Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp garantem vaga olímpica; outros 7 brasileiros avançam às semifinais do Dew Tour

Integrantes da Seleção Brasileira de Skate, Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp estão classificadas para as Olimpíadas. As três vagas foram definidas nesta sexta-feira (21), na semifinal do Park feminino do Dew Tour, em Des Moines (Iowa – EUA). As atletas fecharam as disputas entre as 20 primeiras colocadas do evento, assegurando matematicamente lugar nos Jogos de Tóquio – Luiz Francisco, da Seleção Brasileira de Park, também já está classificado. Ao longo da sexta-feira (21), outros 7 brasileiros avançaram nas classificatórias do Dew Tour e garantiram vaga nas semifinais deste sábado (22). Cinco no Street masculino, 1 no Street feminino e 1 no Park masculino.

Confira um resumo da sexta-feira (21)!

Park feminino – trio da Seleção Brasileira nas Olimpíadas
Por conta da chuva, as classificatórias do Park feminino, que estavam programadas para a quarta-feira (19), só tiveram início na quinta (20). Mas, também em razão da chuva, as disputas só puderam ser finalizadas na sexta (21). Das 5 skatistas brasileiras nas disputas, 4 ficaram no top 20 e avançaram para a semifinal, que também aconteceu nesta sexta (21).

Yndiara Asp (8ª nas classificatórias), Emily Antunes (15ª), Victoria Bassi (16ª) e Erica Leguizamon (19ª) se juntaram a Dora Varella e Isadora Pacheco, já entre as pré-classificadas para a semi. Leticia Gonçalves foi a 26ª nas classificatórias e não avançou. 

Dora-Varella

Na semifinal, Yndiara Asp ficou com a 12ª posição. Isadora Pacheco foi 16ª e Dora Varella terminou na 20ª posição – somente as oito primeiras avançaram para a final. Pela colocação no evento, as três skatistas da Seleção asseguraram lugar nos Jogos de Tóquio. 

Yndiara-Asp

“Estamos desde 2018 nessa corrida olímpica. Muita coisa aconteceu. Pandemia. Ficamos um ano inteiro sem competir. De repente surge essa competição como a última classificatória. Foi um mix de emoção, de tensão, de nervosismo. Eu estava nas qualificatórias. A Isa e a Dora já estavam na semi. Então eu tinha mais uma etapa para passar. Dei minha primeira volta. Acabei errando. Ainda não estava classificada para a semifinal. Transferiram para o dia seguinte (a segunda volta). Então foi uma noite inteira de muito nervosismo e ansiedade. Uma mistura de tentar controlar as emoções e fazer o que tinha que ser feito para eu poder me classificar. E consegui. Nossa, deu um alívio e uma felicidade muito grande de fazer o que eu vim fazer, o meu propósito. Missão cumprida. Essa classificação é muito especial”, comemora Yndiara Asp, de 23 anos e natural de Florianópolis (SC).

“Dá até um alívio saber que a gente já está classificada para as Olimpíadas de Tóquio. Estar do lado das minhas amigas, da Yndi e da Dora. Não poderiam ter sido outras pessoas para estar comigo nas Olimpíadas, para compartilhar esse sonho olímpico. A gente está junto desde a nossa primeira caminhada, do nosso primeiro campeonato mundial, da nossa primeira viagem internacional que a gente fez juntas. É sempre uma vivência especial estar com elas. A gente sempre procura torcer uma para a outra, sempre manter a nossa união, o nosso amor. A amizade está acima de tudo. A gente nunca vai se tratar como uma rival. A gente sempre vai ser amigas que estão torcendo uma pela outra”, Isadora Pacheco, de 16 anos e também de Florianópolis (SC).

“Esse campeonato foi o último campeonato que classifica para as Olimpíadas. Então estava todo mundo muito animado para saber o resultado final, para ter logo a confirmação. A gente teve pouco treino. Fizemos o que a gente conseguiu fazer, mas a gente se classificou e é isso que importa. Dá um alívio gigante. Uma vontade de treinar ainda mais para chegar em Tóquio preparadíssima para fazer o meu melhor e representar o Brasil ao lado das minhas melhores amigas”, completa Dora Varella, de 19 anos e natural de São Paulo (SP).

Park masculino
Com disputas marcadas a princípio para a quinta-feira (20), as classificatórias do Park masculino foram postergadas para a sexta-feira (21) em razão das chuvas. Pedro Carvalho ficou na 15ª posição, garantindo vaga na semifinal. 

Luiz Francisco, Pedro Barros e Pedro Quintas já estavam entre os pré-classificados para a semi.

Nas classificatórias, o skate brasileiro ainda foi representado por João Victor Bito (22º), Vi Kakinho (23º), Matheus Mello (25º), Augusto Akio (46º), Murilo Peres (47º), Héricles Fagundes (50º) e Mateus Hiroshi (63º).

Street feminino
Nas classificatórias do Street feminino, Isabelly Ávila avançou com a 6ª posição. Marina Gabriela, 26ª colocada, também representou o skate brasileiro. As disputas estavam marcadas para quinta-feira (20), mas por conta das chuvas, aconteceram somente na sexta (21).

Isabelly Ávila agora se junta a Pâmela Rosa, Rayssa Leal, Leticia Bufoni e Virginia Fortes Aguas, já pré-classificadas para a semifinal.

Street masculino

No Street masculino, 5 dos 10 brasileiros nas disputas avançaram nas classificatórias, com direito a dobradinha de Carlos Ribeiro (1º) e Felipe Gustavo (2º) na liderança. Ivan Monteiro foi o 4º, Eduardo Neves teve a 6ª melhor pontuação e João Lucas Alves, o Xuxu, finalizou na 15ª posição. 

Ivan-Monteiro
Joao-Lucas-Alves
Felipe-Gustavo
Eduardo-Neves

Além deles, Kelvin Hoelfer já estava garantido na semifinal.

Giovanni Vianna (24ª), Gabryel Aguilar (27º), Lucas Rabelo (41º), Filipe Mota (45º) e Gabriel Fortunato (55º) também representaram o skate brasileiro nas classificatórias, mas não avançaram.

Paraskate
O skate brasileiro ainda será representado por Vinicios Sardi e Felipe Nunes nas disputas do paraskate, que acontecem domingo (23). Em 2019, os paraskatistas conquistaram o ouro e a prata, respectivamente, nos X-Games Minneapolis (EUA).

Cronograma
Sábado (22/05) – Semifinal – Street Feminino (12h05 / BRA), Park Masculino (15h15 / BRA) e Street Masculino (18h20 / BRA)

Domingo (23/05) – Finais – Paraskate (12h20 / BRA), Park Feminino (15h15 / BRA), Street – Feminino (16h35 / BRA), Park Masculino (18h25 / BRA) e Street Masculino (19h55 / BRA)

*Cronograma sujeito a alteração

Fonte /// CBSK

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp