STU National: no Street, título em Porto Alegre para Gabryel Aguilar e Isabelly Ávila

De “carro velho” a “Tony Hawk”, o que os campeões da terceira etapa disseram após a conquista do título na orla do Guaíba

Um misto de alegria e alívio tomou conta de Gabryel Aguilar e Isabelly Ávila após o encerramento da modalidade Street da etapa de Porto Alegre do STU National 2024, neste domingo (14 /04), na Orla do Guaíba. Alegria por terem conquistado o título na capital gaúcha. Alívio por, finalmente, terem conseguido mostrar o que fazem de melhor sobre o skate depois de dias de muita chuva, que atrasou todo o cronograma da competição. O “carro velho” Aguilar e a apadrinhada de Tony Hawk aos 12 anos desabafaram logo após se tornarem campeões.

O paulistano Gabryel Aguilar foi um dos felizardos a estar numa final que teve contornos bem diferentes do habitual. Pelas condições meteorológicas adversas dos últimos dias, só foi possível realizar a primeira fase, justamente quando ele conseguiu ser o melhor de sua bateria e garantiu um dos seis lugares na fase decisiva. Para que a etapa pudesse ser concluída, a organização teve que adaptar a programação, cancelando a segunda etapa e a semifinal. Com céu mais limpo neste domingo, Aguilar foi quem teve melhor desempenho e se sagrou campeão com a nota 81,74.

“Somos skatistas e, como comentei ontem por conta dos dias de chuva e sem competição, é como se fôssemos carro velho: precisamos estar aquecidos para funcionar. Aqui, a gente aquecia e parava, aquecia e parava… O corpo já fica cansado e não quer responder mais. Graças a Deus, esse domingão foi lindo. E eu já sabia, porque disse: ‘Deus, sei que vai ter final, sei que vai chegar o dia para andarmos de skate de verdade aqui’. E Ele abençoou. Foi maravilhoso e gratificante”, comentou Gabryel Aguilar.

Julio Zanotti terminou em segundo lugar, com sua melhor volta recebendo a nota 72,40, e Lucas Rabelo completou o pódio, com a nota 70,59. Segundo o campeão, o formato da pista da orla do Guaíba, a maior da América Latina, favoreceu o seu estilo, justamente por ser muito longa e repleta de obstáculos. No fim, ele vibrava com sua própria performance.

“Essa pista tem a minha cara. Quem me conhece sabe que não gosto de andar devagar, ando a sei lá quantos por hora. É uma pista bem grande, com muitos obstáculos, e dá para usar a criatividade e sair costurando a pista. A galera deu uma média de seis a sete manobras por volta, e eu já consegui fazer uma linha com onze. E isso é demais, porque dá para fazer uma manobra no chão, uma subindo, outra descendo… Cada um com sua loucura. Graças a Deu, deu tudo certo e estou feliz demais”

Sem andar há quatro dias, Isabelly disse que palavra do dia foi confiança

Também de São Paulo, mas de Itapetininga, Isabelly Ávila vive um 2024 mágico. Depois de um segundo lugar em Florianópolis, ela subiu ao lugar mais alto do pódio em Criciúma e, agora, em Porto Alegre, liderando o ranking brasileiro do Street. Coincidentemente, foi na capital gaúcha que, digamos, ela apareceu para o mundo. Quando tinha apenas 12 anos, ela pulou o famoso “gap do Benjamin” e quem acabou repostando seu vídeo foi ninguém menos do que Tony Hawk, um dos maiores nomes da história do skate mundial. Logo após ser campeã, com a nota 69,06, ela relembrou essa história:

“Muito legal vencer aqui, porque tenho essa história de ter vindo para cá com 12 anos e ter postado vídeo pulando o gap do Benjamin, que o Tony Hawk acabou repostando. Viralizou e fez com que eu ficasse conhecida no skate muito nova. Por isso competir aqui me traz muita coisa boa. Não imaginava começar tão bem o ano, mas todos querem sempre estar no topo”, disse Isabelly. “E fazia uns quatro dias que estava sem andar. Vim de Criciúma direto para cá, torci o pé, fiquei doente, tive uma dor de garganta em que nem conseguia me alimentar e, por fim, essa chuva toda. É cansativo vir pra competição todo dia e não poder andar. Por isso a palavra hoje foi confiança. Estou muito feliz”.

A etapa do STU Porto Alegre é apresentada pelo Banco BV e tem como patrocinador master a Petrobras, além de patrocínios da Prefeitura de Porto Alegre, da Monster Energy, da Tiger e da Fruki. É homologada pela CBSk e tem como parceiro especial a Kenner, além dos parceiros oficiais Eletromídia, Altermark e Matriz Skateshop. O apoio é da FGSKT, da ABPSK e da Drop Dead.

RESULTADO FINAL – STREET MASCULINO

1º – Gabryel Aguilar – 81,74

2º – Julio Zanotti – 72,40

3º – Lucas Rabelo – 70,59

4º – Ivan Monteiro – 68,28

5º – Matheus Teixeira – 62,83

6º – Wallace Gabriel – 53,76

RESULTADO FINAL – STREET FEMININO

1º – Isabelly Ávila – 69,06

2º – Kemily Suiara – 61,57

3º – Átali Mendes – 55,80

4º – Maria Almeida – 55,31

5º – Maria Lúcia Rocha – 54,94

6º – Carla Karolina – 50,42

Fotos Gabryel Aguilar: Julio Detefon/STU

Fotos Isabelly Ávila: Pablo Vaz/STU

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp