Dupla é a que mais se destaca no bowl da Rua da Aurora, pelas semifinais deste sábado da etapa de Recife do STU National
Dora Varella brilhou entre as meninas na semifinal da modalidade Park, ainda no início da tarde deste sábado (11/11), passando com a melhor nota para a grande final da etapa do Recife do STU National. Mas o que fez Kalani Konig entre os rapazes, já no cair da noite na Rua da Aurora, merece destaque ainda maior. Pela reação do próprio narrador da prova no momento final de uma volta épica, dava para perceber que ali acabara de acontecer algo bem diferente. Os próprios skatistas, adversários ali, também pareciam não acreditar.
Era a segunda das três voltas de 40 segundos do jovem catarinense de Florianópolis, de apenas 16 anos. Na primeira, já havia recebido uma nota 80,67 dos juízes, único até ali a passar da casa dos 80 pontos. Daí veio uma nova rodada. E o que ele fez vai ficar por muito tempo na memória de quem teve o privilégio de assistir. Com voos muito altos, flips atrás de flips, rodopios atrás de rodopios, deslizes perfeitos sobre as bordas, batidas em praticamente todas as paredes, os demais atletas já jogavam seus skates na pista quando Kalani ainda finalizava a volta, que ganhou a nota 87,00.
Ao “se arremeter”, finalmente, para fora da pista, caiu quase que direto nos braços do pai. Em seguida, já estava totalmente encoberto por praticamente todos os demais semifinalistas, que correram até ele, incrédulos, para brindar e deixar marcado aquele momento. Todos na arquibancada vibravam, de pé, gritando e aplaudindo. No futebol, seria o chamado gol de placa. O que mais deve vir por aí? Basta assistir à final deste domingo, às 11h, com transmissão ao vivo do Esporte Espetacular, da TV Globo.
“Estou muito feliz de ter acertado minhas voltas e mais feliz ainda por ter tirado 87 em uma delas. Fui comemorar com meu pai primeiro, porque sempre dou um abraço nele quando acerto minha volta. Daí, quando vi, já estava a galera toda em cima, uma vibe muito legal. E é isso que eu amo no skate e o que me faz gostar ainda mais do que faço. Consegui acertar tudo o que eu queria e, agora, estarei com vários monstros na final. Espero representar bem novamente. E amanhã tem novidade. Tenho uma trick e espero fazer 90 pontos pra cima”, desabafou.
Depois do tour em Recife, o passeio de Dora Varella na pista
Quem também se sentiu muito à vontade em Recife foi Dora Varella. Leve e solta na pista, ela já tinha a nota mais alta da semifinal, feita ainda na primeira de suas três voltas, quando brilhou ainda mais na segunda e cravou um 67,17. Há duas semanas, ela conquistou o título do STU Open Rio e já mostrava que seu melhor skate estava de volta, depois de ser obrigada a ficar dois meses parada por ter rompido um ligamento do pé. Fato que ela garante que a deixou com ainda mais gana do que antes. E é justamente o que todos têm presenciado.
“A estratégia hoje era fazer a volta que eu tinha mais confiança, e ainda consegui melhorá-la ainda mais na segunda volta. Gosto muito de estar nessa pista, sempre me dá vontade de andar nela. Então, estou bem motivada mesmo. E espero acertar tudo amanhã e que o resultado possa ser parecido com o de hoje. Como não disputei a etapa de São Paulo, por conta da lesão, não estou bem posicionada no ranking para levar o título da temporada. Mas vim para cá e estou buscando colocar manobras a que não estou acostumada. Está dando certo e estou conseguindo me puxar mais”, disse.
Dora afirma que “o STU, tanto o Open quanto o National, é muito importante para os skatistas treinarem a parte física, técnica e psicológica pensando também nos Jogos de Paris-2024”. Hoje, ela aparece no 12º lugar do ranking mundial, segunda brasileira mais bem posicionada – Raicca Ventura é a 4ª do mundo na atualidade. Para espairecer e viver a vida de forma mais leve nessa corrida rumo a mais uma Olimpíada, ela busca aproveitar também os poucos momentos livres como atleta. E nada como lugares paradisíacos no Nordeste brasileiro.
“No ano passado, quando cheguei aqui em Recife, a pista ainda estava sendo finalizada e consegui ficar dois dias em Porto de Galinhas. Deu aquele gostinho de quero mais e, desta vez, cheguei duas semanas antes e trouxe meus pais para também conhecerem aquele lugar maravilhoso. E tivemos tempo para ir a outras praias lindas, como Maracaípe, Muro Alto e Ilha de Santo Aleixo. Foi um tour relaxante e inesquecível, praticamente umas miniférias, o que recarregou as baterias nesse meu retorno recente às competições”, completou Dora.
O STU National do Recife é apresentado pelo Banco BV, patrocinado pela Prefeitura do Recife, Recentro, Monster Energy, Oi, Tiger e Esportes da Sorte, e homologado pela CBSk. Os parceiros oficiais são Baw, CBSk, Altermark e Eletromidia, além do apoio da ABPSK e da Drop Dead. A Transamerica Prestige é o hotel oficial.
RESULTADO PARK MASCULINO
(os 8 classificados para a final)
1 – Kalani Konig – 87,00
2 – Gustavo Picaski – 78.83
3 – Victor Ikeda – 78,00
4 – Dan Sabino – 77,53
5 – Pedro Quintas – 74,50
6 – Augusto Akio – 74,30
7 – Pedro Carvalho – 74,00
8 – Gui Khury – 73,80
RESULTADO PARK FEMININO
(as 8 classificadas para a final)
1 – Dora Varella – 67,17
2 – Fernanda Tonissi – 64,00
3 – Sofia Godoy – 62,67
4 – Yndiara Asp – 60,00
5 – Isadora Pacheco – 59,00
6 – Marina Praxedes – 58,77
7 – Helena Laurino – 56,50
8 – Maitê Demantova – 54,00
PROGRAMAÇÃO STU NATIONAL RECIFE:
Domingo (12/11)
10h às 11h – Treino livre finalistas Paraskate Street
11h às 12h – Final Park masculino (ao vivo Esporte Espetacular, TV Globo)
12h50 às 13h50 – Treino livre finalistas Street feminino
13h às 13h50 – Treino livre finalistas Park feminino
13h50 às 15h – Final Park feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)
13h50 às 14h50 – Treino livre finalistas Street masculino
15h às 16h – Final Paraskate Street (ao vivo TikTok STU)
16h às 17h10 – Final Street feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)
17h10 às 18h20 – Final Street masculino (ao vivo SporTV e TikTok STU)
Fotos: Pablo Vaz/Divulgação STU