A competição entre 16 skatistas foi dividida em dois times, o da paulista Dora Varella e o da gaúcha Isa Pacheco
Saquarema abraçou o skate neste domingo, no REMA Skateboarding Challenge:
Dora Varella, Marlon Silva e Pedro Barros
Saquarema (RJ), 14 de abril de 2025 – A Capital Nacional do Surfe teve, no domingo, um show de skate na Praia de Itaúna. Enquanto no mar aconteciam as baterias do REMA WSL Saquarema Surf Festival, na mini ramp rolou um show de manobras de alto nível técnico, realizadas por skatistas renomados durante o REMA Skateboarding Challenge.
Com formato diferenciado, a competição contou com 16 skatistas que foram divididos em duas equipes que duelaram na mini ramp. As duas atletas da Seleção Brasileira de Skate Park foram as capitãs: Dora Varella e Isa Pacheco. O Time Varella foi formado por Pedro Barros, Eiki Martelo, Murilo Peres, Felipe Foguinho, Lucas Xaparral, Ítalo Penarrubia e Nilo Peçanha. Já o Time Isa Pacheco por Marlon Silva, Vi Kakinho, André Mariano, Ricardo Dexter, Jonny Gasparotto, Luigi Cini e Pedro Marchi.
O time da paulista Dora Varella levou a melhor e saiu vitorioso. Pedro Barros, que venceu em número de pontos na Jam Session, em que diversos skatistas estão na pista, cedeu a primeira colocação ao gaúcho Marlon Silva devido à performance criativa e irreverente durante o fim de semana, que reforçou a atitude do medalhista olímpico do espírito skateboard nas areias de Itaúna. O catarinense foi uma das estrelas do evento e foi muito disputado também durante a Sessão de Autógrafos, que aconteceu no sábado (12), na Casa REMA.
Pela primeira vez no evento, Dora exaltou o clima do REMA. “Foi muito divertido, é um evento diferente do que estamos acostumados. Foi para curtir, puxar o nível, andar com a galera. O formato é totalmente diferente, fazer times para o skate, que é um esporte individual, foi muito divertido e, ainda, de quebra, deu para levar o primeiro lugar e estou feliz”, comemorou. “Espero que façam mais vezes porque traz um pouco da cena do skate brasileiro para Saquarema e essa rampa é muito style, montada na praia com esse visual lindo e com surfe ao mesmo tempo”, completa.
Nas Eliminatórias, os competidores fizeram três voltas de 40 segundos, valendo a melhor volta. Os três melhores skatistas de cada time avançaram para a final. Como Dora e Isa eram capitãs, já estavam garantidas para a final e se juntaram a eles, em uma final que contou com oito skatistas.
A final foi no formato Jam Session ordenada, onde os times puderam colocar até dois skatistas ao mesmo tempo na pista para fazerem manobras sincronizadas ou ensaiadas. E o time que atingiu a maior pontuação Overall Impression foi o campeão do REMA Skateboarding Challenge.
“A experiência de andar com meus amigos foi maravilhosa, não tem experiência melhor. Eu agora vivenciei isso aqui e vou continuar fazendo para sempre. Foi marcante.”, destacou Marlon Silva ao final da competição.
Altas manobras contagiaram o público em Itaúna
Crédito: Affonso Dalle
Para Bel Nascimento, especialista de skate da V3A, foi bonito ver a celebração do espírito do skate na veia. “Pelo segundo ano consecutivo estamos com uma pista de skate à beira-mar proporcionando uma experiência única para o público que pôde ver de pertinho manobras alucinantes e grandes nomes do esporte celebrando o verdadeiro espírito skateboard onde a diversão é muito mais importante que a competição”, afirma. “A presença de mulheres neste ano foi muito importante, nosso objetivo é que o número para a próxima edição aumente significativamente e nossa expectativa para o próximo ano é das melhores”, finaliza.
Programação de skate continua – Durante a semana estão programadas diversas atividades de skate para o público e entidades parceiras do evento. Entre segunda e quinta-feira (14 e 17), acontecerá o Aulão com projetos locais com as crianças do Saquá Skate School e do Saquarema Viva+Esporte. Divididas em dois turnos, as aulas pretendem atender aproximadamente 120 crianças nos quatro dias. Mas as datas e horários estão sujeitos a alteração, devido às condições do clima.
