STU National: à base da superação, Gabi Mazetto é bicampeã do Street em Porto Alegre

Skatista supera a dor de uma lesão no cotovelo e conquista a etapa. Rayssa Leal fica em segundo e Rafaela Murbach completa o pódio

Na semifinal de sábado, quando conseguiu a terceira melhor nota, Gabi Mazetto caiu ao tentar um Switch FS Board e seu cotovelo direito chegou a sair do lugar. Na final deste domingo (19/03), mesmo ainda com um pouco de dor e um certo receio, adivinha só com qual manobra ela conquistou o título do STU National de Porto Alegre? Pois é… Persistência e superação que renderam à paulista de Praia Grande o bicampeonato na capital gaúcha.

Gabi já chegava à última das suas três voltas com a maior nota, um 69,32. Mas sabia que precisava melhorar porque ainda havia duas outras skatistas para se apresentar depois dela. Uma delas, ninguém menos que Rayssa Leal. Ao final de uma linha perfeita até ali, hora da Bomb Trick, que equivale a 20% da nota da volta. E lá foi ela tentar novamente o Switch FS Board. Que precisão! A nota subiu para 75,55. Mesmo com uma boa volta da atual campeã do mundo, um 73,79 não foi o suficiente para tirar o título de Gabi.

“Cheguei uma semana antes de o campeonato começar, consegui treinar bem e, graças a Deus, acertei minhas manobras. Fiz a segunda e a terceira linhas completas, foi surreal. A manobra que dei na Bomb Trick ontem foi a que eu machuquei o braço. Estava com medo de andar, mas fui com fé e deu certo”, disse Gabi, que vibrou com o atual momento do esporte. “A cada ano que passa, o skate feminino vem representando mais e mais. Estou muito orgulhosa de fazer parte dessa cena. Parabéns a todas as meninas. Skate é amizade, skate é felicidade, skate é tudo na nossa vida”.

Depois de levar um banho de água fria das amigas Rayssa Leal e Carla Karolina, o que veio a calhar pelo intenso calor que também fez em Porto Alegre neste domingo, ela pegou a pequena Liz do colo do pai e cruzou a pista da orla do Guaíba correndo com a filha nos braços, levando a torcida à loucura. Um apoio que ela faz questão de ter quando as competições acontecem no Brasil.

“Quando é no Brasil, tento sempre trazê-los comigo. Como o Luan (marido) é daqui, temos também o suporte da família dele. É muito bom estar com eles presentes no dia a dia. Espero que a Liz cresça e entenda tudo o que a gente vem fazendo”, comentou Gabi, que falou sobre o maçarico que esteve ligado nesses dias em Porto Alegre. “Prefiro mil vezes esse sol quente do que andar no frio. É bom que nosso corpo se mantém aquecido”, finalizou a campeã.

A segunda etapa de 2023 do STU National foi apresentada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer e pelo Banco BV, um dos maiores bancos do país, com patrocínio da Monster Energy e da Oi, e homologada pela CBSk. Foi viabilizada pela Prefeitura de Porto Alegre, pelo Governo do Rio Grande do Sul e pelo Pro-Esporte. Teve como parceira especial a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, além dos parceiros oficiais Baw, Drop Dead, Matriz Skateshop, FGSKT, Hospital Mãe de Deus, Altermark e Eletromídia. A Tiger e a Fruki foram a cerveja e o refrigerante oficiais do evento.

RESULTADO FINAL STREET FEMININO

1 – Gabi Mazetto – 75,55

2 – Rayssa Leal – 73,79

3 – Rafaela Murbach – 63,78

4 – Ariadne Souza – 57,89

5 – Pâmela Rosa – 54,47

6 – Carla Karolina – 52,24

7 – Maria Almeida – 48,77

8 – Maria Lúcia Rocha – 47,53

Fotos em anexo: Julio Detefon/Divulgação STU

Siga as nossas redes:

Instagram: @skatetotalurbe

TikTok: @skatetotalurbe

Assessoria de imprensa do STU 2023

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp