Além de vencerem na pista, skatistas tiveram que superar a alta temperatura da etapa de São Paulo do STU National
Além de terem que superar os muitos obstáculos da modalidade Street, como corrimãos, escadas, bancos e rampas da nova pista do Parque Estadual Cândido Portinari, os skatistas foram obrigados a encarar um outro tão grande quanto: a alta temperatura da etapa de São Paulo do STU National, que beirou os 35 graus e esquentou ainda mais as semifinais deste sábado (23/09). No fim, quem recebeu a maior nota no feminino e avançou em primeiro para a final deste domingo (24/09) foi Rayssa Leal. Já no masculino, o nome foi Gabryel Aguilar.
Por ser natural de Imperatriz, no Maranhão, Rayssa diz estar acostumada ao forte calor. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, por exemplo, ela e os demais atletas sofreram sob um sol escaldante, que marcou aquela edição, mas, ainda assim, a medalha de prata veio. Agora, em solo paulista, é claro que o assunto tomou conta da entrevista ao final das suas apresentações. Na primeira das duas voltas de 45 segundos a que cada uma tem direito, ela cravou a nota 63,57 e não foi superada.
“A gente viaja mais do que fica em casa e, em muitos lugares, competimos mais em lugares fechados, dentro de arenas. Mas andar com esse calorzinho de casa também é bom. Além de estar quente, a pista é nova e está refletindo bastante, o que emana ainda mais calor. Mas, na real, a felicidade é tanta por estar aqui que a gente até esquece quando está ali dentro andando. É sempre muito bom competir no Brasil. O público é diferente, apaixonado, um combustível a mais pra gente”, declarou Rayssa.
A semifinal masculina foi disputada um pouco mais cedo, no final da manhã, início da tarde, mas o calor era igualmente surreal. Os skatistas comentavam entre eles que nunca se hidrataram tanto. Mas, na hora de se jogar na pista, tudo isso tinha que ficar de lado para que a concentração viesse e cada um fizesse o aquilo que sabia. No fim, quem fez mais bonito e agradou mais os juízes com suas manobras foi o paulistano Gabryel Aguilar, com a nota 73,96.
“O calor está matando! Você faz uma volta, vai para a sombra, bebe água, depois você volta e parece que ficou cinco horas sem beber água. Mas, tirando isso, a pista está animal, proporcionando um skate bem style. Sobre meu desempenho, estou feliz comigo mesmo. Fiz o que queria fazer, não me afobei e dei minhas manobras. Todo mundo que está aqui tem um alto nível de skate e tenho certeza de que todos vão surpreender na final de amanhã”, disse Gabryel Aguilar.
A terceira etapa de 2023 do STU National é apresentada pelo Banco BV, um dos maiores bancos do país, viabilizada pela Prefeitura de São Paulo, pela Secretaria de Esportes de SP e pela Lei de Incentivo de SP, e homologada pela CBSk. Com patrocínio de Monster Energy, Oi, Tiger e Enel, tem como parceiros oficiais a Baw e a NEOOH, além da New Era como parceira especial. E apoio de Virada Esportiva, ABPSK, AFSK e Drop Dead.
RESULTADO STREET FEMININO
(as 8 classificadas para a final)
1 – Rayssa Leal – 63,57
2 – Gabi Mazetto – 57,70
3 – Pâmela Rosa – 49,73
4 – Maria Almeida – 44,30
5 – Isabelly Ávila – 40,80
6 – Rafaela Murbach – 39,54
7 – Daniel Vitória – 38,96
8 – Maria Lúcia Rocha – 38,79
RESULTADO STREET MASCULINO
(os 8 classificados para a final)
1 – Gabryel Aguilar – 73,96
2 – Ismael Henrique – 71,90
3 – Kalani Konig – 70,93
4 – Wallace Gabriel – 68,88
5 – Giovanni Vianna – 65,77
6 – Sebastian Simonetto -64,94
7 – Lucas Rabelo – 58,26
8 – Abner Pietro – 56,61
PROGRAMAÇÃO:
Domingo (24/09)
9h50 às 10h50 – Final Park feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)
11h às 11h50 – Final Park masculino (ao vivo Esporte Espetacular, TV Globo)
14h às 14h50 – Final Street masculino (ao vivo SporTV e TikTok STU)
15h às 15h50 – Final Street feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)
16h às 16h50 – Final Paraskate Park (ao vivo TikTok STU)
17h – BEST TRICK BV
Fotos: Julio Detefon/Divulgação STU
Siga as nossas redes:
Instagram: @skatetotalurbe
TikTok: @skatetotalurbe
Linkedin: @skate-total-urbe
/// FONTE