Para iniciar o feriadão, na sexta-feira (18) e sábado (19), o público poderá levar o seu skate e aproveitar a mini ramp. Já para os skatistas mais preparados, no sábado, acontece o Best Trick Open na mini ramp à beira-mar. Para fechar, a programação de skate será encerrada com a Jam Session Open com skatistas convidados, no domingo (20).
Isa Pacheco, skatista da Seleção Brasileira de Skate Park, foi capitã de um dos times
Crédito: Affonso Dalle
Maior evento da cultura surfe da América do Sul – Nesta quinta edição, o Saquarema Surf Festival chegou como REMA (Rua, Esporte, Mar e Arte) e para inovar com três pilares: REMA WSL Saquarema Surf Festival, o REMA Skate e o REMA Sounds. Serão nove dias de evento na Praia de Itaúna. O festival também é regado por música boa com artistas locais e de surf music no REMA Sounds, no Palco Praya. A programação atualizada pode ser conferida no Instagram @remafestival.
O REMA apresenta WSL Saquarema Surf Festival em memória a Léo Neves, junto à Prefeitura de Saquarema e tem patrocínio da Cerveja Praya, Rip Curl e Monster Energy Drink, com apoio da Ocean Drop e Viação 1001. Com parceiros institucionais como a Feserj (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro), ASS (Associação de Surf de Saquarema) e CT Léo Neves; e parceiros de mídia como Surfguru, Flamboiar, Waves, Canal Woohoo, Rádio Portal Costa do Sol FM e Saquarema da Informação. Com realização da 213 Sports/V3A, o WSL Saquarema Surf Festival é licenciado pela WSL Latin America.
Sobre o REMA – Apresentado pela Prefeitura de Saquarema e realizado pela 213 Sports/V3A, o evento homenageia Léo Neves e evoluiu para o REMA (Rua, Esporte, Mar e Arte), unindo surfe, skate e música em um grande encontro ao ar livre. Com competições de alto nível, incluindo o QS 6000, Pro Junior e Longboard Pro, o festival oferece igualdade de premiação entre homens e mulheres e atrai atletas da elite mundial. A novidade para esta edição é a ampliação das atividades, com a competição de skate agora acontecendo em dois dias, além de uma programação diversificada de ações artísticas e educativas. A parceria com a Prefeitura de Saquarema segue fortalecida, estimulando a economia local e o turismo, além de apoiar jovens surfistas da região com vagas exclusivas. Em 2025, o REMA também destaca a sustentabilidade, com a certificação internacional de Bandeira Azul e ações para preservação ambiental durante o evento.
Sobre a V3A – União de talento, criatividade e inovação. Estes elementos formam o DNA da V3A, uma empresa que se destaca nos mercados de live marketing (On Demand) e projetos proprietários (Ventures). Com sedes em São Paulo e Rio de Janeiro, a V3A possui uma trajetória marcada pelo reconhecimento do mercado, com dezenas de prêmios conquistados e a realização de centenas de projetos, campanhas e ações para clientes de diversos setores da indústria, como Petrobras, L’óreal, Globo, entre outros. Além de sua expertise em live marketing, a divisão de Ventures, transforma insights em propriedades intelectuais desenvolvendo eventos proprietários que geram novas oportunidades para marcas e consumidores. São mais de 10 projetos em crescente ascensão nos mercados de esportes, e-sports, música e cultura, como o World Trail Races – WTR (esportes outdoor), TRITON (triathlon), REMA – antigo Saquarema Surf Festival (surfe), SLS Brasil (skate), Martial Arts Championship (MAC), Prêmio eSports Brasil – PEB e o Multiplatform eSports Games – MEG (e-sports), Living Books (cultura), Lapa pela Lapa (música), entre outros.
Sobre a 213 Sports – Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu em 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 80 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de esporte e entretenimento. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Vivo Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Red Bull Pool Clash, entre outros.
Sobre a WSL – A World Surf League (WSL) é a casa do surfe competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surfe e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação. Para mais informações, visite o site

Casa do Bom Conteúdo
Marcelo Affini – (11) 9.9938-5445 -maffini@casadobomconteudo.com.br
Mércia Suzuki – (11) 9.9705-7720 – mercia@casadobomconteudo.com.br
Eduardo Filho – (11) 9.8947-7546 – eduardo@casadobomconteudo.com.br