Espanhola e australiano se destacam em meio a skatistas de alto nível nas quartas de final que agitaram a Praça Duó nesta sexta-feira
A palavra “insano”, dita repetidas vezes pelo australiano Kieran Wooley ao final de mais um dia de skate de altíssimo nível, resume bem o que aconteceu nesta sexta-feira (07/10) na Praça Duó, na Barra da Tijuca. Foram quartas de final que comprovam que o STU Open Rio, tanto no masculino quanto no feminino da modalidade Park, é realmente a principal competição do esporte no Brasil e uma das maiores do mundo. No fim, foi o australiano que avançou para as semifinais com a maior nota, com a espanhola Naia Laso se destacando entre as meninas.
Já era noite quando foram conhecidos os 16 classificados para as semifinais do naipe masculino. Depois de duas baterias muito acirradas, já num nível bem elevado, veio a terceira, justamente a do australiano Kieran Wooley, mais um nome que esteve nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Numa de suas três voltas, cravou um espetacular 78,00 que deixou até ele próprio surpreso, e já garantido na próxima fase, mesmo com outros oito gigantes ainda a entrar na pista para a última bateria. Apesar do show no bowl, ninguém foi capaz de superá-lo.
“O nível de skate aqui hoje foi insano. Na minha melhor volta, nem imaginava que terminaria em primeiro. Foi uma surpresa para mim ninguém ter batido essa nota. Estou amarradão de ir para a próxima fase com todas essas feras. A semifinal também tem tudo para ser insana. Todos já viram o que aconteceu aqui hoje e tenho uma grande expectativa de correr junto com Keegan, Pedro, Luizinho e tantos outros grandes nomes”, disse, citando apenas três dos que estiveram com ele na Olimpíada. “A galera pode se preparar, porque teremos muito mais voltas e manobras espetaculares. A plateia aqui é maravilhosa, incentiva bastante e me sinto acolhido. Espero, realmente, que as semifinais sejam um show”, completou Kieran, pela quarta vez no Brasil.
Se as quartas já formassem um pódio, os estrangeiros teriam levado todos os prêmios, porque a segunda maior nota (76,67) foi do campeão olímpico Keegan Palmer, também da Austrália, e a terceira (74,00), do americano filho de brasileiros, Thomas Augusto. Mas o público brasileiro terá uma legião de skatistas da casa nas semifinais: os irmãos André Mariano e Luiz Francisco, Matheus Hiroshi, Pedro Quintas, Murilo Peres, Gui Khury, Kalani Konig e Pedro Barros. O SporTV3 transmite ao vivo as semifinais deste sábado, a partir das 14h.
Entre as brasileiras, melhor nota nas quartas foi de Raicca Ventura
E as meninas finalmente deram o ar da graça nesta sexta, já que começam apenas pelas quartas de final. Um total de 26 skatistas, divididas em três baterias, lutavam por oito vagas nas semifinais, para se juntarem as oito pré-qualificadas pelo ranking, que são Lilly Stoephasius (ALE), Yndiara Asp (BRA), Jordyn Barratt (EUA), Isadora Pacheco (BRA), Dora Varella (BRA), Kisa Nakamura (JAP), Sky Brown (GBR) e a campeão olímpica no Park de Tóquio, Sakura Yosozumi (JAP).
A espanhola Naia Laso, de apenas 13 anos, nascida em Bermeo, província de Biscaia, no País Basco, foi quem teve a melhor performance e passou para as semifinais com a maior nota, um 45,10, logo na primeira de suas três voltas de 45 segundos. Sua postura totalmente desinibida na pista até contrastava com a timidez que mostrava fora dela após garantir sua classificação. Ela afirma que nunca pensou fazer nada na vida a não ser andar de skate, o que faz desde os 8. Pela primeira vez no Rio, espera deixar uma marca no STU Open.
“Estou muito feliz pelo que consegui apresentar aqui hoje. Ainda sou nova, tenho muito o que aprender no skate ainda, mas é muito legal já poder andar fora do meu país e conseguir um bom resultado. Se espero fazer melhor na semifinal? Agora o que eu quero é chegar à final”, disse Naia, que ficou à frente de nomes como a francesa Louise-Aina Taboulet e a brasileira Raicca Ventura, atual campeã do circuito nacional, que avançou com a terceira melhor nota (40,00).
O STU Open Rio é apresentado pelo banco BV e patrocinado pela Monster Energy e pela OI. Tem o TikTok como Media Partner e a Tiger como cerveja oficial do evento. Windsor e LSH by Own são os hotéis oficiais. É homologado pela CBSk, tem apoio do Canal Off e da Drop Dead e apoio institucional da Subprefeitura da Barra da Tijuca e do Comitê Olímpico do Brasil.
RESULTADO PARK MASCULINO
(os 16 classificados para as semifinais)
1 – Kieran Wooley (AUS) – 78,00
2 – Keegan Palmer (AUS) – 76,67
3 – Thomas Augusto (EUA) – 74,00
4 – André Mariano (BRA) – 69,50
5 – Luiz Francisco (BRA) – 67,73
6 – Matheus Hiroshi (BRA) – 67,00
7 – Tate Carew (EUA) – 66,63
8 – Pedro Quintas (BRA) – 66,00
9 – Gavin Bottger (EUA) – 65,95
10 – Murilo Peres (BRA) – 65,90
11 – Gui Khury (BRA) – 65,63
12 – Kalani Konig (BRA) – 63,43
13 – Pedro Barros (BRA) – 63,00
14 – Steven Pinero (PUR) – 62,37
15 – Alex Sorgente (EUA) – 61,00
16 – Peio Gonzalez (ESP) – 60,33
RESULTADO PARK FEMININO
(as 8 classificadas para as semifinais)
1 – Naia Laso (ESP) – 45,10
2 – Louise-Aina Taboulet (FRA) – 41,73
3 – Raicca Ventura (BRA) – 40,00
4 – Sofia Godoy (BRA) – 39,17
5 – Minna Stess (EUA) – 38,13
6 – Yurin Fujii (JAP) – 37,93
7 – Heili Sirvio (AUS) – 37,17
8 – Lua Vicente (BRA) – 36,00
PROGRAMAÇÃO:
08/10 (sábado)
10h às 14h – Treinos livres
14h às 16h – Semifinais Park feminino (ao vivo no SporTV3)
16h às 18h – Semifinais Park masculino (ao vivo no SporTV3)
09/10 (domingo)
10h às 14h30 – Treinos livres
14h30 às 15h50 – Final Park feminino (ao vivo no SporTV3)
17h30 às 18h50 – Final Park masculino (ao vivo no SporTV3)
18h50 às 19h20 – Cerimônia de premiação
Foto: Julio Detefon/STU