A volta por cima e o ressurgimento de Sofia Godoy, melhor nota rumo à final em Porto Seguro

Gaúcha de Campo Bom reaparece no topo de uma etapa do STU National depois de uma fratura no pé no ano passado

No ano passado, ela brigava pelo título da modalidade Park do STU National, o circuito brasileiro de skate. Até sofrer uma fratura no pé esquerdo, não poder participar do Super Finals e ficar fora da briga. Mas, neste sábado (29/11), depois de três etapas neste ano sem sequer subir ao pódio, Sofia Godoy ressurge e mostra que está novamente no jogo. Foi da gaúcha de Campo Bom o melhor desempenho rumo à final deste domingo, em Porto Seguro (BA), no encerramento da temporada.

Em Criciúma (SC), na etapa de abertura, o quarto lugar. Em Florianópolis (SC), não conseguiu chegar à final. E, em Curitiba (PR), apenas a quinta colocação. Bem diferente daquela Sofia Godoy que era figurinha carimbada nos pódios do STU em 2024. E a lesão no pé aconteceu por acaso, numa pequena pista na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, uma semana antes do Pro Tour STU Rio. Foi obrigada a colocar uma placa, obviamente ficou fora daquela etapa e também do Super Finals em São Paulo.

“Se não me engano, estava em primeiro no ranking do STU National quando quebrei o pé, em outubro, o que me deixou dois, três meses parada. Voltei neste ano, mas meio que desaprendi a participar dos eventos, foi um pouco estranho. Estava ficando muito nervosa. Cheguei a duas das três finais este ano e sinto que, agora, estou voltando a pegar minha essência de novo, a ficar mais tranquila e constante, que é uma coisa que sempre tive comigo. Foi bem difícil de construir tudo de novo”, afirmou.

Inclusive, por conta de uma outra lesão, mais leve, só que no joelho, acabou nem participando da etapa de Porto Seguro no ano passado. Preferiu se poupar para poder disputar o Mundial na semana seguinte. Neste sábado, pela primeira vez na pista do Complexo de Esporte e Lazer do Mamagaya, pôde mostrar que está totalmente recuperada, que deu a volta por cima e que retomou a confiança. Na última de suas três voltas, arrancou dos juízes a nota 75,00 e superou as olímpicas Yndiara Asp (74,45) e Raicca Ventura (74,00).

“É por isso que fiquei tão feliz hoje depois da minha apresentação, sabe?! Consegui colocar as manobras que treinei e acabei com a nota mais alta do dia. Mas o importante era me sentir bem e chegar a mais uma final. Se aquela Sofia Godoy voltou? Espero que sim. E vou fazer de tudo para me manter no mais alto nível”, desabafou Sofia, que disputará a final com Yndiara Asp, Raicca Ventura, Isadora Pacheco, Fernanda Galdino e Helena Laurino, que lidera o ranking.

O STU National Park Finals em Porto Seguro tem como patrocinador master o Banco BV e patrocínios de Petrobras, Red Bull, Heineken 0.0 e Prefeitura de Porto Seguro. Com homologação da CBSk e apresentação institucional do Ministério do Esporte e do Governo Federal, tem apoio da FASEB (Federação de Skate da Bahia), da ABPSK e da Drop Dead. Além disso, tem como parceiros especiais Instituto Heineken, Eletromidia e ⁠Brasil Embratur.

SEMIFINAL – PARK FEMININO
(as 6 classificadas para a final)

BATERIA 1
1ª – Helena Laurino – 68,76 (classificada)
2ª – Fernanda Galdino – 62,67 (classificada)
3ª – Marina Lima – 59,00
4ª – Mirella Haraguchi – 58,99

BATERIA 2
1ª – Raicca Ventura – 74,00 (classificada)
2ª – Isadora Pacheco – 72,25 (classificada)
3ª – Lua Vicente – 58,33
4ª – Flavia Haraguchi – 49,67

BATERIA 3
1ª – Sofia Godoy – 75,00 (classificada)
2ª – Yndiara Asp – 74,45 (classificada)
3ª – Fernanda Tonissi – 72,83
4ª – Letícia Gonçalves – 57,48

PROGRAMAÇÃO DOMINGO (30/11)
10h – Abertura para o público
10h25 às 12h – Semifinal Park masculino
13h15 às 14h10 – Final Paraskate Park
14h10 às 14h25 – Premiação Paraskate Park
14h45 às 15h40 – Final Park feminino
15h40 às 15h50 – Premiação Park feminino
16h às 16h55 – Final Park masculino
16h55 às 17h05 – Premiação Park masculino

Foto: Thiago da Luz / STU

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp