Como são atribuídas as notas no skate

Um guia básico pra sacar lógica e os critérios de julgamento

Diferentemente de esportes como o futebol ou o tênis, o skate é um esporte que carrega forte subjetividade. Significa que são juizes que determinam o resultado dos atletas, assim como acontece no surfe ou na ginástica artística, e a partir de critérios pré-estabelecidos.Às vésperas do maior evento esportivo do mundo, que tal entender como vão ser avaliados os 12 skatistas do Brasil que vão a Tóquio, entre eles Leticia BufoniFelipe GustavoYndiara Asp e Pedro Barros? Acompanhe este guia básico de como são atribuídas as notas no skate e fique pronto para acompanhar as competições.

Juízes prontos para o maior evento esportivo do mundo
Juízes prontos para o maior evento esportivo do mundo
© STEFAN EIGNER / RED BULL CONTENT POOL

/// Notas

As competições são composta por cinco juízes, mais o head judge, autoridade máxima que interage com o comitê organizador e os competidores. Cada um tem o papel de avaliar e dar notas de 0 a 100 na categoria park e 0 a 10 na street. As notas são comparativas, ou seja, além de estarem relacionadas aos critérios de julgamento, também estão ligadas às pontuações de outros competidores.No park, a fase classificatória tem duas voltas de 45 segundos. Se houver erros pode continuar manobrando durante o tempo da sua vez. Já na semifinal, o competidor tem três voltas e na final, quatro. E em ambas, se cair, perde a chance. A nota mais alta e a nota mais baixa dada pelos cinco juízes são eliminadas, e vale a média das três pontuações restantes.A categoria street adota o modelo 2/5/4, criado pelo Street League. Aqui acontecem duas voltas de 45 segundos – e tudo bem cair, só levantar e continuar. Depois disso, cada skatista tem cinco tentativas no Best Trick. É uma manobra em cada uma das cinco entradas. Se cair, sinto muito, nota zero. Há um descarte, e as quatro melhores notas entram para a soma final.

Leticia Bufoni Bs Crooked grind no Mundial de Street, em Roma
Leticia Bufoni Bs Crooked grind no Mundial de Street, em Roma© WORLD SKATE / RED BULL CONTENT POOL

/// Critérios de julgamento

  • Estilo e criatividade
  • Dificuldade e perfeição de manobras
  • Constância, continuidade e fluidez
  • Utilização da pista/obstáculos
  • Número de acertos

/// Escala de pontuação

NÍVEL DE PONTUAÇÃOPARKSTREET
Sem manobras00
Baixo0,01 – 49,990,01 – 4,99
Médio50,00 – 79,995,00 – 7,99
Alto80,00 – 1008,00 – 10

Qualificação de arbitragem

Para fazer parte do quadro de juízes de uma grande competição são necessários pré-requisitos. Saber andar ou ter histórico no skate é um fator prioritário. Todo juiz ou juiza é também skatista As vivências no esporte, dentro de marcas, eventos ou competições, também são pontos favoráveis. Capacitação, preparação e certificação em órgãos oficiais, como a World Skate, são selos de garantia.

+ Quer ir mais fundo no universo do skate: assista a este episódio da série ABC do..

Fonte /// Red Bull

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp