Pro Tour de Street em Roma (ITA) marca início da corrida olímpica do skate brasileiro

Após a conquista de três medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o skate brasileiro inicia a corrida classificatória para Paris 2024. O primeiro evento do ciclo será o Pro Tour de Roma, na Itália. A competição, exclusiva para o Street, acontece de 26 de junho a 3 de julho.

“A gente acredita que essa corrida classificatória será ainda mais difícil, mas seguimos com a meta de classificar o número máximo de 12 brasileiros para Paris. O Mundial de Street em Roma fechou a corrida olímpica para Tóquio e agora mais um evento na Itália abre nossa caminhada para 2024. Seguimos trabalhando muito para oferecer a melhor estrutura aos skatistas brasileiros”, destaca Eduardo Musa, presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

No total, 17 brasileiros estarão nas disputas. Seguindo os critérios definidos pela World Skate, medalhistas olímpicos e o top 5 do ranking mundial têm vaga assegurada, entrando direto na segunda fase. São os casos de Kelvin Hoefler, Rayssa Leal e Pâmela Rosa – as duas integram a Seleção Brasileira. 

Os skatistas classificados entre o sexto e o 30º lugar do ranking mundial da World Skate também têm vaga no evento, entrando na primeira fase. São os casos de Gabriela Mazetto, Felipe Gustavo, Giovanni Vianna – trio da Seleção Brasileira -, Carlos Ribeiro e Ivan Monteiro. 

Além disso, cada país ainda tem o direito de indicar mais skatistas,  que também entram na primeira fase. Por esse critério, o Brasil terá Marina Gabriela, Kemily Suiara, Gabryel Aguilar, Eduardo Neves, João Lucas Alves – todos indicados pela presença na Seleção Brasileira -, além de Carla Karolina, Wacson Mass, Wilton Souza e Filipe Mota (Seleção Júnior), nomes indicados pela comissão técnica da CBSk com base em critérios técnicos.

A partir de agora, no Street, a nota de cada skatista será composta pela somatória de três notas: a volta de maior pontuação e as duas manobras de maior nota. Cada skatista tem direito de realizar duas voltas e cinco tentativas de manobra em cada fase da competição.

Ausências

Lucas Rabelo sofreu uma entorse no joelho esquerdo treinando nos Estados Unidos e segue em recuperação.

Virginia Fortes Águas sofreu uma lesão no joelho esquerdo na semana anterior ao STU National de Porto Alegre e ainda está em tratamento preliminar.

Isabelly Ávila se recupera de lesão no joelho direito e também estará fora das disputas em Roma.

Corrida olímpica

Em 2022, o Brasil será palco dos mundiais de Park e Street, que serão os outros dois eventos da temporada que somam pontos na corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024.

As competições acontecerão em sequência na Praça Duó, no Rio de Janeiro. Entre os dias 2 e 9 de outubro será a vez do RIO World Skate Park World Championships 2022. E de 9 e 16 de outubro entra em cena o RIO World Skate Street World Championships 2022.

/// FONTE CBSK

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp