João Lucas Alves, que é da vizinha Cachoeirinha (RS), é um dos skatistas locais na etapa que começa nesta sexta, na orla do Guaíba
Cachoeirinha é um município brasileiro do Estado do Rio Grande do Sul, uma das menores cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. A apenas 20 Km da capital, com a qual faz divisa, ela tem como um de seus filhos ilustres o atual campeão brasileiro de skate na modalidade Street, João Lucas Alves, de 22 anos. Até por conta da proximidade, pode-se dizer que Xuxu, como é conhecido, vai andar no quintal da sua casa na segunda etapa do STU National, de sexta a domingo, na pista da orla do Guaíba, a maior da América Latina.
Nas três etapas do circuito no ano passado, Xuxu ficou em quarto lugar em Criciúma (SC), em terceiro em Porto Alegre (RS) e foi campeão em Recife (PE), onde levou também o título da temporada, com um total de 26.500 pontos (o vice Eduardo Neves fez 19.092 e o terceiro, Gabryel Aguilar, 16.500). Ele diz que está bem focado em conquistar um resultado ainda melhor neste ano, numa pista que conhece muito bem. E espera que, desta vez, as condições climáticas favoreçam. Não só a ele, mas ao evento em si.
“Estou me preparando muito, treinando praticamente todos os dias, para tentar trazer esse título para nós aqui do Sul. Fiquei em terceiro lugar no ano passado, mas foi a posição das semifinais, já que, infelizmente, por conta da chuva, não pudemos realizar a final no domingo. Quando isso acontece, vale a colocação da fase anterior. Mas a previsão, desta vez, é de tempo bom. Espero que assim seja dentro da pista também”, conta Xuxu, um dos nomes mais badalados da atualidade na cena gaúcha.
Inclusive, ele diz que sua inspiração vem justamente de skatistas do Rio Grande do Sul, tradicionalmente muito fortes no cenário do skate nacional. E fica feliz por, hoje, ser influência para uma geração mais nova, que chega forte e já começa a ocupar seu espaço. A pista da orla, que virou point em Porto Alegre desde a sua construção, em 2021, está sempre repleta de crianças praticando a modalidade Street. Xuxu, que faz do local seu centro de treinamento, conhece bem cada obstáculo.
“A pista da orla tem uma variedade muito grande de obstáculos. São corrimões, bordas, manual, spine, delta… O que ajuda muito no momento de criar e montar uma linha para a competição. Apesar de ser uma pista bem grande. Querendo ou não, fica um pouco difícil de conseguir conectar alguns obstáculos. Para se ter uma base, é sempre bom andar alguns dias antes nela para conseguir fazer o que a gente busca, com o máximo de manobras possível”, ensina.
Programação da etapa definida. Rapazes na pista pelas eliminatórias na sexta
E a programação da etapa de Porto Alegre do STU National já está definida. Por ser o atual campeão e líder do ranking 2022, Xuxu começará a competir direto das semifinais de sábado. A sexta será dedicada às eliminatórias do masculino, tanto do Street quanto do Park. No dia seguinte, as quatro semifinais, com as grandes finais no domingo, a partir das 11h05. Inclusive, a do Paraskate Street, modalidade que ganha cada vez mais força e espaço, para felicidade e orgulho de quem está à frente de todo processo:
“A parceria de longa data que temos com o STU é um sucesso. Nosso grande histórico de apoio ao skate permite que a gente leve cada vez mais o esporte para a vida de brasileiros de forma inclusiva e legítima, reforçando o respeito às diferenças e o desenvolvimento das pessoas e da sociedade”, afirma Tiago Soares, gerente executivo de Marketing institucional e ESG do banco BV.
A segunda etapa de 2023 do STU National é apresentada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer e pelo banco BV, um dos maiores bancos do país, com patrocínio da Monster Energy e da Oi, e é homologada pela CBSk. É viabilizada pela Prefeitura de Porto Alegre, pelo Governo do Rio Grande do Sul e pelo Pro-Esporte. Tem como parceira especial a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, além dos parceiros oficiais Baw, Drop Dead, Matriz Skateshop, FGSKT, Hospital Mãe de Deus, Altermark e Eletromídia. A Tiger e a Fruki são a cerveja e o refrigerante oficiais do evento.
PROGRAMAÇÃO:
17/03 (sexta)
9h às 13h35 – Eliminatórias Street masculino
11h às 12h – COLETIVA DE IMPRENSA
13h30 às 18h55 – Eliminatórias Park masculino
18h55 às 20h – Best Trick – Monster Vision
18/03 (sábado)
14h às 15h20 – Semifinal Street feminino
15h10 às 16h30 – Semifinal Park feminino
17h às 18h20 – Semifinal Street masculino
18h20 às 19h40 – Semifinal Park masculino
19/03 (domingo)
11h05 às 12h05 – Final Street feminino
14h às 15h15 – Final Park feminino
15h05 às 16h30 – Final Paraskate Street
16h30 às 17h45 – Final Street masculino
17h45 às 19h – Final Park masculino
19h às 20h – HIGH JUMP BV
Foto em anexo: Pablo Vaz/Divulgação STU
Siga as nossas redes:
Instagram: @skatetotalurbe
TikTok: @skatetotalurbe