drop Dead e da ABPSK.

RESULTADO PARK MASCULINO

(os 6 classificados para a final)

BATERIA 1

1º – Luiz Francisco – 83,99 (classificado)

2º – Weslley Alves – 82,37 (classificado)

3º – Murilo Peres – 80,00

4º – Pedro Quintas – 60,00

BATERIA 2

1º – Kalani Konig – 84,12 (classificado)

2º – Mateus Guerreiro – 81,57 (classificado)

3º – Pedro Vita – 79,00

4º – Ian Poleto – 72,42

BATERIA 3

1º – Augusto Akio – 85,50 (classificado)

2º – Pedro Carvalho – 84,16 (classificado)

3º – Gui Khury – 81,07

4º – Hugo Montezuma – 79,89

RESULTADO PARK FEMININO

(as 6 classificadas para a final)

BATERIA 1

1º – Lua Vicente – 67,64 (classificada)

2º – Victoria Bassi – 67,17 (classificada)

3º – Manuela Tomitake – 65,17

4º – Emily Antunes – ausente

BATERIA 2

1º – Sofia Godoy – 75,52 (classificada)

2º – Dora Varella – 73,17 (classificada)

3º – Maitê Demantova – 72,79

4º – Lara Vargas – 58,50

BATERIA 3

1º – Isadora Pacheco – 75,85 (classificada)

2º – Fernanda Tonissi – 75,00 (classificada)

3º – Marina Praxedes – 66,57

4º – Helena Laurino – 64,81

PROGRAMAÇÃO:

Domingo (24/03)

10h – Abertura para o público

10h às 11h – Treino livre Park feminino

11h às 12h – Treino livre Park masculino

11h às 11h45 – Final Street masculino (ao vivo Verão Espetacular, TV Globo)

14h às 15h – Final Park feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

15h às 16h – Final Paraskate Street (ao vivo TikTok STU)

16h às 16h55 – Final Street feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

16h55 às 17h55 – Final Park masculino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

18h às 18h40 – PREMIAÇÃO

Fotos: Julio Detefon/Divulgação STU

Siga as nossas redes:

Instagram: @skatetotalurbe

TikTok: @skatetotalurbe

Youtube: STU Channel

Linkedin: @skate-total-urbe

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp