SKATEBOARDING BRASILEIRO TERÁ 11 NOMES NO MUNDIAL DE DOWNHILL SPEED E STREET LUGE, EM SETEMBRO, NA ITÁLIA

LEÓN SASTRE – FOTO: RICARDO COUTO

A delegação brasileira de Downhill Speed e Street Luge terá um total de 12 representantes no Mundial de 2024, que acontecerá em Tortoreto, na região de Abruzos, ao leste de Roma (ITA), entre os dias 17 e 21 de setembro.

No Downhill Speed, Bernardo Brambila, de Gravataí (RS), Bruno Spengler, de Brusque (SC) e há 18 anos em Curitiba (PR), Daniel Lara, de Curitiba (PR), León Sastre, de Brasília (DF), e Willian Rubim, de Gravataí (RS), serão os representantes do Brasil.

“Estou bem empolgado para esse novo campeonato. Esse ano a gente teve poucas competições, então a gente está se concentrando mais nessa competição maior, nos treinamentos e tudo mais. O último mundial que teve foi na Argentina em 2022. Então, a galera ficou na seca por um campeonato. Consegui representar o Brasa lá na Argentina. Fiquei em sétimo no outro mundial. Estou bem ansioso para essa competição. Nunca fui para a Europa, para fora da América Latina. Expectativa muito grande de ir para o campeonato. Estou me preparando bastante. Acredito que os outros atletas que irão representar o Brasil também. A gente está se juntando. Vamos com força total. Agora mais próximo estamos até combinando de fazer uma trip para a galera treinar todo mundo junto. Assim um puxa o outro e a gente chega lá com mais força”, destaca Bernardo Brambila que, além do sétimo lugar no Mundial de 2022, foi o quarto colocado dos Jogos Sul-Americanos do mesmo ano — as duas competições foram realizadas na ladeira de Punta Negra, em San Juan (ARG).

Dentre os nomes que estarão no Mundial, o skateboarding brasileiro ainda teve Daniel Lara como quinto colocado no Sul-Americano de 2022 e Willian Rubim, também em quinto, nas tomadas de tempo na Argentina.

Entre as mulheres, Anna Ohata, de Curitiba (PR), Beatriz Ferreira, de Jandira (SP) e há 13 anos em Curitiba (PR), Valeria Ribeiro, de Grandes Rios (PR), e Vitoria Mallmann, de Porto Alegre (RS), estarão nas disputas.

Dentre os destaques do feminino, Vitoria Mallmann se sagrou campeã do Sul-Americano de 2022. A skatista ainda tem duas pratas (corrida e tomada de tempo) no Mundial de 2019, em Barcelona (ESP). Valeria Ribeiro foi a sexta no Sul-Americano. Ainda na Argentina, Anna Ohata (5ª) e a própria Valeria Ribeiro (7ª) ficaram no top 10 das tomadas de tempo na ladeira de Punta Negra. 

“Este mundial é um dos eventos mais importantes para nossa modalidade e acontece somente uma vez a cada dois anos, então sempre esperamos ansiosos por ele. Eu vinha treinando forte (condicionamento físico e específico no skate), porém uma lesão de ombro freou minha preparação e, no momento, estou focada no pós-cirúrgico para desenvolver uma recuperação sólida e alcançar um bom desempenho na competição, ainda que o prazo seja curto. Eventos deste tamanho, que abrangem tantos países, são sempre uma expectativa, ainda mais para nós mulheres, dado que temos poucas praticantes no Brasil. Desse modo, é sempre uma experiência positiva competir com grande número de atletas de diferentes níveis”, comenta Anna Ohata. 

“Com muito orgulho integro pela segunda vez a delegação brasileira de Downhill speed. Esse é o momento de focar na preparação física, treinos constantes. Um campeonato nunca é fácil, e no mundial o nível é muito maior. Estou extremamente feliz com a oportunidade, vou buscar dar o meu melhor e poder representar o nosso país. Claro que o cenário para os skatistas brasileiros poderia ser bem mais favorável, temos que nos desdobrar para correr atrás de patrocinadores e apoiadores para viabilizar a nossa participação e poderíamos estar focando mais energia nos treinos e na preparação física e mental, que é muito importante para obtenção de resultados positivos, mas buscamos e esperamos sempre o melhor”, completa Valeria Ribeiro.

O Street Luge terá como representantes Rafael Manfrinato, de São Pedro (SP), e Walter Baresi, de Curitiba (PR), que, no Mundial de 2019, conquistou o bronze na corrida e nas tomadas de tempo do Street Luge.

“A expectativa é grande, representar o país em uma competição internacional de alto nível e praticando o esporte que eu amo e tenho como estilo de vida é um privilégio enorme. Os treinos estão acontecendo, fisicamente e mentalmente, chegar com o corpo e com a mente afiada é primordial para tentarmos uma excelente posição frente ao adversários de altíssimo nível que estarão por lá”, comenta Rafael Manfrinato.

Na Itália, as sessões de treino ficarão concentradas entre os dias 17 e 19 de setembro, com as tomadas de tempo acontecendo no dia 20 e as corridas no dia 21.

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp