No Park, Luizinho conquista etapa e campeonato e, no feminino, Yndiara leva Recife e Raicca, a temporada

A terceira e última etapa do STU National revelou não só os campeões no Recife como quem conquistou o circuito brasileiro de skate 2022


O STU National 2022 terminou neste domingo (18/09) e o Recife teve o privilégio de conhecer todos os campeões brasileiros da temporada. No Park, destaque para Luiz Francisco, o Luizinho, que não só conquistou a terceira e última etapa, realizada na Rua da Aurora, como garantiu o título geral. No feminino, festa para duas skatistas em especial: Yndiara Asp subiu ao lugar mais alto do pódio na capital pernambucana, mas foi Raicca Ventura quem levou para casa o troféu de campeã nacional.

Os primeiros a entrar na pista neste domingo foram os rapazes. Num nível altíssimo, assim como já havia acontecido nas semifinais, o difícil foi ser juiz para avaliar tantas voltas e manobras de qualidade. Na final, cada skatista tem direito a quatro voltas de 40 segundos, valendo a maior delas. Luizinho praticamente já estava garantido com o título da etapa antes de entrar pela última vez na pista, com a nota 82,67 – único a passar da casa dos 80. Mas ainda conseguiu fazer a nota 90,00, fora da curva, levando a galera à loucura. E se sentiu em casa.

“Nunca tinha vindo competir no Recife e no Nordeste. Pouca gente sabe, mas meu avô, que faleceu há dois anos, morava aqui, tenho tias e primos aqui. Por isso foi ainda mais especial estar na cidade e poder mostrar para todo mundo o nosso skate. Além disso, felicidade é pouco por dividir pela primeira vez um pódio do STU com meu irmão (André Mariano). É até difícil explicar de tão perfeito que foi esse dia”, vibrou Luizinho, que também foi campeão em Criciúma (SC), ficou em oitavo em Porto Alegre (RS) e fechou a temporada com 26.500 pontos, seguido por Pedro Carvalho (24.500) e Gui Khury (23.000).

Realmente, foi o primeiro pódio que fez com o irmão em etapas do STU National, mas não chega ser uma novidade. No mês passado, na abertura da temporada do Mini Ramp Pro Attack, em Belo Horizonte (MG), eles subiram juntos ao pódio e vibraram demais, com Luizinho em primeiro e André Mariano, em segundo. Hoje, eles tiveram a presença do pequeno Gui Khury entre eles, em segundo lugar, com Minhoca terminando em terceiro.

“Começamos a andar de skate juntos e sempre acreditei que poderíamos chegar juntos aonde a gente quisesse. E mostramos que tudo é possível e que podemos fazer mais e mais. Todo mundo sabe que o Brasil tem um alto nível de skatistas, como o próprio Gui, que é um fenômeno, e vamos para cima de todos mesmo. É um país de muito potencial no esporte”, afirmou. “Estou cansado, mas não quero saber. Já tenho que reunir forças para ir lá disputar a final do Street. É uma coisa inexplicável na minha vida, graças a Deus, de não ter que trabalhar engravatado, e sim me divertir com meus amigos”, finalizou.

Yndiara Asp agradece incentivo de “guru” local. Raicca vibra pela amiga

No feminino, Raicca Ventura, que já tinha conquistado as duas primeiras etapas, era pule de dez para se tornar campeã brasileira no Recife. Era praticamente impossível tirar esse título dela. Mas ela sabe bem que tem que tirar sempre mais coelhos da cartola para se manter no topo. E quem retirou um coelho maior e mais bonito que o dela no Recife foi Yndiara Asp, uma das representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com a maior nota da final (58,33), ela revelou, após a competição, um conselho que recebeu de um “guru” na véspera:

“Eu tinha uma volta, que sabia que era boa, mas não tinha certeza se me levaria ao topo. Ontem, no último treino, à noite, já com as pernas muito cansadas, meus treinadores, o Cris Matheus, o Miguel Catarino e o Vovô, me falaram para treinar o flip. Só que não consegui acertar nenhum. Até que apareceu um local aqui do Recife, o nome dele é Jorge, com umas palavras sábias: ‘Tem horas que a mente quer, mas o corpo não obedece. Você está cansada. Vai descansar e tenta amanhã, porque você vai acertar’. E foi bem isso. Deixei para hoje e acertei na segunda volta, e na última manobra”, revelou.

Já Raicca, que terminou em segundo lugar, com a nota 55,00, torna-se campeã brasileira aos 15 anos, com 34.000 pontos, seguida de Yndiara Asp (27.000) e Dora Varella (19.500). Uma das grandes apostas da seleção brasileira para a Olimpíada de Paris-2024, ela curtiu muito poder andar numa nova pista de um lugar que abre as portas de vez para o skate nacional. Apesar das altas temperaturas dos últimos dias no Recife, disse que guardará esta inédita etapa para sempre na memória.

“Estou muito feliz por ser campeã brasileira tão nova. Mostra que todo treino e todo esforço valeram a pena. Fiquei em segundo aqui no Recife, não acertei tudo que queria, mas minha amiga Yndiara fez uma volta irada e mereceu demais levar a etapa. A vibe do skate é essa, uma sempre torcendo pela outra. Fez muito calor aqui. Até pensei: ‘Vou ter que acertar minha volta para não cair e me queimar (risos)’. Mas a energia foi demais. O pessoal aqui foi bem presente, o público deu um show à parte também. Só tenho a agradecer”, discursou.

O STU National do Recife contou com patrocínio do Banco BV, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy. Foi chancelado pela CBSk, teve como Media Partner o TikTok e apoio da Prefeitura do Recife, das Secretarias de Esportes e Inovação do município, do Recentro, da Dropdead e da Tiger, cerveja oficial do evento.

RESULTADO FINAL PARK MASCULINO

1 – Luiz Francisco Mariano – 90,00
2 – Gui Khury – 77,67
3 – André Mariano – 74,00
4 – Pedro Carvalho – 73,33
5 – Kalani Konig – 70,27
6 – Augusto Akio – 67,00
7 – Murilo Peres – 66,27
8 – Luigi Cini – 59,00



RESULTADO FINAL PARK FEMININO

1 – Yndiara Asp – 58,33
2 – Raicca Ventura – 55,00
3 – Isadora Pacheco – 52,17
4 – Dora Varella – 52,00
5 – Victoria Bassi – 50,00
6 – Fernanda Tonissi – 48,50
7 – Sofia Godoy – 48,00
8 – Erica Leguizamon – 46,00

Fotos: Júlio Detefon/Divulgação STU


Siga as nossas redes:
Instagram: @skatetotalurbe
TikTok: @skatetotalurbe
Linkedin: @skate-total-urbe

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp