Entre 24 e 26 de outubro, Brasília receberá o STU National Street Finals e conhecerá os primeiros campeões de 2025


A capital federal entra de vez no cenário e no calendário do skate brasileiro. Pela primeira vez na história, Brasília receberá uma etapa do circuito nacional, com o STU National Street Finals, entre os dias 24 e 26 de outubro. Evento, inclusive, que definirá os campeões da modalidade Street da temporada 2025, depois de passar pelas cidades de Criciúma (SC), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).
Como uma marca da Plataforma STU, o nascimento de uma nova pista de nível internacional ficará de legado para a prática do skate e o surgimento de novos talentos, precisamente no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Para se ter uma ideia, já foram construídas e reformadas 30 pistas por todo Brasil nos últimos nove anos. O projeto de Brasília prevê duas pistas: uma de Street, com 800m2, e uma de Park, com 1.000m2.
“O projeto do Street partiu da demanda do STU em desenvolver uma pista que potencialize fluidez e velocidade no percurso, além de possibilitar boas conexões entre os obstáculos, com alguns fazendo referência a obras da capital. A solução veio a partir do traçado do plano piloto de Brasília, de duas asas e um eixo central”, conta Bruno Pires, arquiteto da Rio Ramp Design, empresa responsável pelo projeto e construção da pista.
O complexo, que ainda receberá a pista de Park na sequência, também é uma forma de homenagear a arquitetura moderna brasileira. Além disso, é parte dos festejos pelos 65 anos de Brasília, inaugurada em 1960. Diogo Castelão, fundador do STU, afirma que se trata de um momento muito simbólico para toda comunidade do skate, mais um sonho realizado.
“Trazer a etapa final do STU National para Brasília, justamente no ano em que a cidade celebra 65 anos, é muito marcante. Além de coroarmos as campeãs e campeões do Street, vamos inaugurar a primeira pista do STU na capital, projetada em diálogo com o modernismo que marca a arquitetura de Brasília. E iniciaremos também as obras da pista de Park. O Distrito Federal e o país serão presenteados com o melhor do skate brasileiro e toda sua cultura urbana, um complexo do mais alto nível para a prática esportiva, que permitirá o surgimento e evolução de grandes talentos locais, gerando um legado muito positivo, compromisso inegociável com as comunidades onde o STU está presente”.
‘A etapa em Brasília reafirma nosso apoio ao skate’, diz BV
Após três etapas, o STU National chega a sua fase final e decisiva com a skatista Maria Almeida liderando o ranking feminino do Street, com 104.880 pontos, seguida bem de perto por Duda Ribeiro (102.069). No masculino, quem está no topo é Gabryel Aguilar, com 140.000 pontos, numa disputa mais acirrada com Ivan Monteiro (124.000). Já no Park, com local do Super Finals ainda a ser anunciado, os líderes são Helena Laurino e Nicolas Falcão.
“O BV apoia o skate desde 2018, e a participação dessa etapa em Brasília reafirma esse apoio. A inauguração de uma pista de padrão internacional e o estímulo a novos talentos é motivo de orgulho e reforça o compromisso do banco em acreditar no esporte como transformação social”, afirma Tiago Soares, gerente executivo de Marketing e ESG do banco BV.
O STU National de Brasília tem o patrocínio Master do Banco BV, um dos maiores bancos do país, e conta com patrocínios da Petrobras, da Red Bull e da Heineken 00, além dos parceiros especiais Instituto Heineken, Mini Kalzone e Embratur. Com apresentação institucional do Ministério do Esporte e do Governo Federal, tem apoio da FSKDF, da ABPSK, da Drop Dead e da Secretaria de Esportes e Governo do Distrito Federal. O evento é homologado pela CBSk, a Confederação Brasileira de Skateboarding.
Imagens: Divulgação STU
/// FONTE