Olimpíadas super impulsionam exposição do skate na mídia brasileira.

O Comitê Olímpico Internacional anunciou na última quinta-feira (03) que o skate também estará presente nos Jogos de Los Angeles 2028. Além da estreia em Tóquio, a modalidade também já estava garantida nos Jogos de Paris 2024. A notícia é certamente uma grande vitória para a modalidade, dentro e fora das pistas. 

A exposição do skate nacional na mídia online brasileira durante as Olimpíadas no Japão (julho e agosto) chegou a ser até quase 14 vezes maior que nos demais meses do segundo semestre de 2021. Em julho, o skate apareceu em 8.225 publicações na internet – número 1.400% maior que o mês de setembro, menor do semestre, com 573 publicações.

O mês de agosto é o segundo maior do período: 5.254 publicações na mídia online nacional. Na sequência, aparecem novembro (1.785), dezembro (1.589) e outubro (1.024).

O período de disputa dos Jogos de Tóquio evidencia o retorno midiático mesmo na comparação com novembro (3º colocado do semestre). Julho, o mês campeão, ainda teve 4,6 vezes mais publicações.

Entre julho e dezembro, um total de 18.450 matérias sobre skate foram publicadas na internet brasileira. Uma média de 3.075 notícias por mês.

Outro dado que reforça esse super aumento da exposição do skate durante as Olimpíadas são os números de matérias na TV brasileira. Entre 16 de julho e 7 de agosto (período que engloba a chegada e a saída da delegação brasileira da Vila Olímpica), 398 matérias sobre skate foram exibidas na TV. Número quase 25 vezes maior que o mês de setembro, menor do período, com 16 matérias.

Mesmo na comparação com novembro, segundo maior período do semestre, com 51 matérias, a disputa das Olimpíadas ainda supera esse número em quase 8 vezes.

Na sequência, aparecem outubro, com 46 matérias, e dezembro, com 28.

Nos jornais impressos brasileiros, julho é o mês campeão de publicações: 181 – número quase 7 vezes maior que o menor mês período, outubro, com 26 matérias.

Novembro é o segundo mês do período, com 79 publicações. Dezembro e agosto aparecem na sequência, com 68 e 65 matérias, respectivamente, em jornais do país. Setembro reuniu 41 publicações. 

As Loterias CAIXA e o Governo Federal são os patrocinadores oficiais da Confederação Brasileira de Skate.

Fonte dos dados: SINOPRESS e LOOK

/// FONTE CBSK

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp