Confederação Brasileira de Skate (CBSk) divulga os skatistas profissionais eleitos para os Comitês de Bowl e Park, Downhill Slide, Downhill Speed, Slalom, Street e Vertical para um mandato de 12 meses (março de 2021 a fevereiro de 2022). A votação aconteceu de 6 a 9 de março pelo filiadocbsk.com.br.
Como o Comitê de Freestyle teve três candidatos empatados em quinto lugar, haverá uma nova rodada de votação para a modalidade, de 11 a 14 de março, também pelo filiadocbsk.com.br – a decisão é amparada de forma análoga no estatuto da CBSk. Leia mais abaixo!
Confira a seguir a lista completa de votos por candidato! Com exceção do Freestyle, estão eleitos os cinco primeiros de cada modalidade.
Bowl e Park
Allan dos Santos Mesquita – 1 voto
Anna Beatriz Ferreira de Sá Sodré – Bia – 1
Caique Quintiliano da Silva – 1
Felipe Cesar Brosler Caltabiano – Foguinho – 1
Otavio dos Santos Neto – 1
Nilo Mieres Peçanha – 0
Downhill Slide
Jefferson Santos Ricardo – 8 votos
José Carlos Caldeira Filho – Birinha – 8
Davison Paixão de Souza – 7
Reine dos Santos Oliveira – 7
Christie Aleixo Dias da Costa – 6
Fabiano Luiz Silva – Neguinho – 3
Andre Francisco de Marco – Chiquinho – 2
Downhill Speed
Daniel Lara Veiga – 10 votos
Anna Ohata – 9
Bianca Fior – 8
Melissa Brogni da Luz – 8
Georgia Kalena Bontorin – 6
Bruno Bollineli – 5
Andrez Krob Pereira – 3
Marcelo Salvi – 2
Slalom
Bruno Silva de Oliveira – 5 votos
André Luiz Fuchs – 4
Fabio Luis Sprovieri – Dery – 4
Fernando Soares de Camargo Filho – 4
Rubens Cesar Zain Lutfi Ferreira Silva – 4
Cristiano de Jesus Barreto – Indinho – 1
Rogério Tadeu Ribeiro Nogueira – Sammy – 1
Street
Heverton André de Freitas – 7 votos
Marina Isabella Veiga – 7
Mario Jorge Hermani – 7
Débora Cristina Mendes de Oliveira – Badel – 6
Jorge Medeiros Gomes – 6
Lucas Francisco Bonilha – 3
Ronaldo Miranda – 2
Vertical
Edgard H C Pereira – Vovô – 2 votos
Ian Albernaz Domingues Camilo Landi – 2
Karen Domingos Santos Claudio – Jonz – 2
Mauricio Ribeiro – Cocão – 2
Ronaldo Gomes – Rony – 2
Freestyle
Alexandre Mendes de Andrade – Brownzinho – 6 votos
Luís Felipe Simas de Lima – Banana – 6
Guilherme Jansen Lacerda Das Mercês – Carioca – 4
Rogério Antigo – 4
Matheus Navarro Fernandes de Oliveira – 3
Paulo Rosin Citrangulo – Folha – 3
Sebastião Cesar de Carvalho Paiva – Cabeleira – 3
Celso Medeiros Barrientos – Chefe – 1
Como o Comitê de Freestyle teve três candidatos empatados em quinto lugar, haverá uma nova rodada de votação para a modalidade, de 11 a 14 de março, também pelo filiadocbsk.com.br.
Para esse novo período de votação, todos os candidatos iniciam com quantidade zerada de votos. Em caso de novo empate, a quinta vaga do Comitê será destinada ao candidato mais velho dentre os empatados.
A sistemática tem como base – análoga à eleição presidencial – o inciso 2º do artigo 13 do estatuto da CBSk.
Eleição
Para ser eleito, o candidato precisava ter no mínimo 1 voto válido. Assim, mesmo caso algum Comitê tivesse 5 ou menos candidatos inscritos, estes não estavam automaticamente eleitos.
Além disso, era permitido ao candidato atribuir 1 voto a si mesmo – dentro do limite de 5 votos por eleitor.
Colégio eleitoral
O colégio eleitoral foi composto por todos os skatistas profissionais reconhecidos pela CBSk e que realizaram cadastro completo – regularizado – no filiadocbsk.com.br até 3 de março.
Tanto para eleitores quanto para candidatos, o registro regularizado no portal dependia do envio de RG ou CNH e comprovante de residência digitalizados.
Obs.: quem se inscreveu no filiadocbsk.com.br entre 1º e 20 de outubro de 2020 – durante o processo eleitoral presidencial da CBSk – e teve cadastro aprovado, também foi considerado integrante do colégio eleitoral.
Solicitação de candidatura
A solicitação de candidatura foi possível através do envio de e-mail para comunicacao@cbsk.com.br – assunto do e-mail: Eleição dos Comitês das modalidades – candidatura.
No corpo do e-mail, o skatista-candidato necessitava informar o nome completo e a modalidade em que obteve reconhecimento como profissional ou que compete como skatista profissional.
Só foram aceitas as candidaturas dos skatistas profissionais com cadastro regularizado no filiadocbsk.com.br.
Além disso, o skatista só pôde indicar candidatura para o Comitê de uma única modalidade.
Em quem era possível votar?
O skatista só pôde votar no Comitê da própria modalidade em que se profissionalizou ou que compete como skatista profissional, escolhendo até 5 candidatos.
Ao realizar login no filiadocbsk.com.br, o skatista profissional precisava atualizar em seu cadastro a modalidade de profissionalização ou de disputa. Essa indicação podia ser realizada no momento da votação, sendo permitido o vínculo a somente uma modalidade.
Vagas por Comitê
Cada Comitê pode ser composto por até 5 skatistas profissionais – assim reconhecidos pela CBSk e cadastrados no filiadocbsk.com.br até 3 de março.
Representatividade feminina
No total, 10 mulheres foram eleitas. Para garantir a representatividade feminina, pelo menos uma das 5 vagas de cada Comitê foi destinada à mulher mais votada na modalidade – exceção no caso das modalidades que não têm mulheres entre os skatistas profissionais (Freestyle e Slalom).
Mandato
Em caráter excepcional e diferente do aplicado até então (mandatos de 24 meses), os eleitos terão um mandato de 12 meses (março de 2021 a fevereiro de 2022), com o objetivo maior de debater com a CBSk diretrizes do skate como esporte considerando as rápidas e constantes mudanças no âmbito esportivo (categorias, normas e regras etc.).
Qual o papel dos Comitês?
Os Comitês das modalidades atuam juntamente com a diretoria da CBSk nas diretrizes da vertente esportiva do skate como órgão independente e consultivo.
/// Fonte CBSK