
A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) anuncia os nomes que integrarão a Seleção Brasileira Júnior em 2025. No total, 12 skatistas estão entre os convocados, sendo seis por modalidade (Park e Street) e três por categoria (Feminino e Masculino).
No Park, os seis nomes são estreantes na Seleção Júnior. Dentre eles, três participaram da seletiva classificatória para a Seleção Brasileira Principal, de 22 a 26 de abril, em Curitiba (PR): Clara Lua do Rosário, India Chabbert e Vicente Rigobello. Ainda irão integrar a Seleção Júnior de Park Marina Lima, Nicolas Falcão e Miguel Leal.
“Para a escolha da nova formação da Seleção Júnior de Park, foi considerado primeiramente o potencial técnico de cada skatista, também a capacidade de adquirir novos conhecimentos rapidamente, habilidade de trabalhar em equipe com responsabilidade, mantendo a ética e resiliência para enfrentar as dificuldades com maturidade emocional. Acredito que com esses requisitos, formaremos uma geração de campeões tanto nas pistas quanto na vida pessoal de cada um. Sigo confiante no bom trabalho que todos da CBSk vêm desenvolvendo”, destaca Allan Mesquita, consultor técnico da Seleção Brasileira Júnior de Park.
No Street, que tem Fábio Castilho como consultor técnico, três skatistas já faziam parte da Seleção Júnior: Manuella Moretti (desde 2023), Matheus Mendes (desde 2022) e Vicente Abrahão de Oliveira (desde 2023). Manuella e Matheus, inclusive, participaram da Seletiva classificatória para a Seleção Brasileira Principal, de 1 a 5 de abril, no Rio de Janeiro (RJ).
A relação do Street ainda é composta por Bia Godoi, mais um nome que esteve na seletiva, Brenda Moura e Paulo Oliveira.
“Para chegarmos aos nomes para integrar o time da Seleção Júnior Street, utilizamos alguns critérios para obter bons resultados nas competições. Nível de Skate, histórico de competições (títulos e experiências), evolução, treinos diários para desbloquear as manobras técnicas. Carisma com o público, interação e respeito com o restante do time. Além de comprometimento com a CBSk, ou seja, a partir do momento que o atleta assinar o contrato, se comprometer, “vestir a camisa” representando em cima do Skate, entendendo que fazer parte da seleção requer um certo nível de comprometimento para além das manobras”, explica Fábio Castilho, consultor técnico da Seleção Brasileira Júnior de Street.
“Esse trabalho de base é fundamental para que a gente continue fomentando e formando talentos para os próximos anos. Já temos muitas referências que passaram pela Seleção Brasileira Júnior e hoje estão na Principal. Então, são 12 nomes que passam a contar com o suporte direto da comissão técnica da Seleção dentro desse processo de desenvolvimento”, completa Eduardo Dias, presidente da CBSk.
Confira a relação completa!
Park
Feminino
Clara Lua do Rosário – 22/06/2010 – Curitiba (PR)
India Chabbert – 08/02/2012 – Florianópolis (SC)
Marina Lima – 12/12/2011 – São Paulo (SP)
Masculino
Miguel Leal – 18/01/2010 – São Paulo (SP)
Nicolas Falcão – 21/01/2009 – Florianópolis (SC)
Vicente Rigobello – 07/01/2009 – Florianópolis (SC)
Street
Feminino
Bia Godoi – 14/03/2012 – Assis (SP)
Brenda Moura – 16/2/2013 – Rio de Janeiro (RJ)
Manuella Moretti – 08/09/2011 – São Paulo (SP)
Masculino
Matheus Mendes – 08/06/2009 – Rio de Janeiro (RJ)
Paulo Oliveira – 21/12/2010 – Santos (SP)
Vicente Abrahão de Oliveira – 25/01/2010 – Florianópolis (SC)
Comissão técnica da Seleção Brasileira de Skateboarding
A comissão técnica da Seleção Brasileira Principal é formada por Bernardo Villano (gerente de Seleções), Edgard Pereira “Vovô” (consultor técnico Park), Miguel Zaffari “Catarina” (consultor técnico Park), Rogério Manosa Mancha (consultor técnico Street), Allan Mesquita (consultor técnico Park Júnior), Fábio Castilho (consultor técnico Street Júnior), Julio Gentil da Cruz “Detefon” (coordenador técnico Park e Street), Ana Cláudia Rodrigues (assessora técnica), Mauricio Zenaide (médico) e Alison Paz (fisioterapeuta).
Critérios de convocação
Clique aqui e confira os critérios de convocação!
/// FONTE
