Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul receberam, no último fim de semana (16 e 17), mais uma rodada do Curso e Treinamento de Arbitragem da Confederação Brasileira de Skate (CBSk). A segunda etapa do projeto, desenvolvido em parceria com as federações e associações filiadas à Confederação, tem levado o processo de capacitação do esporte para diversas partes do país.
Foram cerca de 50 alunos que passaram pelos treinamentos. Os cursos foram aplicados pela CBSk junto com as respectivas entidades regionais: Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (Niterói – Wave Rock Skatepark); Federação Gaúcha de Skate (Esteio – Praça da Juventude e Canoas – Sunta Skatepark); Federação Estadual de Skate de Minas Gerais (Belo Horizonte – Edifício Spazio Dell´ Aqcua e Blunt Skate Park); e Federação de Skate do Distrito Federal (Brasília – Sede da Administração Regional de Núcleo Bandeirante e Pista de Skate de Núcleo Bandeirante).
“O curso mostra que a gente pode ter uma formação profissional no skate e faz com que o skate deixe de ser aquela coisa de esporte de vagabundo, de lazer apenas. Mostra que o skate, não só no Rio Grande do Sul, como no Brasil inteiro, está se profissionalizando. A partir desse curso, agora a gente tem um padrão para realizar os eventos dentro do nosso estado”, afirma Anderson Roberto Domingues da Silva, o Didi, que atua com o skate desde 1999 e é de Esteio (RS).
“A importância do curso, para mim, é imensurável. A experiência, o nível técnico que foi demonstrado, foi muito relevante. O curso online me surpreendeu, foi muito bacana ver tudo o que passaram os nossos colegas para chegar nesse nível de conhecimento. A parte prática, nem se fala. Passar por situações que eu ainda não tinha passado me fez abrir os olhos, na atenção a alguns detalhes para não prejudicar o ‘rankeamento’ de um atleta”, destaca Matheus Bernardo Coutinho Seabra, o Pia, de Itaúna (MG), e 26 anos atuando com skate.
“Estou muito feliz em ter tido essa oportunidade de poder fazer esse curso de arbitragem da CBSk. Eu trabalho para o skate desde o final dos anos 80, na maior parte promovendo os campeonatos, mas também provendo condições para as pessoas terem onde andar e treinar. Esse curso veio trazer para minha vida um aprendizado enorme. A aula presencial foi super importante para ajustar na prática algumas coisas que fazíamos e que precisavam ser melhoradas”, comenta Ayrton Cardoso Moreira, de São Gonçalo (RJ).
“O curso foi bastante relevante, pois além de agregar conhecimentos, me qualifica, seja estudando os conteúdos e fazendo a prova ou simulando uma estrutura organizacional técnica de qualidade e coesa. Tudo foi trabalhado com maestria e realizado da melhor forma pela CBSk, representada pelo Henrique Migliano, bem como por integrantes da FSKTDF, sendo cada tópico minuciosamente abordado e amplamente discutido entre os participantes. Além do valor pessoal, o curso foi de suma importância para a minha carreira dentro do skate e como profissional da área, também para o cenário do Skate local, capacitando envolvidos, nos habilitando para assumir responsabilidades em um evento homologado e chancelado pelas entidades que nos representam”, completa Pedro Sartre Andrade Barros, de Novo Gama (DF), e com atuação no skate desde 2006.
No próximo fim de semana, o treinamento presencial terá sequência em mais quatro Estados, que fecharão essa fase do projeto. As aulas serão ministradas no Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
As federações da Bahia, do Ceará, do Pará e do Piauí* foram as primeiras a atuar, em conjunto com a CBSk, nos treinamentos presenciais. Os trabalhos têm foco na preparação de diretores de prova, locutores, coordenadores de notas, head judges e juízes. No total, 11 estados, além do Distrito Federal, receberão atividades.
Obs.: o evento organizado pela Federação Piauiense de Skateboard aconteceu em Timon (MA) pela parceria que há entre Piauí e Maranhão. Os dois estados são separados pelo Rio Parnaíba e uma das pontes que ligam Teresina (PI) e Timon (MA) é a Ponte da Amizade, como é conhecida.
A segunda fase do curso forma a parte final do processo de qualificação de profissionais que trabalham com o skate em todo o país. Na primeira fase, os participantes realizaram aulas online com um conteúdo que incluiu desde a história dos campeonatos de skate no Brasil até as técnicas de preenchimento de planilhas de competição. Os aprovados na prova (composta por 70 perguntas) da primeira etapa do curso avançaram para a fase presencial.
A aprovação no curso será requisito obrigatório para atuação nos eventos homologados pela CBSk.
Os profissionais já aprovados no curso promovido pela Confederação nos primeiros meses de 2022 não precisam realizar o curso novamente.
Clique aqui para baixar o regulamento!
Confira a data e o local dos próximos treinamentos:
Espiríto Santo
23 e 24 de julho de 2022
Skatepark do Parque Caminho do Mar
Av. Meridional, 2129 – Cidade Continental – Setor Oceania – Serra (ES) – CEP: 29163-451
Santa Catarina
23 e 24 de julho
Itamirim Clube de Campo
Rua José Gall, 1106 – Ressacada – Itajaí (SC) – CEP: 88307-101
Paraná
23 de julho
Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho
Rua Engenheiro Reboucas, nº 3.020 – Água Verde – Curitiba (PR) – CEP: 80250-050
24 de julho
Pista de skate da Praça do Atlético
Rua Engenheiro Reboucas, 3020 – Água Verde – Curitiba (PR) – CEP: 80250-050
São Paulo
23 de julho
Teatro do Sport Club Corinthians Paulista
Rua São Jorge, nº 777 – Tatuapé – São Paulo (SP) – CEP: 03087-000
24 de julho
Pista de Skate do Corinthians
Rua São Jorge, nº 777 – Tatuapé – São Paulo (SP) – CEP: 03087-000
/// FONTE CBSK