Porto Alegre, capital brasileira do skate: a pista da Marinha, o IAPI e o maior complexo da América Latina

Conheça toda a história do skate na capital gaúcha, que na próxima semana receberá a segunda etapa do STU National 2023

Porto Alegre, RS 28/02/2023: Começaram nesta terça-feira (28), as obras de melhorias na pista de skate do IAPI. Foto: Alex Rocha/PMPA

Porto Alegre, RS 28/02/2023: Começaram nesta terça-feira (28), as obras de melhorias na pista de skate do IAPI. Foto: Alex Rocha/PMPA

Porto Alegre, RS 28/02/2023: Começaram nesta terça-feira (28), as obras de melhorias na pista de skate do IAPI. Foto: Alex Rocha/PMPA

Pode-se dizer que Porto Alegre é a capital brasileira do skate. E a história relata bem isso. A cidade, que dos dias 17 a 19 deste mês receberá a segunda etapa do STU National 2023, começou a abraçar o esporte há quase 50 anos, em 1978, no Parque da Marinha do Brasil. Em 2001, surge a pista do IAPI, a primeira Skate Plaza do mundo, que já abria os olhos de todos para o forte movimento que se iniciava ali. E o ápice veio com a construção da maior pista da América Latina, no trecho 3 da orla do Guaíba, complexo que contempla as modalidades Street e Park.

O nascimento do skate na capital gaúcha aconteceu quando um grupo construiu uma pista no Marinha, já no final da década de 70. Numa época em que a ligação do skate com o surfe já era forte, amantes dos shapes e das rodinhas começaram a andar ali em planos inclinados, de 45 graus, obstáculos que imitavam ondas. Mas só passou a ser praticado nas ruas, mesmo, nos anos 90, quando surgiram lugares como a Praça XV, a Praça da Matriz e o corrimão da Câmara Municipal. E a onda, desta vez, foi das mais impactantes e definitivas para a cena local.

Um grupo que costumava andar na Praça da Matriz, encabeçado pelos skatistas Marcus Cida e Cezar Gordo, resolveu ousar e criou um primeiro projeto audiovisual, vídeos feitos por eles próprios. Foram quatro títulos produzidos, entre VHS e DVD, que rodaram o Brasil e o mundo e mostravam um skate já num nível muito alto. Foi a partir daí que tiveram a ideia de fazer a primeira Skate Shop. Neste movimento, não demoraram a criar, junto com a Prefeitura, o projeto do IAPI, inaugurado em maio de 2001, considerada a primeira Skate Plaza (formato de pista que reproduz obstáculos encontrados nas cidades) do mundo.

“Nos inspiramos em picos de ruas de Porto Alegre, como a sequência de bancos da Praça XV, onde andávamos nos anos 90 até 2000, e a escada de três degraus da Praça da Matriz. E um dos nossos principais pedidos para a Prefeitura foi o piso de basalto polido igual ao da Praça da Matriz, o que trouxe originalidade para esse local tão especial, que já é conhecido internacionalmente e onde surgiram grandes nomes, como Luan de Oliveira, Carlos Iqui, Dwayne Fagundes, Marlon Silva, Carlos Ribeiro e muitos outros”, disse Marcus Cida.

Com o IAPI, pista mais imponente da história do skate nacional até então, brotavam skatistas de todo país para andar nela. O projeto inovador permitia que iniciantes, amadores e profissionais utilizassem todos os obstáculos construídos na área de 4 mil metros quadrados. O local virou point, a Matriz Skate Shop cresceu, replicou lojas em rede nacional, e seguiram-se ali dez anos de eventos de skate, o tradicional Matriz Skate PRO. que uniam praticantes do Brasil inteiro. Como disse Cida, foi realmente um propulsor de grandes skatistas que iniciaram ali suas carreiras internacionais.

Em evento chamado “IAPI Legacy”, pista será reinaugurada no domingo

Agora, exatos 22 anos depois, através de parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, o STU e a Matriz Skate Shop, a pista do IAPI recebeu uma nova reforma para preservar a história e incentivar o desenvolvimento de uma nova geração. Além de substituir as pedras danificadas, parte da pista foi atualizada com a construção de novos obstáculos. No domingo (12/03), inclusive, haverá o “IAPI Legacy”, evento para celebrar a reabertura da pista, após ação conjunta entre Matriz e Spot.

“Além de consolidar Porto Alegre como capital do skate, a nova edição do STU chega para reforçar um dos valores simbólicos da cidade, a parceria social. O IAPI e a Restinga serão marcos do potencial transformador desse movimento que soma esporte e cultura”, afirma o prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo, referindo-se também à Restinga, onde há um projeto social que tem trazido esperança e novas perspectivas aos jovens através da arte do skate.

O forte movimento do skate fez com que Porto Alegre ganhasse, em 2021, a maior pista da América Latina, um grande e moderno complexo que atende o Street e o Park, no trecho 3 da orla do Guaíba, projeto de arquitetura da Rio Ramp Design e execução da obra com colaboração da Spot. E chegou como a cereja do bolo na capital gaúcha, alcançando um nível máximo em termos de empreendimento de skate. O curioso é que ele volta praticamente ao mesmo local onde nasceu na cidade, visto que a pista do Marinha fica logo ali à frente. É o encontro da originalidade com a modernidade.

Fotos em anexo: Alex Rocha/PMPA

Siga as nossas redes:

Instagram: @skatetotalurbe

TikTok: @skatetotalurbe

Assessoria de imprensa do STU 2023
Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp