Peruano Angelo Caro e espanhola Daniela Terol campeões do Street no Pro Tour STU da Suécia

Em final sul-americana, título para o único não brasileiro. Entre as meninas, título para quem manteve incrível regularidade

Numa final sul-americana, o campeão acabou sendo o único não brasileiro da turma. Neste domingo (03/08), em Varberg, na Suécia, quem reinou entre os finalistas da modalidade Street da segunda etapa do Pro Tour STU foi o peruano Angelo Caro. No feminino, brilhou na pista do Freden Skatepark a estrela da espanhola Daniela Terol, que manteve uma regularidade impressionante durante toda a competição e confirmou o título.

Era um raro momento com cinco brasileiros entre os seis skatistas na final. Mas Ivan Monteiro, João Lucas Alves, Carlos Ribeiro, Wallace Gabriel e Gabryel Aguilar não conseguiram superar um inspirado Angelo Caro. Natural de Chiclayo, no Peru, ele tem 25 anos e já tinha sido terceiro lugar na primeira etapa do Pro Tour STU, em Porto Alegre, sul do Brasil. Talento que já chamava atenção em 2021, quando terminou em 5º lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Vim até aqui, um pouco longe do meu país, para buscar esse troféu. E ainda aproveitei esse momento ao lado dos amigos, num evento grandioso com uma organização fantástica, com muito amor envolvido. É por isso que deixamos tudo na pista. Muito obrigado às pessoas pela motivação e pelo apoio. Foi uma final incrível, um resultado incrível e uma vitória incrível. Estou feliz demais e só tenho a agradecer”, desabafou Angelo Caro, ainda sem acreditar no seu feito.

O título veio com a nota 89,73, conquistada na segunda de suas três voltas. Ou seja: todos ainda tinham a chance de desbancá-lo na última tentativa de cada um, mas o dia era mesmo de Angelo Caro. Quem chegou mais perto e ficou com o segundo lugar foi Ivan Monteiro, atual campeão brasileiro, com a nota 83,61. Quem completou o pódio foi João Lucas Alves, o Xuxu (81,39), o skatista de melhor desempenho na semifinal da véspera.

Daniela Terol, a melhor do Street feminino do início ao fim

Assim como aconteceu em todos os dias do evento em Varberg, desde sexta-feira, a espanhola Daniela Terol deu um show na pista de Street. Chegou à final com a melhor nota da primeira fase e também da semifinal. Neste domingo, entrou para confirmar o bom momento. E tratou de mostrar todo seu talento logo na primeira de suas três voltas, quando já fez a melhor linha do dia e a melhor Bomb Trick, manobra extra que se soma ao valor da nota, um 79,96.

“Primeiramente, quero agradecer a todos por terem vindo aqui, assistir e apoiar o skate. Me senti muito bem andando aqui. Fiquei muito feliz em conseguir uma boa volta logo na minha primeira descida, o que me deixou mais tranquila para arriscar um pouco mais nas outras. Ter a oportunidade de estar em Varberg com todas essas meninas incríveis é legal demais. Parabéns ao STU por esse grande evento”, declarou Terol.

Aliás, ela completou os três lugares do pódio do Pro Tour STU com o título na Suécia. Na etapa do Rio de Janeiro, no ano passado, quando já era plantada a semente de uma nova liga mundial, ela terminou em terceiro lugar. Neste ano, na abertura deste evento global que entra definitivamente no calendário, em Porto Alegre, também no Brasil, o vice-campeonato. “Busco sempre fazer o meu melhor. Então, hoje estou ainda mais feliz por ter sido campeã”, disse.

As brasileiras Maria Almeida, com a nota 69,33, e Isabelly Ávila, com um 66,35, completaram o pódio do Street feminino na Suécia. A baixa na final foi Gabi Mazetto, que acordou na véspera com uma dor nas costas, mas, mesmo assim, disse que tentaria forçar para andar. Neste domingo, porém, acordou pior e optou por não estar na final para não agravar a situação. “A saúde vem em primeiro lugar. Farei os exames quando chegar ao Brasil”, afirmou.

RESULTADO FINAL – STREET MASCULINO

1º – Angelo Caro (PER) – 89,73

2º – Ivan Monteiro (BRA) – 83,61

3º – João Lucas Alves (BRA) – 81,39

4º – Carlos Ribeiro (BRA) – 76,43

5º – Wallace Gabriel (BRA) – 71,64

6º – Gabryel Aguilar (BRA) – 63,28

RESULTADO FINAL – STREET FEMININO

1ª – Daniela Terol (ESP) – 79,96

2ª – Maria Almeida (BRA) – 69,33

3ª – Isabelly Ávila (BRA) – 66,35

4ª – Keet Oldenbeuving (HOL) – 52,87

5ª – Lucie Schoonheere (SUE) – 46,48

6ª – Gabi Mazetto (BRA) – 0,80

Fotos: Julio Detefon / STU

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp