Bem-vindo ao nosso Boletim WS final de 2022, no qual nos esforçaremos para levá-lo a um tour de paradas de todos os acontecimentos relacionados ao skate do ano, desde notícias olímpicas até iniciativas de skate de base e muito mais.
Começaremos com as duas grandes notícias do skate olímpico desde o início do ano: primeiro, o COI anunciou que todas as finalistas do Women’s Park receberiam o prêmio Fair Play das Olimpíadas de Tóquio por resgatar os espíritos de um Misugu cabisbaixo Okamoto após sua queda final durante o verão anterior, em que a estreia do skate se tornou a história dos Jogos de Tóquio.
Logo após a confirmação da cultura única do skate, veio a incrível notícia de que, com base no sucesso de Tóquio, o skate se tornaria uma característica permanente da programação de eventos olímpicos de LA 2028 em diante – sem volta agora!
O aniversário da estreia do skate em Tóquio foi marcado pelo lançamento de‘Tokyo 2020- The Debut Of Olympic Skateboarding’ , um livro de fotos colorido de 140 páginas com o trabalho de Bryce Kanights, Atiba Jefferson, Jeff Landi, Jaime Owens e outros. Pegue uma cópia, se puder!
Como parte de nosso programa de preparação para atrair novos juízes de concursos de todo o mundo, o início de 2022 também viu o lançamento da série de e-learning Fundamentals Of Skateboard Judging da World Skate, que atualmente está ajudando a estabelecer uma linha de base de competências essenciais em concursos de skate julgar isso significa que os skatistas que passam de eventos nacionais para internacionais estão sujeitos a padrões idênticos de critérios de pontuação.
Julgar e treinar o skate foram o foco do nosso Seminário World Skate Academy de duas pernas na Tailândia , realizado paralelamente ao Hatyai Extreme Festival e com a presença de mais de 50 aspirantes a líderes do skate do futuro. Os seminários foram conduzidos por Dani Lebron, Martin Karas e Sean Hayes e incorporaram a já mencionada série Fundamentals Of Judging para certificar a primeira leva de juízes de skate credenciados pela NGB da Tailândia.
Uma entrevista com Natalia Sanchez, da Comissão Mundial de Igualdade de Gênero no Skate, sobre sua série global de seminários de desenvolvimento conhecida como Women In Skateboarding Technical Course marcou o início de um ano movimentado na importância cada vez maior das mulheres no skate em todos os níveis. Começando na Argentina, os simpósios WISTC também aconteceram em Uganda e no México ao longo de 2022, sobre os quais você pode ler mais aqui , aqui e aqui , respectivamente.
Continuando a apoiar o desenvolvimento do skate em todo o mundo, 2022 também viu o lançamento do Programa Mundial de Apoio ao Skate , que permite que skatistas de países sub-representados compitam no Sistema Olímpico de Qualificação para Paris 2024.
Parte da iniciativa de desenvolvimento global Solidariedade Olímpica (OS) do COI, o WSSP apoia os skatistas com maior necessidade de competir por uma chance de se classificar para os Jogos Olímpicos. O WSSP foi lançado em conjunto com o Campeonato Mundial de 2022 em Sharjah, graças a uma doação de US$ 50.000 disponibilizada pela Solidariedade Olímpica por meio do Programa de Desenvolvimento de Atletas Juvenis (YAD). Apresentaremos a todos os destinatários deste financiamento quando nos encontrarmos nos Emirados Árabes Unidos no próximo mês!
Em termos de governança interna, todos nós da World Skate continuamos a abrir os caminhos de comunicação e feedback em toda a organização, tanto com o anúncio de uma eleição de Representantes de Atletas , que formarão uma Comissão de Atletas, quanto com a nomeação de 5 Presidentes Continentais que permitem pontos de contato diretos para eventos e iniciativas que alimentam nosso escopo global. Ambas as iniciativas nos dão mais oportunidades para diferentes – na verdade, às vezes divergentes – pontos de vista serem expressos e um consenso sobre as melhores práticas e igualdade de oportunidades ser alcançado.
Também nos esforçamos para trazer a você pontos de vista e percepções de todo o espectro do envolvimento do World Skate por meio de uma série de entrevistas intercaladas ao longo do ano, tanto com skatistas que participaram de nossos eventos de lugares tão distantes quanto a Bulgária e a Inglaterra , mas também com o técnico francês Alexis Jauzion e o presidente da Comissão Mundial de Skate Vert, Renton Millar, que compartilharam suas experiências e esperanças para o futuro do skate conosco, juntamente com algumas fotos de skate dos quatro em ação.
E os próprios eventos aos quais certamente devemos recorrer, com o World Street Skateboarding Rome 2022 fornecendo um dos destaques mundiais do ano com mais de 200 participantes e um crescendo absolutamente selvagem de skate para concluir uma semana triunfante de rasgar tudo o que você pode recapitular em seu lazer aqui .
Afastando-nos de tudo o que é skate de rua e europeu, é claro que devemos também refletir sobre o sucesso dos World Skate Games Argentina, nos quais Buenos Aires não apenas sediou nosso novo formato Vert com pontuação híbrida para coroar dois campeões mundiais de 2022 , mas também as disciplinas de Slalom , Downhill e Luge nomearam seus próprios novos Campeões Mundiais nos arredores espetaculares e traiçoeiros da represa de Punta Negra na província de San Juan ao mesmo tempo!
A Argentina nos levou perto do final do ano e o anúncio do reagendamento do Campeonato Mundial de Skate Street and Park de 2022 no novíssimo megacomplexo de skatepark na cidade de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, que agora está ocorrendo no início de 2023 em vez disso.
Finalmente, e mais importante, gostaríamos de agradecer a todos os skatistas, treinadores e NGBs por todos os seus esforços fantásticos neste ano que passou e sempre.
Um Feliz Ano Novo para todos – até os Emirados Árabes Unidos!
/// FONTE WORLD SKATE